On Line

Análise da Música : Que País É Este? Legião Urbana

Written By Professora Graciele on terça-feira, 14 de setembro de 2010 | terça-feira, setembro 14, 2010






Que País É Este?                                                                           
Letra: Renato Russo
Música: Renato Russo

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que pais é este?

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é este ?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é este?


 Análise:

Uso do Pronome: Este.


Que país é este - Essa pergunta, não é uma pergunta, é uma exclamação!

      - Comentário escrito por Renato Russo que faz parte do encarte  do disco Que País é Este: 
"É uma das marcas registradas da Legião Urbana junto com "Geração Coca-Cola", escrita em 1978 para o então Aborto Elétrico e, mais tarde, incorporada definitivamente ao repertório da Legião. Com seu ritmo tribal e seus três acordes. Nunca foi gravada antes porque sempre havia a esperança de que algo iria realmente mudar no país, tornando-se a música então totalmente obsoleta. Isto não aconteceu e ainda é possível se fazer a pergunta do título, sem erros.

       
Atividade:
Levando-se em conta a corrupção na Política Brasileira qual é a sua análise ou interpretação para a música?

Poste sua resposta nos Comentários do Blog. 



38 comentários:

Graciele disse...

Infelizmente essa Letra de Música permanece atual. A Corrupção é o grande verme de nosso país.

lele disse...

A letra exclama a corrupção que há no país,pois na politica corre muita sujeira e enganação,e enquanto isso nós estamos iludidos pelo futuro da nação.!

juniorsoares55 disse...

Eu aprendi que para fazer um texto dissertativo tem que ter bons argumentos conhecer o tema e seguir passo a passo como manda o figurino.
Geraldo soares júnior

LIDIA disse...

A música fala da poluição da miséria do desmatamento que as pessoas mais pobre …
mas também não são somente as pessoas de baixa renda mais sim as de alta classe que jogam o lixo o texto fala nesse trecho

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
e todo acredita que em ter um futuro melhor para o ambiente de nosso pais

Lidia 9°c

japinha disse...

A letra da música infelizmente é a nossa realidade do dia-a-dia.
Nós vivemos em um mundo em que a corrupção toma conta de tudo.
Pessoas matam umas as outras para usar drogas. Os políticos roubam dinheiro dos hospitais,de reformas públicas, e etc..

que Pais é esse?


Thiago koike 9°C

japinha disse...

A letra da música infelizmente é a nossa realidade do dia-a-dia.
Nós vivemos em um mundo em que a corrupção toma conta de tudo.
Pessoas matam umas as outras para usar drogas. Os políticos roubam dinheiro dos hospitais,de reformas públicas, e etc..

que Pais é esse?


Thiago koike 9°C

felipe3112 disse...

Eu entendi que fala sobre a guerra e também sobre o desabamento e sobre a Pobreza do Brasil todo e não só em São Paulo todo e fala sobre o senador e da constituição da REPUBLICA Dos estados unidos do Brasil e fala sobre a nação do Brasil e fala sobre não jogar lixo nos rios, e fala sobre há seca do nordeste.

rous-rock disse...

Entendi que ninguém respeita a constituição mas todos acreditam no futuro da nação,que todos são corruptos mais querem paz... ou melhor não sabem nem o que querem.

Rosimeire Ormeni Marques 9°C

Anônimo disse...

A letra expõe bem um quadro – que acontecia no passado e se repete hoje – de sujeira e enganação na política brasileira. E ao invés de fazermos algo que mude esse estado, depositamos a nossa esperança nos mesmos políticos corruptos que pregam as mesmas falsas ideologias do passado, esperando calmamente para criticarmos eles por todo descaso com a população. Explicita também o conflito entre, a tranquilidade dos brasileiros que vem um país de terceiro mundo e uma política corrupta e mesmo assim crêem em melhores expectativas para o futuro da nação.

einy genoatto vanzin disse...

Nome: Einy Genoatto Vanzin Nº:44

Hoje o governo não se importa em ajudar a população, eles só pensam em entrar no governo, no senado para poderem robar para seu próprio ganho e gasto.
Mas muitas pessoas ainda acreditam que vendendo o voto vão mudar de vida, teram uma vida mais segura e com conforto, hoje em dia tudo mudou está tudo diferente quem me derá dizer que para melhor mas muito pelo contrario.
Essa música fala muito sobre o Brasil, mas uma parti ele fala com ironia dizendo que no nordeste tudo está em paz mas é justamente lá que acontece muito da corrupção, prefeitos, governadores, senadores e muitos outros são presos por roubos, disvios de dinhero de obras, de merendas escolares.
Mas tudo isso acontece porque nós brasileiros não procuramos nos enformar sobre tudo, procurar saber onde vai o nosso dinhero, os nossos impostos.

flavia saides disse...

Professora: graciele
Aluna: Flavia saides dos santos
análise da musica que pais é esse

Fala sobre uma vida de tristeza e pobreza por fauta de recursos de investimento,
em uma favela ,por falta do governo não dar estrutura ,e mesmo assim a população
tem esperança de que eles possam ter uma vida segura e que tuto possa mudar ,que haja recursos e que o governo comece a investir em uma vida melhor a eles,e mesmo com o voto político o
governo não esta investindo nas favelas e assim vão vivendo no meio de toda a pobreza e violência.

Gabriel de Ávilla e Silva disse...

Gabriel de Avilla e Silva n 17


1.Aprendi sobre os politicos, eles manipulam pessoas ao seu favor, para conseguir tirar o seu ganho por fora. Armam estratégias para conceguir créditos com o povo brasileiro.Também que o pior ladrão é aquele que não procuram saber, avaliar o histórico de seu eleito, fazendo de tudo para disviar vérbas dinheiro, tudo que se originam de lucro para si.

Guilherme Diniz disse...

“Ninguém respeita a Constituição”

Realmente afirmo, este país, seu governo e sua sociedade não estão nem ligando para a lei, estas que são importantíssimas para uma sociedade justa, sei que a constituição foi muito manipulada, mas tem muitos dispositivos importantes e que devem ser respeitados por todos.
A lei no brasil funciona?

(Guilherme Diniz)

Zilma Oliveira disse...

A corrupção nos dias atuais está cada vez aumentando mais, sempre se ouve falar de políticos que desviam dinheiro publico e não fazem as obras que tem de ser feitas, essa é a realidade do nosso país que pra se torna melhor tem que rever principalmente os políticos que se candidatam a qualquer cargo que requer uma responsabilidade principalmente com o dinheiro publico.
A música mostra também que a corrupção esta presente em todos os lugares tanto em favelas quanto no próprio senado isso é uma forma de mostra que a corrupção esta presente tanto em lugares de classe média alta, quanto em lugares de classe baixa.






Nome:Zilma Oliveira Nº52 Ano:9ºC

felipe felix disse...

Eu entendi que fala sobre a guerra e a Pobreza também fala sobre não jogar lixo nos rios, e fala sobre há secas dos estados do nordeste.sobre o desabamento fala dos estados Unidos e do brasil falam dos puliticos,eles manipulam pessoal ao seu favor.

andre pereira da silva disse...

A letra expõe bem um quadro – que acontecia no passado e se repete hoje – de sujeira e enganação na política brasileira. E ao invés de fazermos algo que mude esse estado, depositamos a nossa esperança nos mesmos políticos corruptos que pregam as mesmas falsas ideologias do passado, esperando calmamente para criticarmos eles por todo descaso com a população. Explicita também o conflito entre, a tranquilidade dos brasileiros que vem um país de terceiro mundo e uma política corrupta e mesmo assim crêem em melhores expectativas para o futuro da nação.
nome: andre pereira 9c

Josué disse...

A musica fala da sugeria que a nas favelas, da miséria que a nas favelas, e também fala da corrupção dos políticos.
E infelizmente no dia-a-dia os políticos roubam dinheiro que ia ser usado para construir escolas, alimentação da escola, eles gastão com coisas que não tem nesse cidade, como: compram sitio, carros novos que fale milhões, etc...
Josué 9°c

maria ester disse...

a letra da música fala sobre a corrupção em nosso pais.

