Ninguém sabe detalhes da vida do último e mais importante líder do Quilombo dos Palmares
Reportagem Reinaldo Lopes |
O nome dele era Zumbi, mas talvez o certo fosse Zambi. Ele pode
ter nascido na África e ter sido trazido para cá à força, mas há quem
diga que ele era brasileiro e livre. Nem temos certeza de que ele era
filho de africanos – se ele nasceu no Brasil, é possível que seu pai
fosse africano e sua mãe, índia. Sua morte também é envolta em mistério.
Só não existem dúvidas a respeito de uma coisa: até seus adversários o
definiam como um homem forte, orgulhoso, inconformado com sua condição
social, que resolveu enfrentar seus algozes e libertar seu povo. E ele
foi longe nesse objetivo. O Quilombo dos Palmares deu trabalho ao
governo de Portugal.
O quilombo foi construído na serra da Barriga, uma área que hoje faz
parte do estado de Alagoas. O terreno era uma espécie de fortaleza
natural: tinha barrancos que dificultavam o acesso e palmeiras fazendo
uma espécie de muralha. Palmares surgiu por volta de 1580, quando
escravos que fugiam de Pernambuco e da Bahia construíram uma pequena
vila fortificada, onde eles podiam ser livres e estavam protegidos dos
soldados que capturavam e matavam os fugitivos dos engenhos de
cana-de-açúcar do litoral. No auge da ocupação, em 1670, o quilombo
teria chegado a 30 mil moradores – talvez esse número seja um exagero.
Mesmo depois da morte de Ganga-Zumba e de Zumbi, seus dois maiores
líderes, os escravos ainda resistiram até o ano de 1710.
Se os criadores do quilombo realmente vieram de um engenho, a grande
maioria deveria ser homem, pois as fazendas abrigavam poucas mulheres.
Talvez por isso, já nos primeiros anos de organização, o aglomerado de
fugitivos virou uma pedra no sapato dos portugueses. Volta e meia, os
habitantes de Palmares invadiam engenhos para libertar escravos, roubar
comida e armas e, principalmente, raptar mulheres. Em 1602, o
governador-geral do Brasil, Diogo Botelho, mandou uma expedição contra
eles. Foi a primeira das mais de 40 missões de ataque. Era difícil
vencer os escravos porque, quando as tropas chegavam, eles abandonavam a
cidade e se escondiam no mato.
Quando os holandeses invadiram o Nordeste, os engenhos de açúcar
perderam o controle sobre seus escravos e as fugas aumentaram. Palmares
recebeu milhares de novos moradores e, em 1654, quando os holandeses
foram expulsos, a vila tinha virado uma potência formada por vários
aglomerados populacionais, que vendiam e compravam produtos das cidades
vizinhas. Nessa fase, pode ser que até brancos tenham vivido dentro do
quilombo. E com certeza havia índios morando lá dentro ou por perto.
Escavações arqueológicas têm encontrado cerâmica indígena, provavelmente
da mesma época de Zumbi.
Crescimento
Essa confederação de povoados escolheu como chefe um guerreiro
conhecido como Ganga-Zumba, que morava em Macaco, a principal vila do
refúgio. Não se sabe se “Ganga-Zumba” seria nome próprio ou um título
dado ao líder. “A palavra ganga significava ‘poder’ ou ‘sacerdote’ em
várias sociedades da África central”, diz o historiador Flávio Gomes,
professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Para a maioria dos especialistas, foi nessa época de relativa
calmaria que Zumbi teria crescido em Palmares. Um dos motivos para
sustentar que o líder nasceu ali mesmo e não chegou depois, fugindo da
escravidão, é o fato de que ele seria sobrinho de Ganga-Zumba. Mas o
parentesco também não é garantido, já que a palavra “sobrinho” podia ter
um sentido simbólico.
Não há relatos confiáveis sobre a juventude de Zumbi. É em um
relatório do comando militar da capitania de Pernambuco, escrito por
volta de 1670, que seu nome aparece citado pela primeira vez. Ele seria o
homem de confiança do chefe Ganga-Zumba, uma espécie de general dos
exércitos de Palmares. Outros documentos da mesma época destacam a
capacidade militar de Zumbi. Um deles diz que, ao enfrentar uma
expedição liderada por Manuel Lopes Galvão, Zumbi levou um tiro na perna
que o teria deixado manco, mas ele continuou lutando mesmo assim.
Missões de ataque
Por volta de 1670, matar Ganga-Zumba e Zumbi virou questão de honra
para o governo português. Mas, em 1678, a raiva já tinha passado um
pouco. Cansado das derrotas seguidas, o governador-geral propôs um
acordo de paz. Ganga-Zumba aceitou, e deixou Palmares com algumas
centenas de seguidores. Ele morreu pouco tempo depois, e há quem diga
que foi Zumbi que mandou envenená-lo por ter abandonado seu povo. O novo
líder do quilombo não quis saber de trégua. Em 1690, o governo enviou o
bandeirante Domingos Jorge Velho para atacar a região. Apanhou na
primeira tentativa, mas voltou em 1692, com 9 mil homens e alguns
canhões. Depois de semanas de luta, os bandeirantes invadiram a capital
de Palmares. Zumbi fugiu. Ele só viveria mais um ano, até ser traído e
morto por um companheiro, Antônio Soares. Os bandeirantes deram ao corpo
de Zumbi o destino de várias outras pessoas que na época eram
consideradas traidoras da pátria. Seus olhos foram arrancados, sua mão
direita foi cortada e seu pênis foi decepado e enfiado em sua própria
boca. Já a cabeça foi salgada e levada para Recife, onde apodreceu em
praça pública.
A lenda do suicídio coletivo
Logo depois de se aproximar de Zumbi e cumprimentá-lo, o traidor
Antônio Soares o matou com uma punhalada. É assim que os historiadores
acreditam que o líder dos Palmares foi assassinado. Mas, antigamente,
existia uma outra explicação, bem mais dramática. “Até o início dos anos
60, os historiadores diziam que Zumbi e seus seguidores tinham cometido
suicídio ao se atirar dos penhascos da serra da Barriga”, diz o
historiador Flávio Gomes. Não é verdade, mas essa lenda pode ter surgido
por causa de uma das últimas batalhas da guerra de resistência. O
bandeirante Jorge Velho construiu uma muralha de apoio, em diagonal,
para levar seus canhões para perto do quilombo. A única forma de
atacá-la era subir por um barranco. Alguns quilombolas tentaram usar
essa estratégia para fazer um ataque-surpresa contra o bandeirante. Quem
era baleado rolava pelo barranco, o que pode ter dado a falsa impressão
de suicídio.
Saiba mais : Fonte
• A Hidra e os Pântanos, Flávio Gomes, Unesp, 2005. Compara os
quilombos do Brasil com outros grupos de rebeldes em outros países do
continente
• Palmares, Ontem e Hoje, Pedro Paulo Funari e Aline V. de Carvalho,
Jorge Zahar, 2005. Ótima introdução à história do quilombo. O professor
Funari trabalhou nas primeiras escavações feitas no local
A sina de Alfo
Alfo
era um ratinho muito prestativo que trabalhava para o Rei Leão. Era
alegre, brincalhão , amigo com o qual o rei podia contar vinte e quatro
horas por dia.
Mas com o passar do
tempo, Alfo foi ficando triste, pois vivia praticamente preso às suas
obrigações de ajudante-de-ordens, conselheiro, ombudsman, mão direita,
mensageiro, e não tinha tempo para mais nada. Por causa de sua índole
alegre e expansiva, o ratinho gostava de viver livremente. Por isso,
ultimamente, o seu emprego o desgostava muito; sentia-se escravo do
dever.
O ratinho Alfo tornava-se
cada vez mais sério, mais taciturno; nem as mais engraçadas piadas do
papagaio o faziam rir. Os bichos viviam fazendo-lhe graça para tentar
descontraí-lo e sugeriam com preocupação:
- Alfo, ria ! Rir faz bem !
- Alfo, ria ! Você está envelhecendo .
Mas quê ! Alfo foi ficando cada vez mais calado, até que um dia resolveu falar com o Rei.
- Senhor , não agüento
mais o peso das obrigações. Sou um ratinho sagitariano, quero viajar,
ser livre e o excesso de dever está me matando. Nem rir mais eu rio !
Todos vivem me pedindo : - Alfo, ria ! Você está muito triste ! - porque
percebem que estou ficando cada vez mais descontente !
- E o que você sugere, meu fiel amigo ?
- Que o senhor me libere
de serví-lo . Continuarei sendo seu melhor amigo, se quiser, seu
conselheiro, mas quero ser livre. Quero dormir de madrugada, acordar com
o sol no meu focinho, quero visitar novas florestas , mas trabalhando
assim como trabalho, não posso fazer nada disso !
- É, meu caro ratinho, você tem razão.
- Sabe, majestade, se eu
continuar trabalhando tanto, sem ter tempo para mim , vou me tornar
amargo . Por favor, liberte-me de minhas obrigações.
- Quem sou eu para ir
contra a personalidade de alguém ? Prefiro-o como um amigo alegre a um
fiel servidor triste. De hoje em diante, você está livre, Alfo.
Alfo ria sem parar. Estava realmente feliz e poderia fazer tudo aquilo que quisesse.
E foi a partir dessa
história, a história do ratinho Alfo que queria a libertação do pesado
jugo do trabalho, que nasceu a palavra alforria.”
Autor desconhecido
naiara vilhalaba
ResponderExcluirno ano de 1654 as fugas de escravos aumentaram..nem só escravos viviam em quilombos mais tambem indios e alguns brancos..
Zumbi dos palmares era considerado um lider por todos os negros de engenhos por isso quando fugiam eles iam direto para o quilombo se juntar aos outros negros
ResponderExcluirFalar-se em "Consciência Negra", é algo que deve ser buscado em suas origens.
ResponderExcluirOs negros foram violentamente arrancados de seu torrão natal..
Contudo, com o passar do tempo, a situação foi mudando. Conseqüência natural da evolução mundial..
Já está provado de que com as mesmas possibilidade de estudo e preparo, a cor da pele não significa que determinada pessoa tem maior ou menor capacidade de desenvolver o intelecto, ou de desempenhar funções. A questão é algo digno de estudos.
É que certos conceitos e preconceitos sejam revistos, que se adquira uma melhor consciência da realidade, não digo nacional, mas mesmo mundial.
Patŕicia 1ºh
No dia 20 de dezembro um povoado escolheu um chefe conhecido como Ganga-Zumba, que morava na principal vila do refúgio. Não se sabe se “Ganga-Zumba” seria nome próprio ou apelido. “A palavra ganga significava ‘poder’ ou ‘sacerdote’ em várias sociedades da África central”. Para a maioria dos especialistas, foi nessa época de relativa calmaria que Zumbi teria crescido em Palmares. Um dos motivos para sustentar que o líder nasceu ali mesmo e não chegou depois, fugindo da escravidão.
ResponderExcluirHistória que mostra mais uma das grandes lutas que os negros tiveram que enfrentar. São merecedores de um dia em sua homenagem. Mariane
ResponderExcluirOs textos mostrados acima são relatos de como eram as sociedades negras da época. em como eles foram libertadores e como eles obtiveram exito em passar por aquela época muito sofrida para os povos negros.é de suprema importância obter os conhecimentos da historia de nosso pais e suas lutas.
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