quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pós-Impressionismo 2º Ano ARTES 3º Bimestre

 Pós-impressionismo

Movimento inclui Cézanne e Van Gogh

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Foram chamados pós-impressionistas alguns artistas que não mais seguiam os preceitos originais do impressionismo. Para eles, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais. Outros ainda sentiam-se insatisfeitos e limitados com a técnica impressionista.
Natureza morta de Cézanne
"Natureza morta com Prato com Cerejas", de Cézanne (1885-1887).

Nesse contexto, diversas tendências surgiram na pintura do fim do século 19 e início do século 20.

Alguns artistas pós-impressionistas


  • Paul Cézanne (1839-1906)


  • Foi um dos maiores intérpretes do impressionismo e da reação contra esse movimento. Segundo suas próprias palavras, "pintar não é meramente copiar o objeto". Seus quadros eram construções da natureza, um objeto em si.

    Ele estudava as formas geométricas. Com o tempo abandonou as idéias de representar o movimento (característica do impressionismo) e resolveu reconstruir a sensação da estrutura, densidade e peso dos objetos. Tentava simplificar as formas da natureza e reduzi-las a cilindros, esferas e cones. Via uma árvore, por exemplo, como um grande cilindro (tronco) e uma elipse (copa).

    "Natureza-morta com prato com cerejas" (acima, à direita) era um dos favoritos de Cézanne. É o resultado de muitos ensaios e estudos seus, realizados pelo artista contra as regras acadêmicas. Destaque para a disposição do prato com cerejas em relação ao restante da composição.

    Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva. Também introduziu em suas obras distorções e alterações de ponto de vista, em benefício da composição ou para ressaltar o volume e o peso dos objetos. Tudo isso, mais a idéia de simplificação das formas já comentada, irá dar origem, no século 20, ao cubismo de Picasso e Braque.


  • Georges Seurat (1859-1891)


  • Observe a imagem a seguir:



    Reprodução
    "Um Domingo de Verão na Grande Jatte", Seurat (1884-1886).


    Repare na copa das árvores e no gramado. Nesses elementos pode-se observar nitidamente a técnica utilizada por Seurat para pintar o quadro: o pontilhismo.

    Ao utilizar cores puras (em vez de misturá-las), aplicou-as diretamente na tela, ele resolveu agrupar as pinceladas em formas de pontos. A técnica também foi muito utilizada pelo pintor francês Paul Signac.



  • Vincent van Gogh (1853-1890)



  • Van Gogh auto retrato
    "Auto Retrato", Van Gogh.
    Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, foi marginalizado pela sociedade durante sua vida. "Falhou" em todos os aspectos considerados importantes para a sociedade de sua época: não constituiu família, não conseguia custear a sua própria subsistência, sucumbiu a uma doença mental.

    Tinha personalidade intrigante. Oscilava entre a alegria e a tristeza, a esperança e o desespero, o amor e o ódio. Vivia uma dualidade emocional. Pintar passou a ser seu refúgio. Utilizava cores fortes para expressar seus sentimentos. Van Gogh dizia: "Pinto o que sinto e não apenas o que vejo".

    Ficou famoso depois da sua morte, especialmente após a exibição de 71 de suas obras em Paris, em 1901.

    Sua influência no expressionismo, no fovismo e no abstracionismo foi notória. Suas influências podem ser reconhecidas em variadas frentes da arte do século 20. O artista foi pioneiro ao relacionar tendências impressionistas com as aspirações modernistas.
    *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.

    Fonte: Uol



    Para os pós-impressionistas, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais.

    O Comedor de batatas, de Van Gogh.

    Pós-Impressionismo é o nome que se dá a diferentes estilos e tendências artísticas cuja origem encontra-se no Impressionismo, tanto como uma reação contrária a ele como também visando um desenvolvimento maior da escola.


    Seurat

    Outros ainda sentiam-se insatisfeitos e limitados com a técnica impressionista.
    A expressão Pós-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se desenvolveu de 1886, a partir da última exposição impressionista, até o surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque.