Maria Ester disse...

A letra da música fala sobre a corrupção que existe em nosso pais,a pobresa que agride bastante as pessoas sem recurso e que são submetidas a muitas nessecidade na vida.

Jessica Muniz disse...

A música do legião urbana fala sobre politicos corruptos,
a pobreza de nossos estados devido a isso,a falta de conciência de alguns eleitores,
se a cada pessoa fosse bem enformada sobre politica,iria reduzir a maioria dos politicos mal feitores,e dever das pessoas saber não só seus deveres mais sim seus direitos,
estar sempre informado sobre o que acontece em nosso pais iria melhorar,e muito a situação de nossos Brasileiros ....
Jessica Muniz 9º c

Gabriel de Avilla disse...

Gabriel de Avilla e Silva 9ºC Nº17



Que Páis é esse
1.Nessa música passa a comparação entre o senado e favela, dizendo que a compraração entre ambos não tem a minima diferenssa, em alguns locais da região entre MG e MS, que o melllhor descanso é
na morte, mas o sangue anda solto, pois o que custa uma vida de uma pessoa é pago com uma miéria tanto de salario baixo como pensão aposentaduria entre outros mootivos.
E que se algum dia ouviram falar que o nosso País pertence ao terceiro mundo, foi em piadas no extrerior. Que só ficariamos ricos caso se vendermos as almas tanto da cultutra das nossas regios como vidas tipicas do nossos povo.

Renan Maretti disse...

A música fala sobre os políticos que são corruptos, roubam dinheiro que seria para a melhoria da cidade.
Fala também que os políticos sujam os papeis de sangue ou seja não respeitam as leis, e fazem a população acreditar no futuro da nação !

Na onde nosso pais vai parar ?

Rafael disse...

A musicas fala sobre a vida do brasileiro na quela epoca .
Os brasileiros na letra da musica eles não si importa com os política no pais, os moradores das favelas não ligam o que ta acontecendo no pais ,mas sim apenas no futuro.
Os políticos que esperam o terceiro mundo eles so esperam isso pra si aproveitar dos
Povos humilde, aqueles que não tem como se sustentar, os políticos se aproveita deles mas ainda .como fosse um rei , mandando matar e rol bar por eles..


Nome Rafael Junior ano 9c

Igor Vinicius Riquelme disse...

A música do Legião Urbana fala sobre
a pobreza das favelas em nossos estados,a corrupção de nossos politicos,que não cuprem nem suas proprias leis.A indgnação deles enquanto a situação em que vivemos.
Igor Vinicius 9°Ano 'c'

Ronaldo Cruz disse...

Ronaldo9 Cruz
Perguntar 'Que pais é esse?' é mesmo que perguntar ' quem somos nós?' para responder essas perguntas, temos que mergulhar nos mitos que deram origem ao nosso imaginario olhar a realidade brasileira com um olho de psicólogo é algo verdadeiramente assustado

Ronaldo Cruz disse...

Ronaldo Cruz
Perguntar 'Que pais é esse?' é mesmo que perguntar ' quem somos nós?' para responder essas perguntas, temos que mergulhar nos mitos que deram origem ao nosso imaginario olhar a realidade brasileira com um olho de psicólogo é algo verdadeiramente assustado

Santiago disse...

A musica trata as divergências sobre as diferenças sociais, étnicas, culturais.
Na política há transparência dos políticos, mas também ditos como pessoas de firme palavra e opinião. Descrevem suas propostas como resumidas e leais ao povo. Como há transparência de uma administração sendo que os próprios políticos não mostram quem são realmente. Eles devem pensar que o povo é bobo, mas ao contrário eles estão enganados. Se hoje está em extinção os políticos honestos e que cumprem o que se promete na campanha, e sem contar que desses raros casos muitos não são eleitos. Por quê? Será que o povo está cansado de saber o passado de um político corrupto, e mesmo assim elegem-no. Será que eles não dependem mais de votos do povo, pois hoje muitos são eleitos por seus parceiros de partido assim em Brasília está em funcionamento uma escola para políticos primários, lá eles aprendem como ser corruptos e fingir que não sabem de nada.

