quarta-feira, 29 de junho de 2011

Leitura: Arthur, Uma Epopéia Celta – David Chauvel e Jerone Lereculey – Edições 01 a 05






 

Arthur – Uma Epopéia Celta é uma HQ européia que narra o início de uma das mais conhecidas sagas literárias, na versão dos franceses David Chauvel no roteiro e Jerone Lereculey na arte magnifica.
Na primeira parte intitulada Merlin, o Louco, mostra que as terras foram divididas na guerra entre pictos, bretões e saxões, repletas de traições e batalhas sangrentas, nasce um misterioso menino de nome Merlin. Diferente das demais, a criança tem misteriosos conhecimentos sobre fatos, coisas e pessoas, cresce mais rapidamente que os outros humanos e se torna conselheiro de guerreiros poderosos. No decorrer da vida encontra a sabedoria, o poder, o amor, a loucura e um amigo, Taliesin.
Merlin, o personagem escolhido, foi tão importante quanto o próprio Rei Arthur em todo o ciclo de contos da Távola Redonda e sua história ajuda a introduzir o leitor no mundo que antecedeu a unificação da atual Inglaterra.



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Romantismo: Segunda Geração Vídeo produzido pelos Alunos

 Literatura - 2º Ano Escola Estadual Professor Alício Araújo  2º Bimestre 2011

Parabéns!

Orientações Ortográficas





Emprego de S, Ç, X e dos Dígrafos Sc, Sç, Ss, Xc, Xs
Existem diversas formas para a representação do fonema /S/. Observe:
    Emprega-se o S:
    Nos substantivos derivados de verbos terminados em "andir","ender",   "verter" e "pelir"
    Exemplos:
      expandir- expansãopretender- pretensãoverter- versãoexpelir- expulsão
      estender- extensãosuspender- suspensão converter - conversão repelir- repulsão
    Emprega-se Ç:
    Nos substantivos derivados dos verbos "ter" e "torcer"
    Exemplos:
      ater- atençãotorcer- torção
      deter- detençãodistorcer-distorção
      manter- manutençãocontorcer- contorção
    Emprega-se o X:
    Em alguns casos, a letra X soa como Ss
    Exemplos:
      auxílio, expectativa, experto, extroversão, sexta, sintaxe, texto, trouxe
    Emprega-se Sc:
    Nos termos eruditos
    Exemplos:
      acréscimo, ascensorista, consciência, descender, discente, fascículo, fascínio, imprescindível, miscigenação, miscível, plebiscito, rescisão, seiscentos, transcender, etc.
    Emprega-se :
    Na conjugação de alguns verbos
    Exemplos:
      nascer- nao, naa crescer- creo, crea descer- deo, dea
    Emprega-se  Ss:
    Nos substantivos derivados de verbos terminados em "gredir", "mitir", "ceder" e "cutir"
    Exemplos:
      agredir- agressãodemitir- demissão   ceder- cessãodiscutir- discussão
      progredir- progressãotransmitir- transmissãoexceder- excessorepercutir- repercussão
    Emprega-se o Xc e o Xs:
    Em dígrafos que soam como Ss
    Exemplos:
      exceção, excêntrico, excedente, excepcional, exsudar
       

        quinta-feira, 16 de junho de 2011

        Romantismo - Vídeos - Questões do Enem







        Clique no link:

        Provas e Gabaritos do Enem

        Que - Funções da Partícula

        As funções morfossintáticas da partícula que




        O termo “que” pode pertencer a categorias gramaticais diferentes e exerce funções sintáticas diferentes.

        Vejamos, separadamente, cada uma das funções do que:

        a) pronome interrogativo: faz referência a pessoas (substantivo) ou a coisas (adjetivo).

        Exemplos: O que ocorreu nesta sala? (substantivo)
        Que tema você escolheu? (adjetivo – acompanha o substantivo)

        b) pronome relativo: refere-se a um termo anterior.

        Exemplo: As crianças que gostam de fabricar seu próprio brinquedo se mostram mais criativas no futuro.

        c) pronome adjetivo indefinido: tem sentido de “quanto”, “quantas”.

        Exemplo: Que horas são agora?

        d) conjunção coordenativa aditiva: liga orações e tem valor próximo da conjunção “e”.

        Exemplo: Diz que diz, mas não faz nada!

        e) conjunção coordenativa explicativa: valor próximo de “pois”.

        Exemplo: Devemos nos amar, que o ódio consome e destrói a alma.

        f) conjunção subordinativa integrante: introduz oração subordinada substantiva.

        Exemplo: Ficou claro que você não vai mais discutir o mesmo assunto. /

        g) conjunção subordinativa causal: valor próximo de “porque”.

        Exemplo: Corram, que o tornado está próximo da nossa cidade!

        h) conjunção subordinativa temporal: valor próximo de “desde que”.

        Exemplo: Cinco anos passaram que dali fomos embora.

        i) conjunção subordinativa concessiva: valor próximo de “embora”, “ainda que”

        Exemplo: Que não gostem de nosso companheirismo, continuaremos unidos!

        j) conjunção subordinativa consecutiva: exprime conseqüência.

        Exemplo: Tanto pediu que foi atendido.

        k) Substantivo: quando se refere à própria partícula “que”. Vem acentuado por ser monossílabo tônico, acompanhado ou de artigo ou de palavra com valor de adjetivo.

        Exemplo: Este livro tem um quê de instigação e mistério.

        l) Interjeição: exprime surpresa, espanto e vem acentuado:

        Exemplo: Quê! Você foi ao casamento?

        m) partícula de realce: não prejudica a estrutura sintática se retirado.

        Exemplo: Que vontade que tenho de conversar com você às vezes.

        n) preposição: substitui a preposição “de” quando acompanhada dos verbos ter e haver.

        Exemplo: Tenho que vestir algo apropriado.
        Há que se perceber o equívoco.

        Fonte