quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como surgiram os nomes dos meses do ano?

Como surgiram os nomes dos meses do ano?

Nosso calendário é regido por deuses, imperadores e números romanos

por Álvaro Oppermann
Antes de Roma ser fundada, as colinas de Alba eram ocupadas por tribos latinas, que dividiam o ano em períodos nomeados de acordo com seus deuses. Os romanos adaptaram essa estrutura. De acordo com alguns pensadores, como Plutarco (45-125), no princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março). Os outros dois teriam sido acrescentados por Numa Pompílio, o segundo rei de Roma, que governou por volta de 700 a.C.

Os romanos não davam nome apenas para os meses, mas também para alguns dias especiais. O primeiro de cada mês se chamava Calendae e significava "dia de pagar as contas" - daí a origem da palavra calendário, "livro de contas". Idus marcava o meio do mês, e Nonae correspondia ao nono dia antes de Idus. E essa era apenas uma das diversas confusões da folhinha romana.


Até Júlio César (100 a.C.-46 a.C.) reformar o calendário local, os meses eram lunares (sincronizados com o movimento da lua, como hoje acontece em países muçulmanos), mas as festas em homenagem aos deuses permaneciam designadas pelas estações. O descompasso, de dez dias por ano, fazia com que, em todos os triênios, um décimo terceiro mês, o Intercalaris, tivesse que ser enxertado.

Com a ajuda de matemáticos do Egito emprestados por Cleópatra, Júlio César acabou com a bagunça ao estabelecer o seguinte calendário solar: Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December. Quase igual ao nosso, com as diferenças de que Quinctilis e Sextilis deram origem ao meses de julho e agosto. Quando e como isso aconteceu, você descobre lendo o quadro abaixo.

Folhinha milenar
Divisão do ano é basicamente a mesma há 20 séculos

Janeiro

Januarius era uma homenagem ao deus Jano, o senhor dos solstícios, encarregado de iniciar o inverno e o verão. Seu nome vem daí: ianitor quer dizer porteiro, aquele que comanda as portas dos ciclos de tempo.

Fevereiro

O nome se referia a um rito de purificação, que em latim se chamava februa. Logo, Februarius era o mês de realizar essa cerimônia. Nesse período, os romanos faziam oferendas e sacrifícios de animais aos deuses do panteão, para que a primavera vindoura trouxesse bonança.

Por que 28 dias?

Até 27 a.C., fevereiro tinha 29 dias. Quando o Senado criou o mês de agosto para homenagear Augusto, surgiu um problema: julho, o mês de Júlio César, tinha 31 dias, e o do imperador, só 30. Então o Senado tirou mais um dia de fevereiro.

Março

Dedicado a Marte, o deus da guerra. A homenagem, porém, tinha outra motivação, bem menos beligerante. Como Marte também regia a geração da vida, Martius era o mês da semeadura nos campos.

Abril

Pode ter surgido para celebrar a deusa do amor, Vênus. Na primeiro dia do mês, as mulheres dançavam com coroas de flores. Outra hipótese é a de que Aprilis tenha se originado de aperio, "abrir" em latim. Seria a época do desabrochar da primavera.

Maio

Homenagem a Maia, uma das deusas da primavera. Seu filho era o deus Mercúrio, pai da medicina e das ciências ocultas. Por esse motivo, segundo escreveu Ovídio na obra Fastos, Maius era chamado de "o mês do conhecimento".

Junho

Faz alusão a Juno, a esposa de Júpiter. Se havia uma entidade poderosa no panteão romano, era ela, a guardiã do casamento e do bem-estar de todas as mulheres.

Julho

Chamava-se Quinctilis e era simplesmente o nome do quinto mês do antigo calendário romano. Até que, em 44 a.C. o Senado romano mudou o nome para Julius, em homenagem a Júlio César.

Agosto

Antes era Sextilis, "o sexto mês". De acordo com o historiador Suetônio, o nome Augustus foi adotado em 27 a.C., em homenagem ao primeiro imperador romano, César Augusto (63 a.C.-14 d.C.).

Setembro a dezembro

Para os últimos quatro meses do ano, a explicação é simples: setembro vem de Septem, que em latim significa "sete". Era, portanto, o sétimo mês do calendário antigo. A mesma lógica se repete até o fim do ano. Outubro veio de October (oitavo mês, de octo), novembro de November (nono mês, de novem, e data do Ludi Plebeii, um festival em homenagem a Júpiter) e dezembro de December (décimo mês, de decem).

