quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo - Reflexão - Drummond

 

Receita de ano novo
 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa

fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.






Carlos Drummond de Andrade

Aula de Leitura - 1984 George Orwell





George Orwell tem em 1984 seu mais renomado e aclamado romance. Escrito no fim de sua vida, Orwell pouco pôde ver a repercussão que o livro teve e ainda tem até hoje.
A estória se passa em um fictício ano de 1984, no qual o totalitarismo viria a dominar o Mundo inteiro. O Planeta é dividido em três grandes blocos, a Eurásia, a Lestásia e a Oceania, e cada um desses blocos tem basicamente a mesma doutrina ideológica. O Governo controla tudo e o povo vive em um constante estado de alienação, onde são manipulados a acreditar – e pior – a seguir voluntariamente os descabidos preceitos do Partido.
A supressão da liberdade é tão grande que existe a Polícia do Pensamento, a qual punia quem cometia “crimes-idéia” (ideologias diferentes da do Partido), além de filmagens que o Estado fazia das pessoas através de “teletelas” dentro de suas próprias casas. E o mais desanimador: o Governo criava a Novilíngua, uma espécie de língua que mantinha apenas uma palavra para expressar um conceito e as outras eram excluídas, juntamente com aquelas que poderiam expressar uma idéia contrária à do sistema dominante. Com isso em um futuro próximo, quase ninguém disporia de recursos lingüísticos para formular uma oposição à tal situação. Essa é uma visão pessimista que praticamente não possibilita esperanças.
O protagonista é o incerto e promíscuo Winston Smith. Ele vive na Oceania, Londres e é um pequeno funcionário do governo que trabalha para o Ministério da Verdade. Nesse “órgão” as informações antigas são refeitas para criarem uma constante noção de perfeição do Estado e do seu suposto chefe maior: o Big Brother (Grande irmão). Smith, intimamente, não concorda com as atrocidades que o Partido comete, e tenta timidamente se desvencilhar desse poder. Depois de viver um romance com Júlia, uma mulher que pensa como ele, Winston é preso e levado para a tortura (física e mental) na temida sala 101, onde a dor e o medo fazem qualquer homem negar seus ideais e aceitar coniventemente o Grande Irmão.
1984 é um manifesto contra a autoridade despótica e um alerta para os perigos que podem vir a surgir de um governo totalitário. Ele amedronta os leitores ao descrever essa quase irreversível sociedade e os faz refletir sobre o privilégio que é o livre-arbítrio e a importância da sua constante manutenção. Pena que a cada dia essa liberdade se deteriora mais.

N. do M.E.: Para fazer o download do livro, clique aqui --> 1984 George Orwell (clique com o botão direito do mouse sobre o link e depois em "Salvar como")
Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/992441



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Morte de Ivan Ilitch - León Tolstói -Vestibular FGV

 

 

