sábado, 20 de outubro de 2012

Análise da Música: Dom Quixote


Dom Quixote
Engenheiros do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger / Paulo Galvão
 
Muito prazer, meu nome é otário
Vindo de outros tempos mas sempre no horário
Peixe fora d'água, borboletas no aquário
Muito prazer, meu nome é otário
Na ponta dos cascos e fora do páreo
Puro sangue, puxando carroça
Um prazer cada vez mais raro
Aerodinâmica num tanque de guerra,
Vaidades que a terra um dia há de comer.
"Ás" de Espadas fora do baralho
Grandes negócios, pequeno empresário.
Muito prazer me chamam de otário
Por amor às causas perdidas.
Tudo bem, até pode ser
Que os dragões sejam moinhos de vento
Tudo bem, seja o que for
Seja por amor às causas perdidas
Por amor às causas perdidas. 
 



         Questões:
  1. O eu-lírico da canção se intitula "otário". Que relação pode-se estabelecer entre esse adjetivo e ao Dom Quixote da obra?
  2. Dom Quixote era um sonhador. Relacione essa característica da personagem ao verso "Peixe fora d'água, borboletas no aquário".
  3. Escreva o verso da canção que apresenta uma cena da obra lida. Que sentido tem esse verso depois da frase "Tudo bem, até pode ser"?
  4. O eu-lírico da canção sente-se "deslocado" do mundo em que vive. Como sentia-se Dom Quixote?
  5. Você concorda que Dom Quixote também tinha amor "às causas perdidas"? 
  6. Analise sintaticamente e morfologicamente o texto musical.
Fonte


Leia o livro AQUI.






Por que ler Dom Quixote?
- Algum significado para Dom Quixote?
Num primeiro momento, falamos de Cer­vantes, criador de Dom Quixote e Sancho Pan­ça. . Se for possível, vamos tentar agora uma inter­pretação do "engenhoso Fidalgo, Dom Qui­xote de la Mancha" .
Observação preliminar: "Dom Quixote" pode ser lido singelamente como se lê uma estória. Talvez tenha sido assim que ele foi escrito: com a quase ingênua jubilação de quem vai contando uma aventura, sem mui­ta certeza do que irá acontecer depois, dei­xando-se levar pelo improviso. Cervantes teve real dificuldade de explicar por que tinha es­crito aquele livro, apesar de ele dizer isto num Prólogo cheio de intestinas malícias. Teria ele, de fato, escrito o "Dom Quixote" para com­bater a literatura cavalheiresca, como ficou dito no fim do livro pelo velho fidalgo mori­bundo, retornando à razão e a um simples Alonso Quijano, o Bom? Os melhores comen­tadores não crêem que isto deva ser levado a sério, visto que, naquela época, os romances de cavalaria já estavam completamente sem leitores... Talvez por isso, escreveu Lis Astra­na Martin (importantíssimo biógrafo de Cer­vantes) que "o Quixote é, sem duvida, um li­vro de entretenimento e sem simbolismos, mas livro que se tornou simbólico, livro de dor". (Citado em Vianna MOOG. Heróis da De­cadência, Rio, 1964, p. 103.) Por outro lado, já dizia Goethe a respeito do seu "Fausto": "Per­guntam-me que idéia eu procurei encarnar no meu Fausto. Como se eu soubesse... Como se eu mesmo o pudesse dizer... " (Conversas com Eckermann, dia 6/5/1827.) E ele pedia que não se quisesse sempre descobrir uma idéia su­blime, abstrata, simbólica, por detrás de toda história, só porque essa história se tornou um grande livro da literatura mundial. Essa idéia pode até existir, mas a gente não é sempre obrigado a ficar procurando por ela.
Cervantes pode não ter sido um gênio to­dos os dias de sua vida, o que, ao contrário, parece ter acontecido com Platão, Shakespea­re ou Goethe. Talvez tenha razão Unamuno quando afirma que Cervantes foi um "gênio temporário", nos momentos em que se dei­xava "tomar" pela alma de sua gente. "De­pois do Quixote e antes do Quixote, nada de genial" - pensa Don Miguel de Unamuno. E mesmo durante a criação do Quixote, sua ge­nialidade era intermitente. Quando narrava, quando deixava o espírito do povo falar, gê­nio. Se se punha a fazer crítica literária ou fi­losofia por conta própria - manifestava uma verdadeira "opilação intelectual". (Cf. UNA­MUNO. Ensayos - V, p. 223.) Mas houve Dom Quixote. Dom Quixote não é apenas a perso­nagem "Quixote". É, pelo menos, Sancho Pança também. Os dois expressam as duas faces da Espanha. Mais até: as duas faces do ho­mem. Todos nós, de uma forma ou de outra, somos um pouco Quixotes e Panças. Fernan­do Collor ou Irmã Dulce. Gorbatchev ou Ka­rol Wojtyla. Esses são quixotes e sanchos pú­blicos. Mas, na vida privada ou municipal, você vai encontrá-los a todo momento, no jo­vem que acaba de casar e acredita em moi­nhos de vento e dulcinéias, mas se sente ar­rastado ao terra-a-terra pela resistente reali­dade, ou na moça que entra para o convento e se entrega inteira ao Cristo, aos pobres, ao Amor, ..
Não interessa muito o que o autor tenha pensado de sua obra. O mais provável é que Cervantes, como em geral os grandes auto­res, não tenha percebido, com clareza, toda a importância de seu livro. O próprio Goethe observa que é preciso ensinar ao criador o sen­tido daquilo que ele criou... (Cf. Fitzmaurice, cit. em Vianna Moog, o.c., p. 102.) Uma obra, uma vez escrita, começa a ter vida própria, independente de seu autor. Sobretudo quan­do se trata de uma obra-prima como "Dom Quixote". O que Cervantes queria ou não que­ria ao escrevê-la, é apenas, se se puder conse­guir uma resposta, uma questão histórica, passada. O que vale "Dom Quixote", isto ele continuará valendo mesmo que não se lhe co­nhecesse o autor. 









31 comentários:

  1. nanda_salina@live.com24 de outubro de 2012 às 22:03

    a musica mostra um desabafo do autor,que quer,mostrar que os ''otários''de hoje somos nos e que o tal ''dragao'' sao os corruptos de hoje e que ele e uma simples pessoa que deseja simplesmente viver normal


    ass:Fernanda Salina Mantovani 9ºC

    ResponderExcluir
  2. UMA MUSICA SEM NOCÃO COM COISAS TOTALMENTE FORA E COMO UM TRECHO ( PEIXE FORA ,D´AGUA BORBOLETAS NO AQUARIO) NADA VER E UMA MUSICA POETICA E COM MUITAS RIMAS COM PALAVRAS PERDIDAS E CADA LINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem noção? Leia mais para que no futuro voce consiga interpretar um texto metafórico

      Excluir
  3. Adeli Barros do Amaral24 de outubro de 2012 às 22:13

    vindos de outros tempos no horario poderia significar que não é como as pessoas desse tempo q mesmo nos tempos atuais não curte o que os outros curtem que se os outros curtem drogas não tenho que curtir.
    peixe dora dàgua,borboletas no aquário poderia significar que esta no lugar errado.
    na ponta dos cascos fora do páreo puro sangue ,puxando carroça isso seria como um cavalo que no mundo serve a um dono mas no caso não é um dono mas um chefe um patrao ou no caso seguindo um padão de vida natural.
    vaidades que a terra um dia há de comer isso significaria que a vaidade é algo invão algo incognito igual uma palavra sem cogitação.
    Grandes negocios pequenas empresas poderia ter dois significados na vida um seria o valor comercial que no caso seria dissendo que vale apena vc investir em pequenos negocios pq esse pequeno negocio pode dar grandes lucros e teria o significado segundario que seria o significado moral quase como a moral das historias infantis como chapeuzinho vermelho o sentido moral dessa frase seria que as pequenas pessoas podem fazer grandes coisas.
    Seja por amor as causas perdidas as vezes as pessoas fazem coisas boas para pessoas e lugares que não parecem ter salvação mas as vezes as causas que parecem perdidas so precissam de amor para se recuperarem ,e se fizemos bem até as pessoas que não merecem eles talvez lutem para merecer algo melhor.
    Não entendi direito o texto mas coloquei um resumo do que eu entendi.