Santiago Rodrigues 9°C N: 48

ROBSON disse...

Aluno;ROBSON
SERIE 9°C
NUMERO;53
professora; GRACIELE
QUE PAIS É ESSE ?
A musica retrata a vida de seres humanos no
nosso dia dia falando sobre a politica e como
a sociedade evolue ao termo igualdade social incluindo saude moradia tansporte de qualidade
o direito de viver num pais melhor e sempre no senado vemos sujeira para todo o lado onde os politicos que sonegan inpostos ,epor isto o
brasil faturara bilhons de dinheiro de inpostos
pagos por nos brasileiros ,epara onde parara nosso
pais, mais que pais é esse.

ROBSON PRIMO disse...

Aluno;ROBSON Aluno;ROBSON
SERIE 9°C
NUMERO;53
professora; GRACIELE
BULLYNG
AMAR O PROSSIMO É VIVERR A
VIDA NO MAR DE POESIA POR QUE VEMOS PESSOAS
QUE SOFREM DESSA DOENÇA TAMBEM MORREM SELIGA POR QUE BULLYNG É PENSAR NA VIDA POR ISSO AJUDEM A QUEM PRECISA DE AJUDA.

ROBSON PRIMO disse...

Aluno;ROBSON
SERIE 9°C
NUMERO;53
professora; GRACIELE
BULLYNG
AMAR O PROSSIMO É VIVERR A
VIDA NO MAR DE POESIA POR QUE VEMOS PESSOAS
QUE SOFREM DESSA DOENÇA TAMBEM MORREM SELIGA POR QUE BULLYNG É PENSAR NA VIDA POR ISSO AJUDEM A QUEM PRECISA DE AJUDA

ROBSON PRIMO disse...

Aluno;ROBSON
SERIE 9°C
NUMERO;53
professora; GRACIELE
BULLYNG
AMAR O PROSSIMO É VIVERR A
VIDA NO MAR DE POESIA POR QUE VEMOS PESSOAS
QUE SOFREM DESSA DOENÇA TAMBEM MORREM SELIGA POR QUE BULLYNG É PENSAR NA VIDA POR ISSO AJUDEM A QUEM PRECISA DE AJUDA

ROBSON disse...

Aluno;ROBSON
SERIE 9°C
NUMERO;53
professora; GRACIELE
BULLYNG
AMAR O PROSSIMO É VIVERR A
VIDA NO MAR DE POESIA POR QUE VEMOS PESSOAS
QUE SOFREM DESSA DOENÇA TAMBEM MORREM SELIGA POR QUE BULLYNG É PENSAR NA VIDA POR ISSO AJUDEM A QUEM PRECISA DE AJUDA

brenda disse...

Essa musica fala dos povos que estao no poder
nao para mudar,e sim para subordinar
em vez de mudar a cidade e da uma mudada no mundo eles estao terminando
de destrui oque resta.
O povo esta fechando os olhos e só pensando no bolso cheio,acho que esta na hora de acabar a vaidade de uns e presta mais atensao nas nescesidades de outros.
Pois o mundo nao é feito apenas de televisor de luxo som caro e roupa na moda e sim de pessoas que precissa da nossa atensao,vamos nos conscientizar pelas necessidades dos outros pois sozinhos nao somos nada.

Brenda Salviano*

heitor disse...

A letra da musica infelizmente é a nossa realidade do dia-a-dia.
Nós vivemos em um mundo em que a corrupção toma conta de tudo, pessoas matam umas as outras para usar drogas, os políticos roubam dinheiro dos hospitais, dos bancos, etc. A pobreza das favelas em nossos estados. E agora parece que tudo se baseia em: televisão de luxo, roupas na moda e principalmente em ter o bolso cheio de dinheiro.

Heitor.C.

Reforma Gramatical disse...

Ótima interpretação.

Léo Borges disse...