E o ano bissexto?
Dia extra a cada quatro anos corrige distorção


Ao adotar o calendário solar, em 44 a.C., Júlio César criou o ano de 365 dias e um quarto. Por causa dessa diferença, a cada quatro anos era necessário atualizar as horas acumuladas com um dia extra. O problema do calendário juliano é que, na verdade, um ano tem 11 minutos e 14 segundos a menos do que se estimava. Por isso, em 1582, o papa Gregório XIII (1502-1585) anulou dez dias do calendário e determinou que, dos anos terminados em 00, só seriam bissextos os divisíveis por 400. E o nome "bissexto" tem uma explicação curiosa: em Roma, celebrava-se o dia extra no sexto dia de março, que era contado duas vezes.

Fonte: Revista Aventuras na História

16 comentários:

  1. Janeiro: Januarius era uma homenagem ao deus Jano, o senhor dos solstícios, encarregado de iniciar o inverno e o verão. Seu nome vem daí: ianitor quer dizer porteiro, aquele que comanda as portas dos ciclos de tempo.

    Fevereiro: O nome se referia a um rito de purificação, que em latim se chamava februa. Logo, Februarius era o mês de realizar essa cerimônia. Nesse período, os romanos faziam oferendas e sacrifícios de animais aos deuses do panteão, para que a primavera vindoura trouxesse bonança.

    Por que 28 dias?

    Quando o mês sextilius passou a ser chamado de Augustus, decidiu-se que o mês em homenagem ao imperador Augusto não poderia ter menos dias que o mês dedicado a Júlio César. Um dia de februarius foi então transferido para Augustus -- por isso hoje o mês de fevereiro tem 28 dias Para evitar que houvesse três meses seguidos com 31 dias, o total de dias dos meses de Setembro a Dezembro foi trocado: setembro e novembro ficaram com 30 dias, outubro e dezembro com 31.


    Aluno: Diones Rodrigues Godim 9°

    ResponderExcluir
  2. Nosso calendário é regido por deuses, imperadores e números romanos
    Aluno: Jean Carlos

    ResponderExcluir
  3. Nosso calendário é regido por deuses, imperadores e números romanos
    Aluno: Jean Carlos

    ResponderExcluir
  4. O calendário de antigamente era homenagem aos nomes dos romanos .
    Nome dos meses do calendário de antigamente:
    Januarios, februarius, martius, aprilis, maius, junius, quinctilis, sextilis, october,
    November e december.
    Já o nome do calendário dos brasileiros é parecido com o dos romanos, como:
    Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
    Februarius ou fevereiro

    Porque 29 dias?
    A.c o mês de fevereiro era ate 29 dias, O senado criou o mês de agosto para homenagear Augusto, daí então surgiram os problemas: julho o mês do Julio César tinha 31 dias e o senado tinha 30 . Daí então ficou 29 dias.

    Assinatura: Josué Arcanjo Monteiro

    ResponderExcluir
  5. “Como Surgiram os nomes dos meses do ano”?
    De acordo com alguns pensadores, como Plutarco (45-125), no princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março).
    Porque Fevereiro tem 28 dias?
    Quando o Senado criou o mês de agosto para homenagear Augusto, surgiu um problema: julho, o mês de Júlio César, tinha 31 dias, e o do imperador, só 30. Então o Senado tirou mais um dia de fevereiro.
    BY:Nágila Camila 9°c

    ResponderExcluir
  6. Como surgiram os nomes dos meses do ano ?

    Os nomes dos meses surgiram porque de começo tinha dez meses e começava por Martius (atual Março). E os outros dois foram acrescentados por Numa Pompílio que governou Roma por volta de 700 a.c.
    Até Júlio Cézar reformar o calendário local,eles eram lunares (sincronizados com o movimento da lua,como hoje acontece em países mulçumanos).

    Porque Fevereiro tem 28 dias ?

    Porque os mês de Júlio Cézar tinha 31 dias e do Imperador Augusto tinha 30, e por isso tiraram um dia dos mês de Fevereiro, e passou a ter 28 dias.

    Elton Fernando da silva Camilo 9° ano C

    ResponderExcluir
  7. Como surgiram o ano e seus meses!


