domingo, 23 de outubro de 2011

Leitura para o 4º Bimestre 9º Ano e 1ºAno

Capa-do-livro-a-Revolucao-dos-bichos

Link para o livro acima.


"OS SETE MANDAMENTOS
Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
Nenhum animal usará roupa.
Nenhum animal dormirá em cama.
Nenhum animal beberá álcool.
Nenhum animal matará outro animal.
Todos os animais são iguais."

A opressão, tema tão discutido durante as revoluções burguesas e uma das questões abordadas na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, criada em agosto de 1789, durante o fervor inicial do movimento que havia derrubado a Bastilha e que, algum tempo depois levaria Luís XVI a guilhotina, se tornou uma das bases que justificam o levante dos animais da Granja do Solar contra seu proprietário, o nefasto e violento Sr. Jones.
Indubitavelmente toda e qualquer revolução legítima tem como dínamo que mobiliza suas forças o uso da violência de forma repressiva invariavelmente associado a situações de penúria e escassez a que são submetidos os populares. Remexendo os escritos de Karl Marx podemos nos lembrar de um de seus mais célebres conceitos como definidor dessa ação, a clássica definição de "Luta de Classes".

Foto-de-George-Orwel
Na perspectiva do escritor inglês George Orwell, é possível perceber que sim. Que os animais, sejam eles porcos, patos, cabras, cavalos ou cachorros, de tanto apanharem ou serem submetidos a condições degradantes de existência, poderiam se levantar e derrotar seus algozes.
Trata-se, é claro, de uma alegoria através da qual Orwell nos remete a uma feroz crítica aos totalitarismos e as desigualdades reinantes tanto no sistema capitalista quanto no socialismo dos soviéticos (em sua época mais dura, de maior fechamento, de grande controle da sociedade pelos órgãos governamentais, durante o governo de Stálin).

Desenho-de-porquinho-cor-de-rosa-com-terno-e-gravata-pretos

"TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS
MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS
QUE OS OUTROS"
Desenho-de-homem-fumando-sentado-numa-caixa
Obs.: Qualquer semelhança entre o enredo de "Revolução dos Bichos" e os acontecimentos da Revolução Russa e do período Stalinista na União Soviética não são mera coincidência. O autor George Orwell, socialista de carteirinha, era crítico mordaz de Stálin e das falsidades proferidas em favor de um sistema que considerava muito distante do verdadeiro socialismo. Se o leitor associar o velho Major a Lênin, Bola de Neve a Trotsky e Napoleão a Stálin entenderá a referência com perfeição!



Fonte


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aula Programada 18-10-2011 Terça-feira 9ºC/ 2ºD/1ºG


9º C - Língua Portuguesa

Exercícios de Interpretação. Serão entregues segunda-feira durante a aula.


2ºD - Artes
Releitura no Caderno :  Arte Indígena no Brasil  ou Arte Indígena em Mato Grosso do sul



1º G   - Literatura
 Interpretação Textual .
Período Literário Barroco. Orientações na aula segunda-feira.