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Em minha opinião, quando ele fala na favela e no senado ele compara os dois crimes mais comuns no Brasil, o assalto e o crime político (corrupção). E na parte sujeira pra todo lado ele deixa a entender que os crimes não acontecem só nas favelas e no senado mais em todo lugar onde o ser humano habita.
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Aqui o autor retrata a parte “cultural” do Brasil, sabe qual é? O “jeitinho brasileiro” que é como o brasileiro chama a prática de desrespeitar a constituição, mas todos os habitantes do Brasil acreditam que o Brasil é um país rumo ao progresso. Será mesmo?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Aqui o autor faz um questionamento muito comum, “Que país é esse?”. Claro, todo mundo sabe que a nossa pátria é o Brasil, mas a grande questão é um país onde o indicie de pobreza é extremamente mais alto do que os de outros pais tão economicamente desenvolvidos como o Brasil é um país justo? Um país onde o IDH (Indicie de Desenvolvimento Humano) está na colocação de 87º é mesmo uma “Pátria Amada Brasil”?
“O relatório do Desenvolvimento Humano 2011, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), classifica o Brasil na 84ª posição entre 187 países avaliados pelo índice”.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/brasil-ocupa-84-posicao-entre-187-paises-no-idh-2011.html
“Segundo o índice, a intensidade das privações das famílias que passam dificuldades no Brasil é de 39,3%, em referência ao percentual de privações que fazem parte do cotidiano das pessoas”
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/mais-de-5-milhoes-vivem-em-situacao-de-pobreza-no-brasil-segundo-idh.html

Léo Borges disse...

No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Mais uma vez o autor retrata que o desrespeito a constituição está em todo lugar não só nos mais conhecidos e já citados na musica.
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papeis e documentos fieis
Ao descanso do patrão
Aqui ele fala sobra à ambição que tomou conta do país como uma epidemia, onde matar um companheiro de empresa para subir de cargo é algo comum nos noticiários, onde o dinheiro começou a valer mais do que uma vida humana. Na parte que ele fala “Ao descanso do patrão” ele fala sobra um mundo capitalista onde a classe mais baixa trabalha para uma classe mais “superiores”, onde uma jornada abusiva de trabalho é algo comum, onde na grande maioria das vezes a carteira não é assinada tirando os benefícios garantidos pela constituição ao trabalhador brasileiro.
“Quanto às estatísticas de registro de trabalho, 50,83% dos trabalhadores maranhenses que estão no mercado de trabalho declararam que não tem a carteira assinada. Em três municípios no interior do estado, os números fogem de todos os padrões considerados normais: em Centro do Guilherme, 91,34% das pessoas que estão empregadas não tem carteira assinada; em Paulino Neves, o número cai para 90,34%; já em Governador Newton Bello, 84,22% dos trabalhadores não tem carteira assinada”.
Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/05/maioria-dos-maranhenses-trabalha-sem-carteira-assinada-diz-ibge.html
Terceiro mundo, se foi
Piada no exterior
Nesse trecho o autor fala de como nós brasileiros não assumimos que estamos em um país de terceiro mundo. E sim o Brasil no exterior é carnaval, praia, futebol e “bunda”. Isso é ou não ser uma piada no exterior? Além disso, eu vi um documentário sobre o Anderson Silva (Lutador de MMA – Artes Marciais Mistas - e atual campeão de sua Categoria no UFC – Ultimate Fight Championship) onde outros atletas falam do esporte no nosso país com comentários como “Se você abaixar a cabeça e cumprimentar seu adversário no Brasil ele batem na sua cabeça e ainda roubam sua carteira”. Definitivamente o Brasil é uma piada no exterior.
Mas o Brasil vai fica rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Novamente o autor retrata a ambição dos poderosos no Brasil. Onde um Ser humano é capaz de vender a sua crença mais sincera por não mais do que uns bons trocados.

sidnei disse...

sou da geração que ouvia essa musicas, e vemos que nada mudou quando o assunto é política, embora melhoramos um monte em vários aspectos nossa política continua amadora, mal intencionada, e muito pouco cobrada pelos brasileiros. Precisamos valorizar a ética, banir os corruptos e mal intencionados da vida pública, ou seja, uma reforma política nos daria possibilidades de mudança cultural.

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem!

Flickr

Pesquisar Blog

Carregando...
 
berita unik