A Morte de Ivan Ilitch - León Tolstói

 I

No palácio da justiça, que era um grande edifício, durante uma pausa no julgamento do processo movido contra a família Melvinski, os juizes e o promotor se reuniram no gabinete de Ivan Iegórovitch Chebek e a conversação recaiu sobre a famosa questão Krassov. Fiódor Vassílievitch sustentava calorosamente a incompetência do tribunal, Ivan Iegórovitch mantinha ponto de vista contrário e Piotr Ivánovitch, que fugira à discussão, passava ligeiramente os olhos pelas páginas do jornal que acabavam de lhe trazer. De repente, disse:
— Meus senhores, morreu Ivan Ilitch!
— Como assim?
— Aqui está. Pode ler — respondeu, e pôs nas mãos de Fiódor Vassílievitch o jornal, que cheirava a tinta fresca. Cercado por uma tarja, publicava-se o seguinte anúncio:
“Praskóvia Fiódorovna Golovina tem o profundo pesar de comunicar, a seus parentes e amigos, o falecimento do seu querido esposo, o juiz Ivan Ilitch Golovin, ocorrido a 4 de fevereiro de 1882. O féretro sairá sexta-feira, à uma hora da tarde”.
Ivan Ilitch era colega dos cavalheiros ali presentes e muito estimado por todos. Há várias semanas encontrava-se enfermo e era voz corrente que não se restabeleceria. Não fora substituído, mas cogitava-se que a sua vaga pudesse ser preenchida por Alieksiéiev, e para o lugar deste fosse Vinikov ou Stabel. Assim sendo, ao tomarem conhecimento da morte do colega, o que primeiramente ocorreu a cada um foi a possibilidade própria ou dos amigos nas promoções e transferência que ela iria provocar.
“Seguramente ocuparei o lugar de Stabel ou Vinikov”, pensou Fiódor Vassílievitch. “Há um bocado de tempo que me foi prometido, e a promoção representa um aumento de oitocentos rublos anuais, sem contar as custas.”
“Tenho que aproveitar a ocasião e conseguir a transferência do meu cunhado de Kaluga para aqui”, disse Piotr Ivánovitch de si para si. “Minha mulher ficará radiante. E não poderão mais me acusar de nada ter feito pelos parentes dela.”
E, em voz alta, falou:
— Bem desconfiava eu que ele não se levantaria mais. É uma pena.
— Mas, afinal, o que é que ele teve?
— Os médicos não souberam diagnosticar. Melhor dito, cada um diagnosticou uma coisa. A última vez que eu o vi, deu-me a impressão de que estava melhor.
— Desde as festas que não ia à sua casa. Estava sempre pensando em visitá-lo.
— Ele tinha dinheiro?
— Acho que a mulher tem uns cobres. Mas não é nada para encher os olhos.
— Sim, teremos que ir lá. Mas eles moram longe como o diabo!
— Longe da sua casa, é o que pretende dizer. Mas tudo fica longe da sua casa.
— Eis aqui um que não me perdoa por morar na outra margem do rio — disse Piotr Ivánovitch sorrindo para Chebek.
E os dois, comentando as distâncias que separavam as várias zonas da cidade, voltaram à sala de sessões.
Além das considerações sobre as prováveis promoções e transferências que a morte de Ivan Ilitch acarretaria, a própria morte de pessoa tão próxima deles despertou, como de costume, em cada um dos membros do tribunal a tranqüilizadora sensação de que escapara.
“Ora, bem! Ele inorreu e eu estou vivo!”, pensou ou sentiu cada qual. Quanto aos amigos mais chegados de Ivan Ilitch, os chamados íntimos, unânime e involuntariamente consideravam os aborrecidos deveres a cumprir — aconipanhar o enterro e fazer unia visita de pêsarnes à viúva.
Os mais ligados a ele eram Fiódor Vassílievitch e Piotr Ivánovitch. Piotr Ivánovitch fora seu colega na faculdade de direito e acreditava que tinha certas obrigações para com o finado.
Tendo, no correr do jantar, informado à mulher o falecimento de Ivan Ilitch e ainda tecido algumas considerações sobre a possibilidade que se abria de o irmão dela ser transferido, Piotr Ivánovitch sacrificou a habitual sesta e, adequadamente trajado, bateu para a residência do morto.
Defronte ao prédio estavam parados uma carruagem particular e dois fiacres. Na saleta de entrada, encostada à parede, junto do cabide, achava-se a tampa do caixão, forrada de gorgorão e com guarnições e galões dourados. Duas senhoras de luto tiravam seus casacos de pele. Uma, Piotr Ivánovitch conhecia — era irmã do extinto; a outra, nunca vira mais gorda. Schwarz, um colega de Piotr Ivánovitch, descia a escada e, ao dar com o companheiro, piscou-lhe um olho, como que dizendo: “O que Ivan Ilitch fez foi uma grande tolice. Nós é que não caímos nessa”.
O rosto de Schwarz, ornado de suíças à inglesa, e toda a sua magra figura, em traje de circunstância, expressavam a sua peculiar e solene elegância, e tal solenidade, contrastando com seu gênio folgazão, tinha ali, mais do que nunca, um pitoresco sabor. Assim, pelo menos, foi o que pareceu a Piotr Ivánovitch. E, tendo deixado as damas passarem na frente, subiu vagarosamente a escada. Schwarz não descera; esperara-o no patamar. Piotr Ivánovitch percebeu logo o que o retinha: queria combinar um lugar onde pudessem, mais tarde, jogar uma partidinha de uíste. As senhoras encaminharam-se para o aposento da viúva e Schwarz, com a boca compurigidamente contraída, mas o olhar trocista, fez ao amigo um sinal com as sobrancelhas, indicando, à direita, o quarto do defunto.
Como acontece com toda gente em tais ocasiões, Piotr IVánovitch entrou sem saber ao certo o que devia fazer. Mas uma coisa não ignorava: um sinal-da-cruz é sempre oportuno. Ficou, porém, em dúvida se deveria também se ajoelhar.
E, então, ao transpor a porta, apelou para um discreto meio-termo: persignou-se e inclinou ligeiramente a cabeça. Ao mesmo tempo, tanto quando o permitiam os movimentos da cabeça e do braço, deu uma vista-d’olhos no aposento.
Dois rapazes, um dos quais estudante, provavelmente sobrinhos do falecido, deixavam o quarto, após se persignarem.
Uma velha permanecia imóvel e uma senhora, de supercílios bizarramente espessos, cochichava-lhe algo. De sobrecasaca, um encorpado e enérgico chantre lia qualquer coisa em voz alta e com a expressão de quem não admitia a menor objeção. Na ponta dos pés, o camareiro Guerássim andava à volta do corpo de Ivan Ilitch, polvilhando o chão com uma certa substância, e, vendo tais manejos, Piotr Ivánovitch sentiu imediatamente um ligeiro cheiro de cadáver em decomposição. Quando da sua última visita a Ivan Ilitch, Piotr Ivánovitch vira aquele camareiro no escritório; desempenhava então as funções de enfermeiro e o doente demonstrava ter por ele uma especial estima.
Piotr Ivánovitch não cessava de fazer o sinal-da-cruz e de inclinar ligeiramente a cabeça, endereçando suas piedosas reverências indistintamente ao caixão, ao chantre e aos ícones colocados sobre a mesa, num canto do quarto. Depois, quando achou que já se persignara suficientemente, parou de fazê-lo e entrou a examinar o defunto.
Como é próprio dos mortos, aquele estava pesadamente espichado, os endurecidos membros afundados no forro do esquife, a cabeça para sempre apoiada no travesseiro e mostrando a fronte de um amarelo de cera, as têmporas úmidas e cavadas e o nariz saliente, que parecia pesar sobre o lábio superior. Mudara consideravelmente, emagrecera ainda mais depois da última visita de Piotr Ivánovitch, mas, como é próprio dos mortos, o seu rosto ficara mais belo e, sobretudo, mais digno. No seu semblante lia-se que fora feito tudo quanto se devia fazer, e com a máxima correção. Além disso, parecia traduzir uma censura ou uma advertência aos que ficavam. E a lembrança se afigurou inconveniente a Piotr Ivánovitch, ou pelo menos pareceu não lhe dizer respeito. Sentiu-se um pouco constrangido e, mais uma vez fazendo um rápido sinal-da-cruz, virou-se e se encaminhou para a porta, com uma pressa que fugia as regras da decência, conforme ele mesmo considerou.
Schwarz aguardava-o, na sala contígua, as pernas abertas, as mãos atrás das costas, brincando com a cartola. Um simples olhar para a figura prazenteira, limpa e elegante do amigo refez Piotr Ivánovitch. Compreendeu, incontinenti, que Schwarz pairava acima daquelas coisas e não se entregava a impressões acabrunhantes. O simples aspecto dele dizia que o incidente do funeral de Ivan Ilitch não teria força bastante para alterar a ordem dos acontecimentos, isto é, nada o impediria de pegar o baralho, de noite, e embaralhar as cartas, enquanto um criado colocava quatro velas novas na mesa; em suma, não havia motivos para se supor que as exéquias iriam impedi-los de passar o serão agradavelmente, como sempre o faziam. E foi, aliás, o que ele sussurrou a Piotr Ivánovitch, convidando-o a participar duma partidinha em casa de Fiódor Vassílievitch.
Mas, segundo parece, o destino não traçara para Piotr Ivánovitch, naquela noite, um jogo de cartas. Praskóvia Fiódorovna, mulherzinha baixa e gorda, que engrossava da cintura para baixo, apesar de todos os esforços em contrário, inteiramente de negro, a cabeça coberta por um véu e as sobrancelhas extraordinariamente espessas, como as da senhora que se postava junto ao ataúde, saiu do seu quarto, acompanhada de outras mulheres, dirigiu-se para o aposento do marido e disse a elas: — Façam o favor de entrar. A cerimônia fúnebre vai ser iniciada. Schwarz dobrou-se levemente, mas não saiu do lugar, aparentemente sem aceitar ou recusar o convite. Reconhecendo Piotr Ivánovitch, a viúva deu um suspiro, aproximou-se e, pegando-lhe a mão, falou:

Continue AQUI.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Literatura - Lista de livros de diversos vestibulares

Cefet-MG
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

♦ Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca
Prosas seguidas de odes mínimas - José Paulo Paes

Famema

Faculdade de Medicina de Marília

Antologia poética - Vinicius de Moraes
Capitães de Areia - Jorge Amado
Dom Casmurro - Machado de Assis
O cortiço - Aluísio de Azevedo
Vidas secas - Graciliano Ramos

Feevale
Centro Universitário Feevale

♦ Agosto - Ruben Fonseca
Os Ratos - Dyonélio Machado

Filme
Quanto vale ou é por quilo? Direção Sérgio Bianchi

FGV-EAESP
Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Não possui lista de leitura obrigatória

FGV-Direito

Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antonio de Almeida
Dom Casmurro - Machado de Assis
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Poesias de Álvaro de Campos - Fernando Pessoa
A Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade
Macunaíma - Mário de Andrade
A Morte de Ivan Ilitch - León Tolstói
A Queda da Casa de Usher - Edgar Allan Poe
Casa Tomada - Julio Cortázar
Primeiros Cantos - Gonçalves Dias
Primeiras Estorias - João Guimarães Rosa
A Santa Joana dos Matadouros - Bertolt Brecht

Fuvest e Unicamp
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade de Campinas


Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
Iracema - José de Alencar
Dom Casmurro - Machado de Assis
O cortiço - Aluísio de Azevedo
A cidade e as serras - Eça de Queirós
Vidas secas - Graciliano Ramos
Capitães da Areia - Jorge Amado
Antologia poética - Vinícius de Moraes

FURG
Universidade Federal do Rio Grande

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

IFBA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

As vítimas algozes
- Joaquim Manuel de Macedo

IF Goiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Ceres
Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
Melhores Poemas de Cora Coralina - Darcy França Denófrio

Morrinhos
Laços de Família: contos - Clarice Lispector
Cecília de bolso: uma antologia poética - Cecília Meirelles
Iporá e Rio Verde
O pagador de promessas - Dias Gomes

Urutaí
A hora da estrela - Clarice Lispector
A hora dos ruminantes - J.J. Veiga
Os melhores poemas - Mário Quintana

IFMG
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

O cortiço - Aluísio Azevedo

IFRO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

O demônio familiar - José de Alencar
Alguma poesia - Carlos Drummond de Andrade
Hora e a vez de Augusto Matraca - João Guimarães Rosa

ITA
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Não possui lista de leitura obrigatória

Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie

Não possui lista de leitura obrigatória

PUC-Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Não possui lista de leitura obrigatória

PUC-Goiás

Universidade Católica de Goiás

♦ A grande arte - Rubem Fonseca
Lisbela e o prisioneiro - Osman Lins
Rapto de memória - Maria Teresinha Martins do Nascimento
Mensagem - Fernando Pessoa
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Cinzas da paixão e outras histórias - Maria Aparecida Rodriguês
A cidade do ócio - José Mendonça Teles

PUC-Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Não possui lista de leitura obrigatória

PUC-PR
Pontifícia Universidade Católica do Paraná

♦ Inocência - Visconde de Taunay (Alfredo d´Escragnolle Taunay)
Dom Casmurro - Machado de Assis
São Bernardo - Graciliano Ramos
Contos de Belazarte - Mario de Andrade
Muitas Vozes - Ferreira Gullar

PUC-Rio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Não possui lista de leitura obrigatória

PUC-RS
Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul

Não possui lista de leitura obrigatória

PUC-SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Antologia poética - Vinicius de Moraes
Capitães de Areia - Jorge Amado
Dom Casmurro - Machado de Assis
O cortiço - Aluísio de Azevedo
Vidas secas - Graciliano Ramos

UCB
Universidade Católica de Brasília

Não possui lista de leitura obrigatória

UCPel
Universidade Católica de Pelotas

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto
Primeiras Estórias - Guimarães Rosa
Poesias - Álvares de Azevedo, Castro Alves,Francisco Lobo da Costa, Olavo Bilac, Cruz e Sousa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
UCSal
Universidade Católica de Salvador

Não possui lista de leitura obrigatória

UDESC
Universidade do Estado de Santa Catarina

Primeiras Estorias - João Guimarães Rosa
O Pagador de Promessas - Dias Gomes
O Filho Eterno - Cristovão Tezza
Vidas Secas - Graciliano Ramos
O guarda-roupa alemão - Lausimar Laus

UEA
Universidade do Estado do Amazonas

♦ Inocência - Visconde de Taunay
Eu - Augusto dos Anjos
Sagarana - Guimarães Rosa
Macunaíma - Mário de Andrade
De uma vez por todas - Thiago de Melo
Euclides da Cunha no Amazonas - Robério Braga
Mad Maria - Márcio Souza
Dom Casmurro - Machado de Assis
Laços de Família - Clarice Lispector
Cinzas do Norte - Milton Hatoum
Budapeste - Chico Buarque
Dois Irmãos - Milton Hatoum
Poemas famosos da Literatura Brasileira
a) Tu não verás, Marília, cem cativos, Tomás Antônio Gonzaga
b) Vozes d’África, Castro Alves
c) Canção do Exílio, Gonçalves Dias
d) Canção do Exílio, Murilo Mendes
e) Vaso Grego, Alberto de Oliveira
f) As Pombas, Raimundo Correia
g) Mal Secreto, Raimundo Correia
h) Velho Tema, Vicente de Carvalho
i) Profissão de Fé, Olavo Bilac
j) Antífona, Cruz e Souza
l) Poética, Manuel Bandeira
m) Canção, Cecília Meireles
n) Mãos Dadas, Carlos Drummond de Andrade
o) Recordo ainda, Mário Quintana