    Van Gogh


    Entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas. O naturalismo e a preocupação com os efeitos momentâneos de luz, caros aos impressionistas, estão na base de boa parte das restrições feitas ao movimento.

    Van Gogh


    Em Seurat e Paul Signac (1863-1935) o rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo. Aí, os trabalhos se orientam a partir de um método preciso: trata-se de dividir os tons em seus componentes fundamentais. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.

    Pintura de Seurat


    Os movimentos modernistas devem muito ao pós-impressionismo, principalmente pela figura de Paul Cézanne (1839 - 1906) e sua obstinação em alcançar a natureza real atrás das aparências, criar uma arte com vida própria, “concretizar“ suas impressões pessoais e “realizar o motivo”.


    Cezanne
    Os principais artistas do movimento do pós-impressionismo foram:

    CEZANNE – FORMAS SIMPLIFICADAS





    SEURAT – PONTILHISMO E MISTURA DE CORES


    Esse trabalho logo abaixo foi feito a partir desta "Tarde de Domingo na ilha de Jatte", de Seurat:
    Obra original

    Abaixo, obra do artista contemporâneo que utilizou-se da obra original para fazer uma apropriação com latinhas - para abrir uma questão ambiental e de reciclagem.


    Veja o detalhe da obra bem de pertinho, feito só de latinhas:




    GAUGUIN – CORES VIVAS E PAISAGENS E NATIVAS DO TAHITI





    VAN GOGH – PINCELADAS CURVAS, FORTES, ESPESSAS E GRANDE CARGA DE EMOÇÃO 




    TOULOUSE-LAUTREC – CENAS NOTURNAS E ESTILO GRÁFICO




    A forma das pinturas, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordância com os impressionistas.

    Van Gogh

    Toulouse-Lautrec


    Assista a um trecho do filme "Sede de Viver", filme que retrata a vida de Van Gogh (de 1956):
     
    Fonte: http://julirossi.blogspot.com/2009/03/pos-impressionismo.html



    terça-feira, 23 de agosto de 2011

    9º Ano Dissertação 3º Bimestre

    Conectivos

    Conectivos ou elementos de coesão são todas as palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, para criar relações entre segmentos do discurso, tais como: então, portanto, já que, com efeito, porque, ora, mas, assim, daí, aí, dessa forma, isto é, embora e tantas outras.
    Veja o exemplo:

    Israel possui um solo árido e pouco apropriado à agricultura, porém chega a exportar certos produtos agrícolas.

    No caso, faz sentido o uso do porém, já que entre os dois segmentos ligados existe uma contradição. Seria descabido permutar o porém pelo porque, que serve para indicar causa.

    Relação dos principais elementos de coesão:

    1) assim, desse modo: têm um valor exemplificativo e complementar.

    A seqüência introduzida por eles serve normalmente para explicitar, confirmar ou ilustrar o que se disse antes.

    O Governador resolveu não comprometer-se com nenhuma das facções em disputa pela liderança do partido. Assim, ele ficará à vontade para negociar com qualquer uma que venha a vencer.

    2) e: anuncia o desenvolvimento do discurso e não a repetição do que foi dito antes; indica uma progressão que adiciona, acrescenta, algum dado novo. Se não acrescentar nada, constitui pura repetição e deve ser evitada. Ao dizer:

    Tudo permanece imóvel e fica sem se alterar.

    3) ainda: serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão, ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto qualquer.

    O nível de vida dos brasileiros é baixo porque os salários são pequenos. Convém lembrar ainda que os serviços públicos são extremamente deficientes.

    4) aliás, além do mais, além de tudo, além disso: introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo, como se fosse desnecessário, justamente para dar o golpe final no argumento contrário.

    Os salários estão cada vez mais baixos porque o processo inflacionário diminui consideravelmente seu poder de compra. Além de tudo são considerados como renda e taxados com impostos.

    5) isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras: introduzem esclarecimentos, retificações ou desenvolvimento do que foi dito anteriormente.

    Muitos jornais, fazem alarde de sua neutralidade em relação aos fatos, isto é, de seu não comprometimento com nenhuma das forças em ação no interior da sociedade.

    6) mas, porém e outros conectivos adversativos: marcam oposição entre dois enunciados ou dois segmentos do texto. Não se podem ligar, com esses relatores, segmentos que não se opõem. Às vezes, a oposição se faz entre significados implícitos no texto.

    Choveu na semana passada, mas não o suficiente para se começar o plantio.

    7) embora, ainda que, mesmo que: são relatores que estabelecem ao mesmo tempo uma relação de contradição e de concessão. Servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento.

    Trata-se de um expediente de argumentação muito vigoroso: sem negar as possíveis objeções, afirma-se um ponto de vista contrário.
    Observe o exemplo:
    Ainda que a ciência e a técnica tenham presenteado o homem com abrigos confortáveis, pés velozes como o raio, olhos de longo alcance e asas para voar, não resolveram o problema das injustiças.
    Como se nota, mesmo concedendo ou admitindo as grandes vantagens da técnica e da ciência, afirma-se uma desvantagem maior.

    O uso do embora e conectivos do mesmo sentido pressupõe uma relação de contradição, que, se não houve, deixa o enunciado descabido.
    Exemplo:

    Embora o Brasil possua um solo fértil e imensas áreas de terras plantáveis, vamos resolver o problema da fome.

    8. Certos elementos de coesão servem para estabelecer gradação entre os componentes de uma certa escala. Alguns, como mesmo, até, até mesmo, situam alguma coisa no topo da escala; outros, como ao menos, pelo menos, no mínimo, situam-na no plano mais baixo.

    O homem é ambicioso. Quer ser dono de bens materiais, da ciência, do próprio semelhante, até mesmo do futuro e da morte.
    ou
    É preciso garantir ao homem seu bem-estar: o lazer, a cultura, a liberdade, ou, no mínimo, a moradia, o alimento e a saúde.

    Às vezes o conectivo tem seu uso inadequado de forma proposital, que revela um preconceito ou uma ironia. Mário Amato, ex-presidente da Fiesp, referiu-se à ex-ministra Dorothea Werneck desta forma:

    Ela é mulher, mas é capaz. (Ironia)

    Fonte 

    Redações nota DEZ



    Como escrever a dissertação?



    <iframe width="420" height="345" src="http://www.youtube.com/embed/zSfr7T5D400" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

    sábado, 20 de agosto de 2011

    Trabalho de Literatura - 2º C Escola Prof. Alício Araújo - Parabéns aos alunos!




    O Romantismo foi marcado por dois acontecimentos históricos importantes: as Revoluções Industrial e Francesa. A vida social estava dividida: a burguesia industrial e o surgimento da classe operária, os proletariados.
    A burguesia ganhava poder e o capitalismo se desenvolvia cada vez mais, enquanto os impérios feudais e a aristocracia que dependia deles encontrava-se em situação de calamidade. Era o fim do absolutismo na Europa, causado pelos dois movimentos revolucionários, citados anteriormente, e o início da industrialização, que se espalhou por toda Europa.
    O ideal da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade alcançou a América Latina e foi um marco para um período de independência nas colônias da Espanha e Portugal. Assim, temos as independências de: Paraguai, Argentina, Venezuela, Chile, Equador, Peru, México, Brasil, América Central, Bolívia e Uruguai.
    Já na literatura, a fase romântica rompe com a tradição clássica, imposta pelo período árcade, e apresenta novas concepções literárias, dentre as quais podemos apontar: a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza acolhedora ao homem, a temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo.

    Os principais autores românticos no Brasil são:
    • Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade.
    • Prosa: Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar.

    Por Sabrina Vilarinho
    Graduada em Letras
    Equipe Brasil Escola