terça-feira, 26 de março de 2013

Redação PUC-RJ: veja as redações nota 10


Fonte





Como escrever uma dissertação para tirar 10

Uma dissertação serve para muitos propósitos. Pode ser para criticar, divertir, apoiar e esclarecer. Tristemente, porém, muitas pessoas que gostariam de tentar escrever uma redação acham todo o processo irritante e difícil. Eles naturalmente tendem a acreditar que redações são apenas para quem tem um dom inato para escrever, e aqueles que não têm a habilidade não deveriam sequer tentar compor um material simples.
Dissertações, independentemente do tema ou finalidade, seguem um processo de escrita básico. Este processo testado é detalhado abaixo.
  • Decida um assunto - Se você tem que escrever sobre um tema que lhe foi atribuído, então você não tem outra alternativa senão respeitar; no entanto, se você tem a liberdade de escolher um tema então você tem mundo diante de você. Isto significa que você pode escolher livremente um tema que lhe interessa, o que lhe dá uma maior chance de produzir um trabalho mais forte.
  • Defina o Objetivo – Você pode usar seu ensaio para persuadir as pessoas a compartilhar a sua convicção, para explicar como funciona um sistema de crença, ou para educar as pessoas sobre uma determinada cultura, tribo, idéia ou momento na história. O tema sobre o qual você decide escrever deve caber em seu propósito.
  • Faça pesquisas reais - Usar a Internet para recolher informação é ok; no entanto, se uma dissertação depende totalmente de dados obtidos da web, ela provavelmente irá falhar. Várias páginas da web são abertas para a edição do público, por isso é bobagem acreditar completamente da Internet. Uma pesquisa real utiliza livros, manuais, jornais, mapas e dados estatísticos. Saber como separar informação trivial e vital é a chave para uma boa dissertação.
  • Faça um esboço - Antes de escrever, um escritor deve mapear a estrutura da sua dissertação primeiro. Isto é feito usando tópicos para descrever o conteúdo de cada parágrafo. Um esboço avalia a ordem de apresentação da idéia principal da dissertação. Um esboço típico consiste na declaração, no argumento e as evidências da dissertação.
  • Edite várias vezes- Antes de apresentar o trabalho final, uma pessoa deve ler a sua redação novamente para garantir que cada frase e cada parágrafo não tenham nenhuma grafia, sentença ou estrutura incorreta. Editar é mais do que corrigir o corpo geral da dissertação, o escritor também dá um novo olhar para a mensagem da redação. Qualquer pessoa que tenha completado uma dissertação irá atestar que por trás de seu sucesso estão longas e esgotantes horas de edição meticulosa.     Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem!