terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dicas de Boas Maneiras

Algumas dicas de boas maneiras na escola, por Cármen Mateus


As boas maneiras constituem a base do relacionamento em todos os aspectos da nossa vida. Sua importância no ambiente escolar e na educação de uma criança equipara-se à de aprender a ler, escrever e contar. Cabe ao professor conscientizar-se de sua função, para promover e manter um ambiente alegre, agradável e saudável na sala de aula, com a participação e a colaboração dos alunos.
As boas maneiras no ambiente escolar são baseadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas. Às vezes, a cortesia comum não é suficiente. Há várias situações na vida que exigem o conhecimento exato do que dizer, como agir, o que vestir, o que escrever. O sucesso das pessoas se deve em parte ao fato de saberem como se comportar em quase todas as situações. Algumas dicas básicas devem ser incorporadas ao cotidiano de professores e alunos

§ Fazer uso das palavras "mágicas" sempre que necessário: por favor; com licença; obrigado(a); desculpe.

§ Cumprimentar as pessoas ao chegar e despedir-se ao sair. 

§ Demonstrar respeito pelas outras pessoas, sejam elas mais velhas, da mesma idade ou mais novas. 

§ Respeitar a privacidade dos outros: não mexer na mesa, na bolsa ou mochila dos colegas sem a autorização deles nem ler qualquer material que não lhe pertença. 

§ Não interromper a conversa das pessoas. 

§ Esperar a sua vez de falar e escutar com atenção o que os outros têm a dizer. 

§ Relacionar-se da melhor maneira possível com os colegas e professores. 

§ Ser pontual. Não deixar as pessoas esperando por você. 

§ Elogiar os colegas, sempre que cumprirem bem a sua tarefa ou fizerem um esforço para melhorar. 

§ Dar crédito a quem merece. Em hipótese alguma aceitar um elogio pelo trabalho de outra pessoa. 

§ Se estiver numa função de supervisão, fazer as críticas necessárias e justificá-las. 

§ Se tiver de corrigir ou repreender alguém, fazê-lo em particular, para não constranger a pessoa na frente dos colegas. 

§ Evitar a discriminação de seus colegas por qualquer motivo. Não criticar ou culpar as pessoas pelas costas, sem que elas possam defender-se.

§ O sorriso é fundamental para facilitar o entendimento e gerar simpatia, desde que não seja irônico e debochado.

§ Evitar gritos como meio de chamar as outras pessoas.

§ Evitar o uso da sala de aula como toalete: nunca passar batom, pentear o cabelo, lixar ou pintar as unhas no horário de aula.

§ Devolver tudo que pedir emprestado aos colegas, como canetas, livros ou guarda-chuva.

§ Não cultivar o hábito de pedir dinheiro emprestado para pequenas coisas, como almoço e ônibus, pois é comum esquecermos de pagar pequenas quantias.

§ Não ser inconveniente: evitar a interrupção do trabalho alheio para bater papo.

§ Oferecer apoio aos colegas que precisarem. Se souber de alguém que está passando por uma crise pessoal ou um período difícil, ouvi-lo com compreensão.  

§ Se alguém lhe fizer uma gentileza, responder com uma nota de agradecimento.  

§ Procurar não falar demais sobre seus conhecimentos e suas qualidades. Não usar seu sucesso pessoal como uma forma de humilhar os companheiros ou criar antipatia. Nem sempre é fácil controlar emoções em situações de trabalho, mas vale a pena tentar. Analisando os nossos defeitos e as exigências do nosso trabalho, podemos descobrir onde estão as nossas falhas e corrigi-las.
"O homem recebe duas classes de educação: uma que lhe dão os demais;
outra, mais importante, que ele dá a si mesmo." (Gibbon)


Fonte:Editora Scipione

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