quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Interpretação Textual - Música

 Marvin  ( Titãs)


Meu pai não tinha educação
Ainda me lembro
Era um grande coração
Ganhava a vida
Com muito suor
E mesmo assim
Não podia ser pior
Pouco dinheiro
Prá poder pagar
Todas as contas
E despesas do lar...

Mas Deus quis

Vê-lo no chão
Com as mãos
Levantadas pr'o céu
Implorando perdão
Chorei!
Meu pai disse:
"Boa sorte"
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse:
"Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer"...

E três dias depois de morrer

Meu pai, eu queria saber
Mas não botava
Nem os pés na escola
Mamãe lembrava
Disso a toda hora...

E todo dia

Antes do sol sair
Eu trabalhava
Sem me distrair
As vezes acho que
Não vai dar pé
Eu queria fugir
Mas onde eu estiver
Eu sei muito bem
O que ele quis dizer
Meu pai, eu me lembro
Não me deixa esquecer
Ele disse:
"Marvin, a vida é prá valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino
Eu sei de cor"...

-"E então um dia

Uma forte chuva veio
E acabou com o trabalho
De um ano inteiro
E aos treze anos
De idade eu sentia
Todo o peso do mundo
Em minhas costas
Eu queria jogar
Mas perdi a aposta"...

Trabalhava feito

Um burro nos campos
Só via carne
Se roubasse um frango
Meu pai cuidava
De toda a família
Sem perceber
Segui a mesma trilha
E toda noite minha mãe orava
Deus!
Era em nome da fome
Que eu roubava
Dez anos passaram
Cresceram meus irmãos
E os anjos levaram
Minha mãe pelas mãos
Chorei!
Meu pai disse:
"Boa sorte"
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse:

"Marvin, agora é só você

E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer"
"Marvin, a vida é prá valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor"...(2x)

Reflexão:

Podemos mudar nossos destinos, ou ele já está escrito? 



21 comentários:

  1. Marvin representa um personagem que simboliza o cotidiano dos jovens pobres dos campos, os quais vivem em famílias desestruturadas, com vários irmão e país que que vivem num pedaço de terra toda a vida tentando tentando tirar dalí uma melhora que nunca virá. Marvim mostra toda a falta de oportunidades aos jovens pobres, que vivem sem entender tanta desgraça familiares.

    ResponderExcluir
  2. Uma rapida interpretação mostra uma clara definição de que nem sempre todos somos ajudados numa certa situação critica da vida, e que nem sempre o destino parece sorrir e nos dar bons frutos do suor do trabalho arduo., mesmo quando não achamos merecer o que recebemos.

    ResponderExcluir
  3. A música foi ocmposta por Nando Reis.

    ResponderExcluir
  4. A música relata que este país esta muito violenta, mas o país que eles estavam querendo saber é “Brasil”.
    As favelas do Rio de Janeiro foram até preciso ser chamado o Exército Brasileiro, para combater os traficantes.

    ResponderExcluir
  5. Não adianta pedir a DEUS para te ajudar a andar, se você não esta disposto a mover os seus pés.
    Não existe destino escrito, tudo o que a gente faz leva a algo,nós escrevemos nosso futuro através de nossas ações.
    Gessé 1 H
    n:43

    ResponderExcluir
  6. destino quem faz e Deus ele esta no controle de tudo.
    willian 1H

    ResponderExcluir
  7. O destino é a gente que faz, mas podemos mudar se não estamos gostamos, porém acima de tudo Deus está no controle, ele saberá o que fazer. Patrícia de Paula - 1°H

    ResponderExcluir
  8. Nosso destino quem traça é Deus,nós apenas escolhe se queremos o bem ou o mal !


    Alisson Jhone 1H

    ResponderExcluir
  9. O Nosso Destino somos Nós que fazemos a cada novo dia e a cada nova escolha . Basta você tomar as decisões certas .

    ResponderExcluir
  10. Gabriel de Ávilla e Silva 1º H

    Ninguém escreve o destino de cada pessoa antes de nascer. Creio que a pessoa faz o seu futuro usando o presente, ou seja para uma pessoa ser um idoso aposentado e receber uma quantia boa em dinheiro, ela quando nova tem que estudar, fazer uma faculdade, independente do curso.




    ResponderExcluir
  11. Essa música relata que um pai que trabalhava para ajudar a sustentar a casa ma um certo dia, E três dias depois o pai morreu. Pai disse para eles nunca esquecer "Marvin, a vida é prá valer
    Eu fiz o meu melhor
    E o seu destino
    Eu sei de cor"...

    Aluno: Allan da Costa Vieira N°:4 Série:9°C Noturno

    ResponderExcluir
  12. A música descreve de um pai sofredor e trabalhador que sustentava e um certo dia morreu. O pai disse para "Marvin” asumir o controle de homem na casa...
    Evandro Carlos N°45 9°C

    ResponderExcluir
  13. A música fala de pai que não teve estudou no seu leito de morte fala para o filho para ele não chora porque não ir adianta nada por que Deus quis assim , era para ele seguir sua vida e ter BOA SORTE. ERIKA 9°C

    ResponderExcluir
  14. nanda_salina@live.com5 de novembro de 2012 às 21:55

    Eu acredito que nosso destino ja esta escrito e não tem como nos mudarmos ele ...
    A musica que relata que o Brasil ta sofrendo muito em relação a violência,e hoje em dia ninguém que ajudar ao outro ...E o trabalho honesto não e reconhecido , pessoas lutam pelo dia a dia e não recebem nada em troca , e que hoje não adianta você so pedir a deus e não se esforcar para ganhar o que realmente planta ...9ºA

    ResponderExcluir
  15. Essa música Relata, quando os filho perde os pais ele não pode ficar só na mágoa tem que seguir seu futuro mas de acordo com a educação que seus pais ensinamos.
    R: Podemos mudar como as coisas não esta tão fácil, mas as pessoa esta tendo emprego com ensino superior.
    Mas também já está escrito.

    Aluno:Allan da Costa Vieira N°:4 Série:9°C Notuno

    ResponderExcluir
  16. A musica relata que um pobre homem que não teve oportunidade nos estudos , trabalhava duro no sol para colocar comida na mesa e pagar as contas.
    Mas Deus quis vê-lo no chão implorando pedindo perdão , meu pai antes de seu leito de morte disse:
    " Marvin , agora e só você e não vai adiantar chorar vai me fazer sofrer ".
    E depois de alguns dias que meu pai faleceu , eu não tinha mas forças para ir à escola , minha mãe lembrava disso a todo momento.
    E no dia seguinte , antes do sol nascer , eu trabalhava muito sem me destrair , eu tinha vontade de fugir mas onde eu estiver me-lembrarei muito bem o que meu pai quis me dizer:
    " Marvim , a vida é pra valer eu fiz o meu melhor e o seu destino eu sei de cor ".
    E então um dia uma forte chuva veio e acabou com um trabalho de um ano inteiro , e eu aos trezes anos de idade sentia um enorme pesso em minhas costas , eu queria solta mas eu perdi a aposta.
    E não sabia o que fazer via as coisas diferentes , não conseguia trabalha , mas lembrava , lá de cima tem meu herói e nessa hora dificil ele não irá , me abandonar , e todas noites minha mãe orava Deus .
    E dez anos se passaram , meus irmãos todos grandes , e lá se vai minha mãe levada por Deus , e eu chorava muito , e me lebrava o que meu pai me disse:
    "Marvin, agora é só você
    E não vai adiantar
    Chorar vai me fazer sofrer"
    "Marvin, a vida é prá valer
    Eu fiz o meu melhor.9°c / Sammara Marilaque Dultra.

    ResponderExcluir
  17. O destino é Deus quem faz, ai você escolhe qual o destino melhor pra você, se você quiser o bem ou o mal ai você vai vendo o que é melhora para sua vida!
    Vinicius Ferreira -1°H

    ResponderExcluir
  18. Ninguém sabe o futuro de ninguém , pois futuro ou destino cada constroi o seu.ass: Lucas Camargo 1ºH

    ResponderExcluir
  19. A música relata,a vida de um garoto que não teve oportunidades na vida que trabalhou para ajudar sua família e não teve tempo para estudar e ser alguém melhor na vida. Deus escreve sua história, mas é você que decide como vai ser.

    ResponderExcluir
  20. Enquanto acreditarmos que nosso destino esta traçado, ou coisa parecida, tipo, deus escreve reto em linhas tortas... ficaremos a merce, esperando a vida passar sem darmos conta do quao esta é preciosa e que se queremos mudar nossas condiçoes de vida, nos resta pelo menos a possibilidade de ir em busca daquilo que almejamos, caso contrario voce ficara sentado na poutrona da sua casa assistindo a teve e esperando o fim do mundo...

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!