UEAP
Universidade do Estado do Amapá

Ensaio sobre a cegueira – José Saramago
O coronel e lobisomem – José Cândido de Carvalho
Relato de um certo oriente – Milton Hatoum
Retrato do artista quando coisa – Manoel de Barros.
Nada ou quase uma arte – Herbert Emanuel.
♦ O conto “O faz‐pé”, no livro “Carta de amor e de ódio e outras histórias” – Rui Guilherme

UECE
Universidade Estadual do Ceará

Não possui lista de leitura obrigatória

UEFS
Universidade Estadual de Feira de Santana

Não possui lista de leitura obrigatória

UEG

Universidade Estadual de Goiás

Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
O rei da vela - Oswald de Andrade
Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Passe de letra - Flávio Carneiro
Morte e vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Primeiras estórias - João Guimarães Rosa

UEL
Universidade Estadual de Londrina

Poesias Selecionadas - Gregório de Matos
Espumas Flutuantes - Castro Alves
O Bom-Crioulo - Adolfo Caminha
A Capital Federal - Artur Azevedo
A Confissão de Lúcio - Mario de Sá-Carneiro
Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto
Falso Mar, Falso Mundo - Raquel de Queiroz (retirada)
A Teus Pés - Ana Cristina César
Cidade de Deus - Paulo Lins
O Outro Pé da Sereia - Mia Couto

UEM
Universidade Estadual de Maringá

Contos Novos - Mário de Andrade
Dom Casmurro - Machado de Assis
Melhores poemas - Cláudio Manuel da Costa
Melhores poemas - Manuel Bandeira
O calor das coisas - Nélida Piñon
O cobrador - Rubem Fonseca
Poesia e prosa completas - Gonçalves Dias
Senhora - José de Alencar
Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

UEMA
Universidade Estadual do Maranhão

PAES 2011
♦ A morte e a morte de Quincas Berro D’água
- Jorge Amado
O Sermão do Bom Ladrão - Antonio Vieira
Inspiração Nordestina (Segunda parte) - Antonio Gonçalves da Silva, vulgo Patativa do Assaré

Prova de filosofia
“Que é esclarecimento?” KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos, Editora Martin Claret, São Paulo-SP, 2005.

UEMG
Universidade Estadual de Minas Gerais

Melhores Poemas (seleção Global Editora) - Mário Quintana
Contos de Aprendiz - Carlos Drummond de Andrade

UEMS
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UENF
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UEPA
Universidade do Estado do Pará

1ª etapa
O Velho da horta - Gil Vicente
Sátira - Gregório de Matos Guerra
♦ Neo classicismo/Arcadismo - Cláudio Manuel da Costa e Bocage
♦ Classicismo
- Luiz de Camões
Barroco - Gregório de Matos Guerra
2ª etapa
♦ Romantismo - Álvares de Azevedo e Castro Alves
Parnasianismo - Olavo Bilac
Realismo - Cesário Verde
Frei Luis de Sousa - Almeida Garret
A escrava Isaura - Bernador de Guimarães
Contos - Machado de Assis (Capítulo do chapéus, D. Paula e Uma Senhora)
Contos - Eça de Queirós (No moinho)
Contos Amazônicos - Inglês de Souza (O Rebelde)
3ª etapa
Simbolismo - Alphonsus de Guimaraens e Camilo Pessanha
Modernismo - Manuel Bandeira, Mário Faustino
Fernando Pessoa (heterônimo: Ricardo Reis)
Novos Contos da Montanha - Miguel Torga (Natal, A confissão, O Lopo)
Vestido de noiva - Nelson Rodrigues
Vidas Secas - Graciliano Ramos

UEPB
Universidade Estadual da Paraíba

♦ A Educação pela Pedra - João Cabral de Melo Neto
O Cortiço - Aluísio de Azevedo
As Velhas - Lourdes Ramalho
Macunaíma (O filme) - Joaquim Pedro de Andrade

UEPG
Universidade Estadual de Ponta Grossa

♦ Luzia-Homem
- Domingos Olímpio
Iracema - José de Alencar
Muitas Vozes - Ferreira Gullar
Dois Irmãos - Milton Hatoum
Contos Fluminenses - Machado de Assis

UERGS
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Ainda não divulgou a lista de 2011

UERJ
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Não possui lista de leitura obrigatória

UERN
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

O Alienista - Machado de Assis
50 Crônicas Escolhidas - Rubem Braga
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Estórias Gerais - Jaime Hipólito Dantas

UERR
Universidade Estadual de Roraima

Não possui lista de leitura obrigatória

UESB
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Invenção de Orfeu - Jorge de Lima
O Amanauense Belmiro - Cyro dos Anjos
Filme - A onda - Dennis Gansel
Filme - Linda de Passe - Walter Salles
Filme - Pro dia nascer feliz - João Jardim

UESC
Universidade Estadual de Santa Cruz

Juca Pirama - Gonçalves Dias
Papéis avulsos - Machado de Assis
Recordações do escrivão Isaias Caminha - Lima Barreto
Amar, verbo intransitivo - Mário de Andrade
O conto em 25 baianos - Cyro Matos (Org)
Primeiras Estórias - Guimarães Rosa
Senhorita Simpson - Sérgio Sant´Anna

UESPI
Universidade Estadual do Piauí

Sol Sanguíneo - Salgado Maranhão
São Bernardo - Graciliano Ramos
Iracema - José de Alencar
A confissão de Lúcio - Mário de Sá Carneiro
Sonetos - Luis de Camões
Roteiro Sentimental e Pitoresco de Teresina - H. Dobal
Raimunda Pinto, sim senhor - Francisco Pereira da Silva
Vaqueiro e Visconde - José Expedido Rêgo

UFABC
Universidade Federal do ABC

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFAC
Universidade Federal do Acre

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
Seringal – Miguel Ferrante
Macunaíma – Mário de Andrade
Vidas Secas – Graciliano Ramos
O Empate – Florentina Esteves
Laços de Família – Clarice Lispector
Álbum de Família – Nelson Rodrigues
José – Carlos Drummond de Andrade
Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
Melhores ContosAutran Dourado

