MEC lança guia sobre a redação do Enem 2012
Manual traz redações de candidatos que conseguiram nota máxima em 2011. Saiba quais são as mudanças na correção do texto
Guia de Redação: AQUI
Provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro (Letícia Moreira/Folhapress)
Leia também:
Redação do Enem pede aluno engajado
Saiba como é calculada a nota do Enem 2012
Informações e orientações sobre o Enem
Raio-x: os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o guia teve tiragem de 1.700.000 cópias, destinadas a escolas públicas, e está disponível também na internet. A redação do Enem se propõe a avaliar cinco competências dos estudantes, entre elas domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta e argumentação (confira todas as competências na tabela).
Para professores ouvidos pelo site de VEJA, as alterações – como redução da margem de discrepância entre corretores de 300 para 200 pontos - são benéficas e necessárias. Contudo, ainda precisam ser aprimoradas. Vivian D’Ângelo Carreira, professora de gramática e redação do Cursinho do XI, considera necessário um melhor detalhamento de como cada item é avaliado. Ela utiliza como exemplo a competência I, que avalia o domínio da norma padrão da língua escrita. “Neste caso, olham de forma geral se o aluno errou muito ou errou pouco; ou há um determinado número de pontos para cada erro gramatical?”, questiona. “Os critérios do Enem são muito subjetivos”, considera.
O professor Francisco Platão Savioli, supervisor de português do Sistema Anglo de Ensino, sugere a compilação de amostras de redações para o esclarecimento de eventuais dúvidas. Um bom exemplo é o desvio do tema proposto: “Fuga do tema é zero na redação, mas há alunos que cometem fugas parciais e umas são mais graves que outras. Com a análise de uma amostra de 100 redações, por exemplo, poderíamos estabelecer critérios que fossem atribuíveis a outros casos similares”, diz.
Savioli também destaca a importância do treinamento dos profissionais que irão corrigir as redações. “Uma equipe bem treinada evita distorções na nota. Tem professor que considera menos grave erro de acento, crase ou vírgula e analisa o texto pela articulação do pensamento e relação dialógica. Já outros são mais rigorosos com o português. É preciso alinhar todos os posicionamentos”, afirma. Segundo o Inep, 4.200 pessoas estão sendo capacitadas para se adequarem às novas exigências.
As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e da natureza. Já no segundo dia, os alunos têm cinco horas e meia para fazer a redação e responder a questões de matemática e linguagens.
Competências avaliadas no texto
As razões da nota zero
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua Mensagem!