    Os meses do ano começaram a surgir com os deuses, cada mês foi em
    homenagem a cada deus que eles tinha, no inicio dessa civilização o ano tinha dez meses começado
    por martius (atual março). Os outros dois foram acrescentados por numa pompílio o segundo
    rei de roma por volta de 700 antes de cristo.
    O mês de fevereiro quando começou tinha 29 dias. Quando o senado criou agosto para homenagear augusto
    surgiu um problema:julho o mês de júlio césar tinha 31 dias e do imperador tinha 30 então o senado tirou mais um dia
    de fevereiro e assim fevereiro ficou com 28 dias.

    ResponderExcluir
  8. "Como surgiram os nomes dos meses do ano?"
    Os romanos não davam nome apenas para o meses, mas também para alguns dias especiais.
    Os primeiros dias de cada meses se chamava "dias de pagar conta".
    Até 27 a.C., fevereiro tinha 29 dias quando o Senador criou o mês de agosto para homenagear Augusto, surgirão varios problemas: julho, o mês de Júlio César, tinha 31 dias, e o do imperador, só 30. Então o Senado tirou mais um dia de fevereiro.

    renan maretti zorzi 9°C

    ResponderExcluir
  9. Como surgiram o ano e seus meses!


    Os meses do ano começaram a surgir com os deuses, cada mês foi em
    homenagem a cada deus que eles tinha, no inicio dessa civilização o ano tinha dez meses começado
    por martius (atual março). Os outros dois foram acrescentados por numa pompílio o segundo
    rei de roma por volta de 700 antes de cristo.
    O mês de fevereiro quando começou tinha 29 dias. Quando o senado criou agosto para homenagear augusto
    surgiu um problema:julho o mês de júlio césar tinha 31 dias e do imperador tinha 30 então o senado tirou mais um dia
    de fevereiro e assim fevereiro ficou com 28 dias.

    ResponderExcluir
  10. Como surgiram os nomes dos meses do ano?


    Nosso calendário é regido por deuses, imperadores e números romanos
    Antes de Roma ser fundada, as colinas de Alba eram ocupadas por tribos latinas, que dividiam o ano em períodos nomeados de acordo com seus deuses.

    Divisão do ano é basicamente a mesma há 20 séculos

    o mês de fevereiro por exemplo era um mês de realizar uma cerimonia um rito de purificação. Nesse período, os romanos faziam oferendas e sacrifícios de animais aos deuses do panteão.

    Aluno:Ronaldo cruz 9°C

    ResponderExcluir
  11. “como surgiram os meses do ano?”Explique o porquê do mês de fevereiro ter 28 dias.

    Roma era ocupadas por tribos latinas,e eles davam nomes de Deus para cada mês do ano,e no
    começo só tinha dez meses e o primeiro mês era Março e os outros dois meses foi acrescentados
    pelo segundo rei de Roma 700 a.c .E eles não davam nomes só para meses mais para outras coisas
    e o nome calendario significa “livros de contas”.E o Julio Cesar reformou o calendario, e os meses
    ficaram de forma lunar, igual os muçulmanos dae veio os matematicos la que viviam com Cleopatra
    ajudaram e Julio Cesar acabou com a bagunça e fez o calendario solar Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December.Quase igual ao nosso só tinha dois meses diferentes.
    Janeiro:encarregado de iniciar o inverno e o verão,Ianitor quer dizer porteiro
    fevereiro:rito de purificação,e faziam oferendas e sacrificios para os Deus,fevereiro tinha 29 dias daí o senado criou o mês de Agosto para homenagear Augusto daí veio um problema,o mês de julho
    mês de Julio Cesar tinha 31 dias e do imperador só 30 daí o senado tirou mais um dia de fevereiro.

    ResponderExcluir
  12. “como surgiram os meses do ano?”Explique o porquê do mês de fevereiro ter 28 dias.

    Roma era ocupadas por tribos latinas,e eles davam nomes de Deus para cada mês do ano,e no
    começo só tinha dez meses e o primeiro mês era Março e os outros dois meses foi acrescentados
    pelo segundo rei de Roma 700 a.c .E eles não davam nomes só para meses mais para outras coisas
    e o nome calendario significa “livros de contas”.E o Julio Cesar reformou o calendario, e os meses
    ficaram de forma lunar, igual os muçulmanos dae veio os matematicos la que viviam com Cleopatra
    ajudaram e Julio Cesar acabou com a bagunça e fez o calendario solar Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December.Quase igual ao nosso só tinha dois meses diferentes.
    Janeiro:encarregado de iniciar o inverno e o verão,Ianitor quer dizer porteiro
    fevereiro:rito de purificação,e faziam oferendas e sacrificios para os Deus,fevereiro tinha 29 dias daí o senado criou o mês de Agosto para homenagear Augusto daí veio um problema,o mês de julho
    mês de Julio Cesar tinha 31 dias e do imperador só 30 daí o senado tirou mais um dia de fevereiro.