UFAL
Universidade Federal de Alagoas

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso

UFAM
Universidade Federal do Amazonas

Vidas Secas - Graciliano Ramos
Poesia e Poetas - Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Cruz e Sousa

UFBA
Universidade Federal da Bahia

1ª fase
As vítimas algozes - Joaquim Manuel de Macedo
A correspondência de Fradique Mendes - Eça de Queirós
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Quarup - Antônio Callado
Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura/ MinC) - Cadernos Negros
Senhora - José de Alencar

2ª fase
As vítimas algozes - Joaquim Manuel de Macedo
A correspondência de Fradique Mendes - Eça de Queirós
Vidas Secas - Graciliano Ramos
O largo da Palma - Adonias Filho
Quarup - Antônio Callado
Senhora - José de Alencar
Macunaíma - Mário de Andrade
Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura/ MinC) - Cadernos Negros
O último vôo do flamingo - Mia Couto
Os cem melhores poemas brasileiros do século - Italo Moriconi (org)

Filmes:
A invenção do Brasil - Guel Arraes
Cidade de Deus - Fernando Meireles
Deus e o diabo na terra do sol - Glauber Rocha
O baile perfumado - Lírio Ferreira e Paulo Caldas
Diários de motocicleta - Walter Salles Jr.
O homem que copiava - Jorge Furtado
O que é isto, companheiro? - Bruno Barreto
Adeus, Lenin - Wolfganger Becker
Faça a coisa certa - Spike Lee
O crime do padre Amaro - Carlos Carrera

UFC
Universidade Federal do Ceará

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFCG

Universidade Federal de Campina Grande

1ª fase
Esconderijos do tempo - Mário Quintana
Contos brasileiro - Coleção Para Gostar de Ler, volume 8
A botija - Clotilde Tavares
Os Judas em Sábado de Aleluia - Martins Pena
Melhores Poemas de Cruz e Souza - Editora Global
Senhora - José de Alencar

2ª fase
Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri
Boca do Inferno - Ana Miranda
Terra de Santa Cruz - Adélia Prado

UFCSPA
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

Ufersa
Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFES

Universidade Federal do Espírito Santo

O navio negreiro - Castro Alves
Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles
Poesias de Álvaro Campo - Fernando Pessoa
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Os ratos - Dyonélio Machado
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
Boca do inferno - Ana Miranda
Transpaixão - Waldo Motta
Identidade para os gatos pardos - Adilson Vilaça

UFF
Universidade Federal Fluminense

Possui lista apenas para a prova de Filosofia
A Apologia de Sócrates - Platão
Cândido, ou o Otimismo - Voltaire

UFG
Universidade Federal de Goiás

Livro dos homens - Ronaldo Correia de Brito
Juca Pirama - Gonçalves Dias
Mãos de cavalo - Daniel Galera
Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
O demônio familiar - José de Alencar
Minigrafias - Luís Araújo

UFGD
Universidade Federal da Grande Dourados

Ensaio sobre a cegueira - José Saramgo
Tchau - Lygia Bojunga Nunes
Poemas rupestres - Manuel de Barros
Terra Sonâmbula - Mia Couto
Pequenas Criaturas - Rubem Fonseca

UFJF
Universidade Federal de Juiz de Fora

Vestibular 2011
Helena - Machado de Assis
Lira dos Vinte Anos - Álvares de Azevedo
Antologia de Crônicas - Herberto Sales (org.)
O menino do engenho - José Lins do Rego
Antologia de Contos Brasileiros - Herberto Sales (org.)
Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade
Civilização e Singularidades de uma rapariga loira - Eça de Queirós
Incidente em Antares - Érico Veríssimo
Literatura de Dois Gumes - Antônio Cândido
O conto da Ilha Desconhecida - José Saramago
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto

Módulo I do triênio 2010-2012
Sonetos líricos e satíricos: Gregório de Matos
a) À Cidade da Bahia
b) Descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia
c) Contemplando nas cousas do mundo desde o seu retiro, lhe retira com o seu apage, como quem a nado escapou da tormenta
d) Queixa-se o poeta da plebe ignorante e perseguidora das virtudes
e) Aos principais da Bahia chamados os Caramurus
f) A certa personagem desvanecida
g) Pondera agora com mais atenção a formosura de D.Ângela
h) Rompe o poeta com a primeira impaciência querendo declarar-se e
temendo perder por ousado
i) Pergunta-se neste problema qual é o maior, se o bem perdido na posse, ou o
que se perde antes de se lograr? Defende o bem já possuído
j) Namorado, o poeta fala com um arroio
k) A um penhasco vertendo água
l) Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem

Cartas Chilenas - Banquete do Palácio - Tomás Antônio Gonzaga
Memórias de um Sargento de Milícias - Manoel Antônio de Almeida
Capitães da Areia - Jorge Amado

Módulo II do triênio 2009-2011
Camões:
a) Amor é fogo que arde sem se ver
b) O dia em que eu nasci moura e pereça
c) Eu cantarei de amor tão docemente
d) Quem diz que Amor é falso ou enganoso
e) Tanto de meu estado me acho incerto
f) Erros meus, má fortuna, amor ardente
g) Enquanto quis Fortuna que tivesse

Bocage:
Lírico:
a) Chorosos versos meus desencontrados
b) Incultas produções da mocidade
c) Fiei-me nos sorrisos da ventura
d) Camões, grande Camões, quão semelhante
e) A frouxidão no amor é uma ofensa
f) Já Bocage não sou... À cova escura
g) Meu ser evaporei na lida insana
Satírico
a) Nariz, nariz e nariz
b) Magro, de olhos azuis, carão moreno
c) Lá quando em mim perder a humanidade

Juca Pirama - Gonçalves Dias
Navio Negreiro e Adormecida - Castro Alves
O Crime do Padre Amaro - Eça de Queirós
Contos: À procura de uma dignidade e Feliz Aniversário - Clarice Lispector

Módulo III – do triênio 2008-2010

Incidente em Antares - Érico Veríssimo
Literatura de Dois Gumes (ensaio) - Antônio Cândido
O conto da Ilha Desconhecida - José Saramago
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto

UFLA
Universidade Federal de Lavras

Módulo I - do triênio 2011-2013
♦ Marília de Dirceu - Tomaz Antônio Gonzaga
Boca de Chafariz - Rui Mourão
O santo e a porca - Ariano Suassuna

Módulo II - do triênio 2010-2012
Iaiá Garcia - Machado de Assis
Navio Negreiro - Castro Alves
O mulato - Aluísio Azevedo

Administração Pública a distância
♦ Duelo - Guimarães Rosa
Sorôco, sua mãe, sua filha - Guimarães Rosa
O Alienista - Machado de Assis
A Cartomante - Machado de Assis

UFMA
Universidade Federal do Maranhão

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFMG
Universidade Federal de Minas Gerais

O Desertor - Silvia Alvarenga
A Carteira de Meu Tio - Joaquim Manuel de Macedo
Contos de Aprendiz - Carlos Drummond de Andrade
A Estrela Sobe - Marques Rebelo
O Homem e sua hora- Mário Faustino

UFMS
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFMT
Universidade Federal do Mato Grosso

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFOP
Universidade Federal de Ouro Preto

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFOPA
Universidade Federal do Oeste do Pará

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFPA
Universidade Federal do Pará

O Velho da Horta - Gil Vicente
Os Lusíadas (episódio de Inês de Castro; Canto III, estrofes 118 a 135) - Luís Vaz de Camões
Cinco Minutos - José de Alencar
O Juiz de Paz na Roça - Martins Pena
Amor de Perdição - Camilo castelo Branco
O Alienista - Machado de Assis
José Matias - Eça de Queiroz
Voluntário, Acauã, A quadrilha de Jacó Patacho - Inglês de Souza
Vestido de Noiva - Nelson Rodrigues
Embargo, da obra Objecto Quase - José Saramago
Campo Geral (Manuelzão e Miguilim) - Guimarães Rosa
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos Guerra
Poemas: Cláudio Manuel da Costa e Bocage; Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves; Almeida Garret; Cesário Verde e Olavo Bilac; Camilo Pessanha e Alphonsus de Guimaraens; Fernando Pessoa (heterônimo Alberto Caeiro); Manuel Bandeira; Mário Faustino.

UFPE
Universidade Federal de Pernambuco

Primeiras Estórias - Guimarães Rosa
A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Os Melhores Contos de Osman Lins - Sandra Mitrini
O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
O Primo Basílio - Eça de Queirós
Dom Casmurro - Machado de Assis

UFPB
Universidade Federal da Paraíba

PSS 1
Cartas chilenas - Tomás Antônio Gonzaga
O coração roubado e outras crônicas - Marcos Rey
O noviço - Martins Pena
O judas em sábado de aleluia - Martins Pena

PSS 2
Casa de Pensão - Aluísio Azevedo
Os melhores poemas de Olavo Bilac
Os melhores contos de Machado de Assis - Domício Proença Filho (sel.)

PSS 3
Usina - José Lins do Rego
O pagador de promessas - Gomes Dias
Os melhores poemas de João Cabral de Melo Neto

UFPel
Universidade Federal de Pelotas

1ª etapa PAVE
Caramuru - Santa Rita Durão
Auto da Compadecida - Ariano Suassuna

2ª etapa PAVE
Carta de Pero Vaz de Caminha
Cartas Chilenas (carta 8) - Tomás Antônio Gonzaga
Missa do Galo - Machado de Assis
Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto
A morte e a morte de Quincas Berro D’água - Jorge Amado
Clínica de repouso (conto) - Dalton Trevisan
No retiro da figueira (conto) - Moacyr Scliar

3ª etapa PAVE
Iracema - José de Alencar
O que é isso, companheiro? - Fernando Gabeira
O continente - Erico Verissimo

UFPI
Universidade Federal do Piauí

PSIU 1ª série
Sermão da Sexagésima, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda e Sermão do Bom Ladrão - Pe. Antônio Vieira
Terreiro de Fazenda - Fontes Ibiapina
Inocência - Visconde de Taunay
Espumas Flutuantes - Castro Alves

PSIU 2ª série

O crime do padre Amaro - Eça de Queiroz
Sangue - Da Costa e Silva
O Cortiço - Aluísio Azevedo
Lira dos vinte anos - Álvares de Azevedo

PSIU 3ª série
Memorial do convento - José Saramago
Beira Rio, Beira Vida - Assis Brasil
São Bernado - Graciliano Ramos
Romanceiro da Inconfidência - Cecíla Meireles

UFPR
Universidade Federal do Paraná

Anjo Negro - Nelson Rodrigues
Dom Casmurro - Machado de Assis
Felicidade clandestina - Clarice Lispector
Inocência - Visconde de Taunay (Alfredo d'Escragnolle Taunay)
Leão de chácara - João Antônio
Muitas Vozes - Ferreira Gullar
O pagador de promessas - Dias Gomes
O Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles
São Bernardo - Graciliano Ramos
Urupês - Monteiro Lobato

Para a prova específica de filosofia
O Discurso do Método [Trad. Bento Prado Jr.] - René Descartes
A República: Livro X [Trad. Elza Moreira Marcelina] - Platão
“Einstein e a crise da razão”. In: Signos - Martins Fontes
Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens - Jean Jacques Rousseau

UFRA
Universidade Federal Rural da Amazônia

Não possui lista de leitura obrigatória

UFRB
Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

♦ O Uruguai - Basílio da Gama
Lucíola - José de Alencar
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
♦ O Caso da Vara, Pai contra Mãe, Capítulo dos Chapéus - Contos de Machado de Assis
♦ Mestre, Meu Mestre Querido!; Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra; Grandes São os Desertos, e Tudo é Deserto; Lisboa com suas Casas; Todas as Cartas de Amor São; Ode Triunfal; Lisbon Revisited (1923); Tabacaria; Aniversário; Poema em linha reta - Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa.
O primo Basílio - Eça de Queirós
♦ Estrela da vida inteira - Manuel Bandeira
♦ Porteira Fechada - Cyro Martins
♦ Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor) - Guimarães Rosa
O Pagador de Promessas - Dias Gomes
♦ Feliz Ano Novo - Rubens Fonseca
♦ O Filho Eterno - Cristóvão Tezza

UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Não possui lista de leitura obrigatória

UFRN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

♦ Comédias para se Ler na Escola - Luís Fernando Veríssimo
Horto - Auta de Souza
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
O Santo e a Porca - Ariano Suassuna
Negrinha - Monteiro Lobato

Contos cobrados do livro Negrinha:
Negrinha
As Fitas da Vida
O Drama da Geada
Bugio Moqueado
O Jardineiro Timóteo
O Fisco (Conto De Natal)
Os Negros
Barba Azul
O Colocador de Pronomes
Uma História de Mil Anos
Os Pequeninos
A Facada Imortal
A Policitemia de Dona Lindoca
"Quero Ajudar O Brasil..."
Sorte Grande
Dona Expedita
Herdeiro De Si Mesmo

UFRR
Universidade Federal de Roraima

2ª etapa - E2
Memórias de um Sargento de Milícias - Manoel Antonio de Almeida

3ª etapa - E3
♦ A Ilustre casa de Ramires - Eça de Queiroz
Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector
São Bernardo - Graciliano Ramos

UFRRJ
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Não possui lista de leitura obrigatória

UFS

Universidade Federal de Sergipe

1ª série
Assassinato na Floresta - Paulo Rangel
A Hora da Luta - Álvaro Cardoso
Os Bruzundangas - Lima Barreto

2ª série
Cartas Chilenas - Tomás Antônio Gonzaga
Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga
Mensagem - Fernando Pessoa
Olhinhos de Gato - Cecília Meireles

3ª série
Capitães de Areia - Jorge Amado
À procura de Jane - Gizelda Morais
Feijão de cego - Vladimir de Souza Carvalho
A estrela sobe - Marques Rebelo

UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina

Primeiras Estórias - Guimarães Rosa
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
O pagador de promessas - Dias Gomes
O filho eterno - Cristovão Tezza
Iracema - José de Alencar
Vidas Secas - Graciliano Ramos
O guarda-roupa alemão - Lausimar Laus
Comédias para se ler na escola - Luís Fernando Veríssimo

UFSCar
Universidade Federal de São Carlos

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UFSJ
Universidade Federal de São João del Rei

Contos de Aprendiz - Carlos Drummond de Andrade
Solombra - Cecília Meireles
Antes do Baile Verde - Lygia Fagundes Telles
Paraísos Artificiais - Paulo Henrique Brito

UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Prova Seletiva 1
♦ Os cronistas do Descobrimento
Marília de Dirceu - Thomás Antônio Gonzaga

Prova Seletiva 2
A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo
Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
O cortiço - Aluísio de Azevedo
O Guarani - José de Alencar
♦ Luzia homem - Domingos José Olímpio
Dom Casmurro - Machado de Assis
A Cartomante - Machado de Assis
A missa do galo - Machado de Assis
Noite de almirante - Machado de Assis
O Alienista - Machado de Assis

Prova Seletiva 3
Libertinagem e Estrela da Manhã - Manuel Bandeira
A rosa do povo - Carlos Drummond de Andrade
Antologia Poética  - Vinícius de Moraes
Primeiras estórias - Guimarães Rosa
O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
O Continente (vol. 1) - Érico Veríssimo
Tambores Silenciosos - Josué Guimarães
Relato de um certo oriente - Milton Hatoum
♦ Melhores poemas - Murilo Mendes
♦ Melhores poemas - Mário Quintana
♦ Vôo da madrugada - Sérgio Sant'Anna
♦ Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca
Laços de Família - Clarice Lispector

UFT
Universidade Federal do Tocantins

Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
Tropas e boiadas - Hugo de Carvalho Ramos
Discurso de Primavera e Algumas Sombras - Carlos Drummond de Andrade
Tipos de Ruas - Juarez Moreira Filho

UFTM
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Não possui lista de leitura obrigatória

UFU
Universidade Federal de Uberlândia

1ª etapa PAAES 2010/2013
♦ Boca de Chafariz - Rui Mourão
Episódio: "A ilha dos amores" de: Os Lusíadas - Camões
Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga
O pagador de promessas - Dias Gomes
O fio das missangas - Mia Couto

2ª etapa PAAES 2009/2012
Bom Crioulo - Adolfo Caminha
Contos: "Trio em lá menor", "D. Paula", "O enfermeiro", "Entre santos", "Adão e Eva", de Várias histórias - Machado de Assis
Iaiá Gracia - Machado de Assis
Navio negreiro e outros poemas - Castro Alves
Antologia da poesia simbolista e decadente - Francine Ricieiri (Org.)
O demônio família - José de Alencar

Vestibular 2011 e 3ª etapa PAAES 2008/2011
♦ Anjo Negro - Nelson Rodrigues
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
La vie en close - Paulo Leminski
Memórias sentimentais de João Miramar - Oswald de Andrade
Menina a caminho - Raduan Nassar
Paraísos artificiais - Paulo Henrique Britto
Prosas seguidas de odes mínimas - José Paulo Paes
"Sarapalha e o burrinho pedrês" Sagarana - Guimarães Rosa

UFV
Universidade Federal de Viçosa

PASES I (2010-2012)
♦ O fio das missangas - Mia Couto
O pagador de promessas - Dias Gomes
Sermões Escolhidos - Padre Antônio Vieira

PASES II (2009-2011)
“A igreja do diabo”, “Pai contra mãe”, “Teoria do medalhão”, “Cantiga de esponsais” e “Um homem célebre” - Contos de Machado de Assis
Dona Guidinha do Poço - Manuel Oliveira Paiva
Antologia da Poesia Simbolista e Decadente - Ed. IBEP Nacional

Vestibular 2011 e PASES III (2008-2010)
Contos de Aprendiz - Carlos Drummond de Andrade
Anjo Negro - Nelson Rodrigues
Emparedado - poema do Livro Evocações - Cruz e Souza
Os Ratos - Dyonélio Machado

 UFVJM
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

SASI 2010

1ª etapa
O pagador de promessas - Dias Gomes
Tremor de Terra - Luiz Vilela
Shenipabu Miyui, Histórias dos antigos - Editora UFGM. vários autores

2ª etapa
Contos - Machado de Assis (“A igreja do diabo; A teoria do medalhão; Pai contra mãe; Cantigas esponsais; Um homem célebre.”
Dona Guidinha do Poço - Manoel Oliveira
Cante lá que eu canto cá - Patativa do Assaré

3ª etapa
Dias e dias - Ana Miranda
Melhores poemas - Gonçalves Dias
Contos Negreiros - Marcelino Freire

UnB
Universidade de Brasília

Não possui lista de leitura obrigatória

Uncisal

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Não possui lista de leitura obrigatória

UNEAL

Universidade Estadual de Alagoas

Pode não realizar vestibular em 2010. Enfrenta problemas financeiros.

UNEB
Universidade do Estado da Bahia

Tenda dos Milagres - Jorge Amado
As Meninas - Lygia Fagundes Telles
Bagagem - Adélia Prado
Teoria do Medalhão e o Homem que sabia Javanês - Machado de Assis e Lima Barreto
Essa Terra - Antônio Torres
Cadernos Negros (Os melhores contos) - Antologia Publicada pelo Fundo Nacional de Cultura / Minc

Unemat
Universidade do Estado de Mato Grosso

Iracema - José de Alencar
Inocência - Visconde Taunay
Contos Novos - Mário de Andrade
Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
Dom Casmurro - Machado de Assis
Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
Sagarana - Guimarães Rosa
Livro das Ignorãças - Manoel de Barros

UNESP
Universidade Estadual Paulista

Não possui lista de leitura obrigatória

UNICENTRO
Universidade Estadual do Centro-Oeste

Inocência - Visconde de Taunay
Contos - Machado de Assis ( Série Bom Livro)
O Cortiço - Aloízio de Azevedo
Um amor anarquista - Miguel Sanches Neto
Civilização e outros Contos - Eça de Queirós
São Bernardo - Graciliano Ramos
Viagem no Espelho - Helena Kolody
Jangada de Pedra - José Saramago
O Rei da Vela - Oswald de Andrade
A Rosa do Povo - Carlos Drumond de Andrade

UNIFAL
Universidade Federal de Alfenas

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UNIFAP
Universidade Federal do Amapá

Não possui lista de leitura obrigatória

UNIFEI

Universidade Federal de Itajubá

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UNIFESP
Universidade Federal de São Paulo

Não possui lista de leitura obrigatória

Unimontes
Universidade Estadual de Montes Claros

1ª etapa PAES/2010
Sermões Escolhidos - Padre Antônio Vieira
Sermão sobre os peixes
Sermão do bom ladrão
Poemas Escolhidos - Cláudio Manuel da Costa
Romances de Cordel - Ferreira Gullar
O santo e a porca - Ariano Suassuna

2ª etapa PAES/2010
♦ Melhores poemas - Gonçalves Dias
Casa Velha - Machado de Assis
Crônicas Selecionadas - Machado de Assis
Dias e Dias - Ana Miranda

Vestibular 2011 e 3ª etapa do PAES/2010
♦ Solombra - Cecília Meireles
Mar Morto - Jorge Amado
Dois irmãos - Milton Hatoum
Parangolivro - Aroldo Pereira

Unioeste
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Lucíola - José de Alencar
Quincas Borba - Machado de Assis
Antologia Poética - Carlos Drummond de Andrade
Memorial de Maria Moura - Rachel de Queiroz
Os tambores silenciosos - Josué Guimarães
Desenredo - João Guimarães Rosa
Venha ver o pôr do sol - Ligia Fagundes Telles
Penélope - Dalton Trevisan
Feliz aniversário - Clarice Lispector
Teresa - Rubem Fonseca

UNIR
Universidade Federal de Rondônia

♦ O Rio Comanda a Vida - Leandro Tocantins
Galvez, Imperador do Acre - Márcio de Souza
Órfãos do Eldorado - Milton Hatoum

UNIRIO
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UPE
Universidade de Pernambuco

Vestibular 2011

Cartas Chilenas - Tomás Antônio Gonzaga
Senhora - José de Alencar
Dom Casmurro - Machado de Assis
Estrela da vida inteira - Manuel Bandeira
Antologia Poética - Carlos Drummond de Andrade
São Bernardo - Graciliano Ramos
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Primeiras estórias - João Guimarães Rosa
O casamento suspeitoso - Ariano Suassuna
Vestido de Noiva - Nelson Rodrigues
SSA 2010 - 1ª etapa
Teatro o Auto de São Lourenço - José de Anchieta
Antologia - Gregório de Matos
Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga
Cartas Chilenas - Tomás Antônio Gonzaga
SSA 2010 - 2ª etapa
Antologia de poesia brasileira: romance - Castro Alves
Senhora - José de Alencar
Machado de Assis para principiantes - Marcos Bagno
Dom Casmurro - Machado de Assis
O Cortiço - Aloísio de Azevedo
♦ Antologia de poesia brasileira: realismo e parnasianismo - Joaquim Maria Machado de Assis
SSA 2010 - 3ª etapa
Estrela da vida inteira - Manuel Bandeira
Antologia Poética - Carlos Drummond de Andrade
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Primeiras estórias - João Guimarães Rosa
O santo e a porca - Ariano Suassuna
Boca de ouro - Nelson Rodrigues

URCA
Universidade Regional do Cariri

♦ O Ano da Morte de Ricardo Reis - José Saramago
Terra Sonâmbula - Mia Couto
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Fogo Morto - José Lins do Rego
Coleção Melhores Poemas - Florbela Espanca
Coleção Melhores Poemas - Patativa do Assaré
Dois em Um - Alice Ruiz S.
HaiKais - Millôr Fernandes

UTFPR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Adota o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso

UVA
Universidade Estadual de Vale do Acaraú

A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo
O Cortiço - Aluísio Azevedo
O Mulato - Aluísio Azevedo
O Missionário - Inglês de Sousa
O Bom Crioulo - Adolfo Caminha
UCS
Universidade de Caxias do Sul

♦ Porteira fechada - Cyro Martins
Morte e vida Severina e outros poemas para vozes - João Cabral de Melo Neto
Felicidade clandestina - Clarice Linspector



Fonte: Brasil Escola