Algumas dicas de boas maneiras na escola, por Cármen Mateus
As boas maneiras constituem a base do relacionamento em todos os aspectos da nossa vida. Sua importância no ambiente escolar e na educação de uma criança equipara-se à de aprender a ler, escrever e contar. Cabe ao professor conscientizar-se de sua função, para promover e manter um ambiente alegre, agradável e saudável na sala de aula, com a participação e a colaboração dos alunos.
As
boas maneiras no ambiente escolar são baseadas na demonstração do
interesse e da consideração pelas pessoas. Às vezes, a cortesia comum
não é suficiente. Há várias situações na vida que exigem o conhecimento
exato do que dizer, como agir, o que vestir, o que escrever. O sucesso
das pessoas se deve em parte ao fato de saberem como se comportar em
quase todas as situações. Algumas dicas básicas devem ser incorporadas
ao cotidiano de professores e alunos
§ Fazer uso das palavras "mágicas" sempre que necessário: por favor; com licença; obrigado(a); desculpe.
§ Cumprimentar as pessoas ao chegar e despedir-se ao sair.
§ Demonstrar respeito pelas outras pessoas, sejam elas mais velhas, da mesma idade ou mais novas.
§
Respeitar a privacidade dos outros: não mexer na mesa, na bolsa ou
mochila dos colegas sem a autorização deles nem ler qualquer material
que não lhe pertença.
§ Não interromper a conversa das pessoas.
§ Esperar a sua vez de falar e escutar com atenção o que os outros têm a dizer.
§ Relacionar-se da melhor maneira possível com os colegas e professores.
§ Ser pontual. Não deixar as pessoas esperando por você.
§ Elogiar os colegas, sempre que cumprirem bem a sua tarefa ou fizerem um esforço para melhorar.
§ Dar crédito a quem merece. Em hipótese alguma aceitar um elogio pelo trabalho de outra pessoa.
§ Se estiver numa função de supervisão, fazer as críticas necessárias e justificá-las.
§ Se tiver de corrigir ou repreender alguém, fazê-lo em particular, para não constranger a pessoa na frente dos colegas.
§
Evitar a discriminação de seus colegas por qualquer motivo. Não
criticar ou culpar as pessoas pelas costas, sem que elas possam
defender-se.
§ O sorriso é fundamental para facilitar o entendimento e gerar simpatia, desde que não seja irônico e debochado.
§ Evitar gritos como meio de chamar as outras pessoas.
§ Evitar o uso da sala de aula como toalete: nunca passar batom, pentear o cabelo, lixar ou pintar as unhas no horário de aula.
§ Devolver tudo que pedir emprestado aos colegas, como canetas, livros ou guarda-chuva.
§
Não cultivar o hábito de pedir dinheiro emprestado para pequenas
coisas, como almoço e ônibus, pois é comum esquecermos de pagar
pequenas quantias.
§ Não ser inconveniente: evitar a interrupção do trabalho alheio para bater papo.
§
Oferecer apoio aos colegas que precisarem. Se souber de alguém que
está passando por uma crise pessoal ou um período difícil, ouvi-lo com
compreensão.
§ Se alguém lhe fizer uma gentileza, responder com uma nota de agradecimento.
§
Procurar não falar demais sobre seus conhecimentos e suas qualidades.
Não usar seu sucesso pessoal como uma forma de humilhar os companheiros
ou criar antipatia. Nem sempre é
fácil controlar emoções em situações de trabalho, mas vale a pena
tentar. Analisando os nossos defeitos e as exigências do nosso trabalho,
podemos descobrir onde estão as nossas falhas e corrigi-las.
"O homem recebe duas classes de educação: uma que lhe dão os demais;
outra, mais importante, que ele dá a si mesmo." (Gibbon)
Fonte:Editora Scipione
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