    ResponderExcluir
  13. Como surgiram o ano e seus meses!


    Os meses do ano começaram a surgir com os deuses, cada mês foi em
    homenagem a cada deus que eles tinha, no inicio dessa civilização o ano tinha dez meses começado
    por martius (atual março). Os outros dois foram acrescentados por numa pompílio o segundo
    rei de roma por volta de 700 antes de cristo.
    O mês de fevereiro quando começou tinha 29 dias. Quando o senado criou agosto para homenagear augusto
    surgiu um problema:julho o mês de júlio césar tinha 31 dias e do imperador tinha 30 então o senado tirou mais um dia
    de fevereiro e assim fevereiro ficou com 28 dias.
    juliana b fiorenza

    ResponderExcluir
  14. Aluno: Michel dos Santos 9 C


    Fevereiro

    O mês de fevereiro tem 28 dias por motivos de ate 27 a. C tinha 29 dias daí o senado fez o mês de agosto daí no mês de julho tinha 31 dias e o mês de agosto só 30 dias daí decidirão tirar 1 dia do mês de fevereiro e adicionar ao mês de agosto.

    Março

    Março em homenagem a Marte tinha outros motivos Martius era o mês da semeadura dos campos.

    Abril

    Abril para celebrar a Deusa do amor época de desabrochar da primavera.


    Maio

    Maio homenagem a Maia Deusa da primavera.

    Junho

    Junho Faz alusão a Juno, a esposa de Júpiter.

    Julho

    Julho homenagem a Julho César

    Agosto

    Antigamente era sextil daí os poderoso mudarão para a homenagem do primeiro Imperador Romano
    que era César Augusto

    Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

    para os ultimo meses do ano era simples apenas que Septem October,November,December em latim
    a tradução é sétimo,oitavo,nono e decimo

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Nayara Bellato
    Turma: 1ºG

    Os 12 meses do ano deram a origem dos nomes para homenagear os deuses.
    - Janeiro: homenagem ao Deus Janus, protetor dos lares;
    - Fevereiro: mês do festival de Februália (purificação dos pecados), em Roma;
    - Março: em homenagem a Marte, Deus guerreiro;
    - Abril: derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
    - Maio: acredita-se que se origine de maia, deusa do crescimento das plantas;
    - Junho: mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
    - Julho: no primeiro calendário romano, que era de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
    - Agosto: inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
    - Setembro: era o sétimo mês no primeiro calendário romano. Vem do latim septem;
    - Outubro: na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
    - Novembro: vem do latim novem (nove);
    - Dezembro: era o décimo mês do primeiro calendário romano;

    ResponderExcluir
  16. Aluna: Nathalia Bellato
    Turma: 1ºG

    Foi criados os 12 meses do ano para homenagear os deuses:

    Janeiro:era uma homenagem ao deus Jano, o senhor dos solstícios, encarregado de iniciar o inverno e o verão.

    Fevereiro: Referência ao festival celebrado nessa época do ano, em Roma, chamado Februália, ou Purificação - ocasião em que eram oferecidos sacrifícios aos mortos, para apaziguá-los

    Março: Dedicado a Marte, deus da guerra.

    Abril: homenagem a Afrodite, deusa do amor, a quem o mês é consagrado.

    Maio: Deusa responsável pelo crescimento das plantas e mãe de Mercúrio, Maia era a divindade celebrada nessa época do ano.

    Junho: Deusa do casamento e do parto, Juno era considerada a protetora das mulheres, especialmente das esposas legítimas.

    Julho: nicialmente chamado de Quintilis, por ser o quinto mês, foi rebatizado em homenagem ao imperador Júlio César, em 44 a.C.

    Agosto: O nome original Sextilis foi substituído, em 8 d.C., para homenagear o imperador César Augusto, que reformou a estrutura de governo do Império Romano, além de somar a ele novos territórios.

    Setembro: O nome vem do latim septem, ou sete. Esse era o sétimo mês do primeiro calendário romano, antes da reforma de Pompílio.

    Outubro: Vem do latim octo, ou oito. Era o oitavo mês antes da reforma de Pompílio.

    Novembro: Vem do latim novem.

    Dezembro: Vem do latim decem, ou dez. Era o décimo e último mês do primeiro calendário romano.

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!