    ResponderExcluir
  4. Um sujeito de classe, que se diz de alta sociedade que esta lutando por uma causa perdida, contra um sistema que é quase impossível de ser derrotado, onde já esta perdida a guerra, mas com classe e esperteza no meio de peões.

    Allan Alves 9° C

    ResponderExcluir
  5. Edimilson Ricarte da silva24 de outubro de 2012 às 22:32

    dom quixote
    prazer meu nome e otario
    Um rapaz que mesmo vivendo muito corido de tempo sempre no horario .mesmo sofrendo caindo mais no pario na luta semdesanimar 9aerodinamica ,alta voltagem de conquistar o que se devido,grandes negocios pequenos empresarios .mais um amor sempre esteve a queimar em seu peito .tudo bem lutarei mesmo sem propositos por amar as causas perdidas em minha vida .

    ResponderExcluir
  6. Dom Quixote:
    Uma pessoa, que não se sente capaz
    de viver a sua propria vida,
    uma pessoa sempre negativa,
    com poucos objetivos.

    ResponderExcluir
  7. Essa música é sem sentido, porque as coisas que ele canta é tudo contrario, que tudo é tudo sem sentido e é difícil de entender.
    Mas o ritmo da música é legal.


    Aluno: Allan da Costa Vieira
    Série: 9°c
    turno: Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela Não é sem sentindo, basta procurar o que está por trás dela que vc achará o real sentido da música.

      Excluir
    2. Ela não é sem sentido. A sua capacidade de entender o contexto e de interpretar textos, que é limitada.

      Excluir
  8. Edimilson Ricarte da silva24 de outubro de 2012 às 22:38

    Edimilson Ricarte da silva disse...
    Dom Quixote

    Prazer meu nome e otario
    Um rapaz que mesmo vivendo muito corido de tempo sempre no horario .mesmo sofrendo caindo mais no pario na luta semdesanimar 9aerodinamica ,alta voltagem de conquistar o que se devido,grandes negocios pequenos empresarios .mais um amor sempre esteve a queimar em seu peito .tudo bem lutarei mesmo sem propositos por amar as causas perdidas em minha vida .

    ResponderExcluir
  9. A frase "peixe fora D.Agua borboleta no aquário" ele esta falando que como as coisas estão fora do lugar ou seja um cara varrendo rua enquanto ele teve oportunidade de ser um ótimo medico, e vice versa tem muita gente por ai que só tem um diploma, quer ver como ele fala isso: "Puro sangue puxando carroça" Puro sangue é uma raça valiosíssima, quem já viu um puro sangue puxando carroça?
    Por amor as causas perdidas é simples isso é uma causa perdida!

    ResponderExcluir
  10. Leticia Alencastro 9º.C.24 de outubro de 2012 às 22:39

    Uma pessoa que só sabe proprio se boicotar,
    em pensar que tudo de acaba com o tempo,
    e Ele não sabe aproveitar a vida.
    Levando a vida izolado do mundo e de todos.

    Comentario da musica:
    A musica, é sem tuito de animar as pessoas, a viver a vida,
    e aproveitala a cada momento.

    ResponderExcluir
  11. ADELI BARROS DO AMARAL24 de outubro de 2012 às 22:40

    "Vindos de outros tempos no horario" poderia significar que não é como as pessoas desse tempo q mesmo nos tempos atuais não curte o que os outros curtem que se os outros curtem drogas não tenho que curtir.
    "Peixe Fora d`agua,borboletas no aquário"poderia significar que esta no lugar errado.
    "Na ponta dos cascos fora do páreo puro sangue,puxando carroça" isso seria como um cavalo que no mundo serve a um dono mas no caso não é um dono mas um chefe um patrao ou no caso seguindo um padão de vida natural.
    "Vaidades que a terra um dia há de comer" isso significaria que a vaidade como uma incógnito igual uma palavra sem cogitação.
    "Grandes negocios ,pequenas empresas" poderia ter dois significados na vida um seria o valor comercial que no caso seria dissendo que vale apena vc investir em pequenos negocios pq esse pequeno negocio pode dar grandes lucros e teria o significado segundario que seria o significado moral quase como a moral das historias infantis como chapeuzinho vermelho o sentido moral dessa frase seria que as pequenas pessoas podem fazer grandes coisas.
    "Seja por amor as causas perdidas" as vezes as pessoas fazem coisas boas para pessoas e lugares que não parecem ter salvação mas as vezes as causas que parecem perdidas so precissam de amor para se recuperarem ,e se fizemos bem até as pessoas que não merecem eles talvez lutem para merecer algo melhor.
    Não entendi direito o texto mas coloquei um resumo do que eu entendi.

    ResponderExcluir

  12. A frase "peixe fora D.Agua borboleta no aquário" ele esta falando que como as coisas estão fora do lugar ou seja um cara varrendo rua enquanto ele teve oportunidade de ser um ótimo medico, e vice versa tem muita gente por ai que só tem um diploma, quer ver como ele fala isso: "Puro sangue puxando carroça" Puro sangue é uma raça valiosíssima, quem já viu um puro sangue puxando carroça?
    Por amor as causas perdidas é simples isso é uma causa perdida!
    Henrique Euzebio N°19 9°C

    ResponderExcluir
  13. Edimilson Ricarte da silva24 de outubro de 2012 às 22:42

    Edimilson Ricarte da silva disse...


    Dom Quixote
    Prazer meu nome e otario
    Um rapaz que mesmo vivendo muito corido de tempo sempre no horario .mesmo sofrendo caindo mais no pario na luta semdesanimar 9aerodinamica ,alta voltagem de conquistar o que se devido,grandes negocios pequenos empresarios .mais um amor sempre esteve a queimar em seu peito .tudo bem lutarei mesmo sem propositos por amar as causas perdidas em minha vida .

    ResponderExcluir
  14. A vida é assim cada um com seus problemas
    vemos que o autor tenta intimar as pessoas para um futuro melhor mas talvez essas pessoas não estejam preparadas para o que estar por vir por isso
    muito prazer meu nome é otário


    Bruno 9c n 07

    ResponderExcluir
  15. A canção relata um desabafo do autor, que ...quer nos dizer que os OTÁRIOS de hoje agente e que o DRAGÃO São os corruptos do nosso mundo de hoje!!!
    Ele apenas quer viver feliz ...
    Evandro dos Santos Carlos N°45 9°C

    ResponderExcluir
  16. No começo ele fala muito prazer meu nome é otário,a música fala do homem muito rico que por amor acabar perdendo todas sua empresas,ela fala também que o amor faça a gente fica otário,boba ou até cego

    ResponderExcluir
  17. Esse texto é um desabafo de milhoes de brasileiros que vivem a mesma situação,mas temos que lutar para vencer as causas perdidas.

    Lucas Alves 9°c n°29

    ResponderExcluir
  18. "Vindos de outros tempos no horário" a significa que não é como as pessoas desse tempo q mesmo nos tempos atuais não curte o que os outros curtem que se os outros curtem drogas não tenho que curtir.

    "Peixe Fora d`agua,borboletas no aquário" significa que esta no lugar errado.

    "Na ponta dos cascos fora do páreo puro sangue,puxando carroça" é um dono ou um chefe, um patrao ou no caso seguindo um padão de vida natural.

    "Grandes negocios ,pequenas empresas" Entendi que na vida seria o valor comercial que no caso seria dizendo que vale apena você investir em pequenos negocios por que esse pequeno negocio pode dar grandes lucros.

    "Seja por amor as causas perdidas" as vezes as pessoas fazem coisas boas para pessoas e lugares que não parecem ter salvação mas as vezes as causas que parecem perdidas so precissam de amor para se recuperarem ,e se fizemos bem até as pessoas que não merecem eles talvez lutem para merecer algo melhor.

    isso é mais ou menos o que eu entendi...

    ResponderExcluir
  19. "Vindos de outros tempos no horário" a significa que não é como as pessoas desse tempo q mesmo nos tempos atuais não curte o que os outros curtem que se os outros curtem drogas não tenho que curtir.

    "Peixe Fora d`agua,borboletas no aquário" significa que esta no lugar errado.

    "Na ponta dos cascos fora do páreo puro sangue,puxando carroça" é um dono ou um chefe, um patrao ou no caso seguindo um padão de vida natural.

    "Grandes negocios ,pequenas empresas" Entendi que na vida seria o valor comercial que no caso seria dizendo que vale apena você investir em pequenos negocios por que esse pequeno negocio pode dar grandes lucros.

    "Seja por amor as causas perdidas" as vezes as pessoas fazem coisas boas para pessoas e lugares que não parecem ter salvação mas as vezes as causas que parecem perdidas so precissam de amor para se recuperarem ,e se fizemos bem até as pessoas que não merecem eles talvez lutem para merecer algo melhor.

    isso é mais ou menos o que eu entendi...

    ResponderExcluir
  20. Diego Henrique 9°C

    É uma
    obra de cabeça genial. Descreve um lirismo característico da época.
    Descrevendo o amor de Dom Quixote por sua amada O "Cavaleiro da Triste Figura" como é alcunhado nosso herói que
    faz de tudo para provar seu amor à sua amada ...

    ResponderExcluir
  21. OS outros comentários foram um pouco inspira dores um deles mostra um fator similar porem melhor avaliado que minha indagação assimilado singular mente ou de estrofe em estrofe teria um significado mas ao ver o texto como um todo minha indagação se torna algo insolúvel pois de uma forma geral fala-se de um sonho de possibilidades ,de fatores primordiais ressalta em si dos aspectos um seria uma espécie de sonho impossível e outro de fatores da vida que como no comentaria anterior se fala de o que acontece e o que aprendemos com a vida.

    ResponderExcluir
  22. TALVEZ ELE QUIS FAZER UMA MUSICA DIFERENTE PARA CHAMAR ATENÇÃO
    DOS OUVINTES E FALAR UM POUCO DO QUE ELE VIVEU ONDE ELE MORAVA OU MORA UMA MUSICA FORA DO NORMAL COM LETRAS DESTORCIDAS RIMA EM CADA LINHA PARA ELE BUSCA TRANSPASSAR SEU JEITO DE VIDA TALVEZ UM POUCO DOIDA PELA MUSICA

    ResponderExcluir
  23. Milhares de pessoas deixam o campo para ir para a cidade,muitos das pessoas são simples e de pouco conhecimento, por isso é são facilmente enganadas.
    Na musica fala que por amor ele não se importa ser chamado de otário,um prazer cada dia mais raro, seja como for a vida desta personagem é repleta de derrotas, talvez não tenha muitos objetivos na vida, de crescer.
    Muito prazer meu nome é otário. Paulo Cesar 9ºc

    ResponderExcluir
  24. Bom nem tudo temos quando somos ricos, porem pode-mos ter muita perdas assim como ele disse.
    ja em questao do amor, ficamos cegos quando realmente amamos uma pessoal, dai quando você acorda pra vida ve que tudo foi em vao.que a pessoa nao estava nem ai pro seus sentimentos.

    Fernanda Dias
    serie: 9°c

    ResponderExcluir
  25. Essa música mostra coisas diferentes como poderia revolucionar o mundo em que vive. Tem muita gente viajando na interpretação desta letra. Ela faz referência a Dom Quixote de La Mancha,O melhor disso tudo, desses comentários todos é a interpretação de cada um para uma música. Sem igual é viajar na letra e sonhar por fora desse mundo chamado terra.

    Nome:Allan da Costa Vieira N°: 4 Série: 9°C

    ResponderExcluir
  26. Acho que a letra da música nos leva a refletir o seguinte: Todas as causas tem um porque, mas apesar de todo o potencial que o eu lírico têm, ele não esta sendo aproveitado em nada. Portanto ele da a solução que as causas perdidas sejam por Amor.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo trabalho professora. :)

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!