terça-feira, 10 de agosto de 2010

Como Vencer a Timidez

 

 

 

Como vencer a timidez

Todos nós em algum momento das nossas vidas já sentimos aquela sensação de insegurança ao falar em público, aquele medo de falhar, ou de não ser aceito. A timidez pode ser caracterizada como um desconforto, uma ansiedade nas relações sociais. O tímido tem um sentimento de impotência na presença de outras pessoas, devido à falta de confiança em si e no outro, e sofre muito por isso. As manifestações mais comuns da timidez são rubor, gagueira, suor frio, tremedeira, ansiedade, dificuldade de falar em público ou com estranhos.
Como a timidez é um traço da personalidade, ligado diretamente à consciência de si mesmo, não aparece antes dos dois anos. Nessa idade as crianças se tornam conscientes de si como indivíduos distintos. As situações ocorridas na infância, como a severidade dos pais ou professores, situações vexatórias, divórcio dos pais, aparência física, etc, podem causar uma auto-observação distorcida e dificuldade de adaptação na criança.
Mas é na adolescência que a timidez se torna mais intensa porque os meninos e meninas estão mais sensíveis à opinião alheia. É quando a aparência causa insegurança, porquê as mudanças físicas e psicológicas ocorrem rapidamente. Mas essa é uma fase passageira, quando tudo é novo e o adolescente ainda não sabe o que fazer, nem como agir.
Com o passar do tempo, vamos adquirindo mais segurança na vida social, e o que causava desconforto vai desaparecendo. O problema é quando a timidez persiste e acaba restringindo os contatos sociais. Nesse caso é preciso buscar a orientação de um especialista, porquê a timidez causa muito sofrimento e limita a vida das pessoas.

Veja algumas dicas de psicólogos para vencer a timidez:

1. Localize sua limitação real. Às vezes, a timidez não é permanente, ela só aumenta em situações específicas
2. Não esconda seus defeitos, O melhor é encará-los com bom humor. Para isso, nada melhor do que saber rir de si mesmo(a).
3. Aceite-se como você é. Não tente imitar ninguém. Seja sempre você mesmo.
4. Encontre seu lado extrovertido. Por mais fechado(a) que você seja, sempre existe um outro lado no seu interior que você pode encontrar.
5. Confie em si mesmo(a) e nos demais ao seu redor. Quando você for convidado para festas, bate-papos, reuniões, não invente desculpas para não ir.
6. Analise suas atitudes e depois escreva em um papel. Caso não fique satisfeito, escreva como gostaria de se sentir nessas situações. Desta maneira, quando você for convidado novamente, saberá como gostaria de agir.
7. Se você se sentir mal fisicamente, ter tonturas ou náuseas ao se relacionar com os demais, busque ajuda de um psicólogo. Ele poderá orientá-lo, ajudando-o a lidar com a timidez.

Fonte:  http://www.clesio.net/cn/index.php/2007/06/16/como_vencer_a_timidez_1?blog=12


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem!