terça-feira, 23 de agosto de 2011

9º Ano Dissertação 3º Bimestre

Conectivos

Conectivos ou elementos de coesão são todas as palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, para criar relações entre segmentos do discurso, tais como: então, portanto, já que, com efeito, porque, ora, mas, assim, daí, aí, dessa forma, isto é, embora e tantas outras.
Veja o exemplo:

Israel possui um solo árido e pouco apropriado à agricultura, porém chega a exportar certos produtos agrícolas.

No caso, faz sentido o uso do porém, já que entre os dois segmentos ligados existe uma contradição. Seria descabido permutar o porém pelo porque, que serve para indicar causa.

Relação dos principais elementos de coesão:

1) assim, desse modo: têm um valor exemplificativo e complementar.

A seqüência introduzida por eles serve normalmente para explicitar, confirmar ou ilustrar o que se disse antes.

O Governador resolveu não comprometer-se com nenhuma das facções em disputa pela liderança do partido. Assim, ele ficará à vontade para negociar com qualquer uma que venha a vencer.

2) e: anuncia o desenvolvimento do discurso e não a repetição do que foi dito antes; indica uma progressão que adiciona, acrescenta, algum dado novo. Se não acrescentar nada, constitui pura repetição e deve ser evitada. Ao dizer:

Tudo permanece imóvel e fica sem se alterar.

3) ainda: serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão, ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto qualquer.

O nível de vida dos brasileiros é baixo porque os salários são pequenos. Convém lembrar ainda que os serviços públicos são extremamente deficientes.

4) aliás, além do mais, além de tudo, além disso: introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo, como se fosse desnecessário, justamente para dar o golpe final no argumento contrário.

Os salários estão cada vez mais baixos porque o processo inflacionário diminui consideravelmente seu poder de compra. Além de tudo são considerados como renda e taxados com impostos.

5) isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras: introduzem esclarecimentos, retificações ou desenvolvimento do que foi dito anteriormente.

Muitos jornais, fazem alarde de sua neutralidade em relação aos fatos, isto é, de seu não comprometimento com nenhuma das forças em ação no interior da sociedade.

6) mas, porém e outros conectivos adversativos: marcam oposição entre dois enunciados ou dois segmentos do texto. Não se podem ligar, com esses relatores, segmentos que não se opõem. Às vezes, a oposição se faz entre significados implícitos no texto.

Choveu na semana passada, mas não o suficiente para se começar o plantio.

7) embora, ainda que, mesmo que: são relatores que estabelecem ao mesmo tempo uma relação de contradição e de concessão. Servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento.

Trata-se de um expediente de argumentação muito vigoroso: sem negar as possíveis objeções, afirma-se um ponto de vista contrário.
Observe o exemplo:
Ainda que a ciência e a técnica tenham presenteado o homem com abrigos confortáveis, pés velozes como o raio, olhos de longo alcance e asas para voar, não resolveram o problema das injustiças.
Como se nota, mesmo concedendo ou admitindo as grandes vantagens da técnica e da ciência, afirma-se uma desvantagem maior.

O uso do embora e conectivos do mesmo sentido pressupõe uma relação de contradição, que, se não houve, deixa o enunciado descabido.
Exemplo:

Embora o Brasil possua um solo fértil e imensas áreas de terras plantáveis, vamos resolver o problema da fome.

8. Certos elementos de coesão servem para estabelecer gradação entre os componentes de uma certa escala. Alguns, como mesmo, até, até mesmo, situam alguma coisa no topo da escala; outros, como ao menos, pelo menos, no mínimo, situam-na no plano mais baixo.

O homem é ambicioso. Quer ser dono de bens materiais, da ciência, do próprio semelhante, até mesmo do futuro e da morte.
ou
É preciso garantir ao homem seu bem-estar: o lazer, a cultura, a liberdade, ou, no mínimo, a moradia, o alimento e a saúde.

Às vezes o conectivo tem seu uso inadequado de forma proposital, que revela um preconceito ou uma ironia. Mário Amato, ex-presidente da Fiesp, referiu-se à ex-ministra Dorothea Werneck desta forma:

Ela é mulher, mas é capaz. (Ironia)

Fonte 

Redações nota DEZ



Como escrever a dissertação?



<iframe width="420" height="345" src="http://www.youtube.com/embed/zSfr7T5D400" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

15 comentários:

  1. Se houvesse essa lei no Brasil

    Muitas pessoas são a favor da Pena de Morte e outras preferem a prisão Perpétua, a Pena de Morte iria diminuir muito os crimes, mas iria haver muitas morte, a maioria da população não iria concordar com isso por causa que poderia ser com algum familiar.
    Mas prisão Perpétua existe no Brasil, porém são aplicadas só em crimes muitos graves, a questão da Pena de Morte no Brasil não entra em discusão por que haverá muitas consequência por exemplo mataria muitas pessoas inocentes que seria acusada de algum crime até provar a inocencia já morreu se houvesse essa lei da Pena de Morte .
    Mas alguns anos eles podem até pensar nessa questão, por tanto não adianta ter prisão Perpétua e eles ficam lá sendo sustentado pela população que pagam os impostos .
    Em alguns países a Pena de Morte existe e não diminuiu os crimes, no Brasil diminuiria os crimes .







    Aluno : Renan Maretti Zorzi n° 35 9°C

    ResponderExcluir
  2. Escola Estadual Floriano Viegas Machado
    Data: 29/08/2011
    Prof°. Graciele N° 45
    Aluna: Samara Martins Serie 9° Ano C

    Português
    Tema: Você é a favor da pena de morte ou prisão perpetua?

    A favor daquilo que impõe justiça.

    Cenas de filme,horrores,realidades isso tudo aflige as ideias de uma
    comunidade, pessoas que tem varias opiniões ou ate aquelas que que possui uma
    única opinião mas não a defende.
    Tudo que uma comunidade quer é ter e/ou ver justiça imposta pelas
    autoridades seja pela dor ou ate mesmo ficar sem liberdade. Pessoas como nos prezam
    pela liberdade,mas se indivíduos cometem erros devem ser punidos,seja pela pena
    de morte ou pela prisão perpetua.
    As minorias das pessoas acreditam que quem cometem erros,provocam
    atritos,mortes devem ser punidos de acordo com a gravidade de seus erros.
    A conclusão é que a justiça deve ser feita corretamente não importa se
    sera pela pena de morte ou ter que ficar sem liberdade,para pagar pelos seus erros.

    Fim...


    Samara Martins
    Dourados MS 29/Agosto 2011.

    ResponderExcluir
  3. Pena de morte

    A pena de morte, é uma sentença aplicada pelo poder judiciario que consiste na execução de um indivíduo condenado pelo Estado. Os criminosos condenados à pena de morte são geralmente culpados de assassinato premeditado. Mas a pena também é utilizada hoje para reduzir o estupro , adultério e corrupção. A pena de morte encontra-se em pombal morta e abolida para todos os crimes em quase todos os países da Europa e da Oceania. Na América do Norte, foi abolida no Canadá e no México e em algumas zonas dos Estados Unidos. Na América do Sul, como a Argentina e o Brasil ainda mantém a pena de morte para alguns crimes, mas estes estão completamente fora da realidade do cotidiano dos cidadãos, como, por exemplo, traição em tempos de guerra. Trinta e seis estados dos Estados Unidos, a Guatemala e a maior parte do Caribe, da Ásia e da África ainda mantêm a pena de morte para crimes comuns.

    Tiago Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Pena de morte


    Pena de morte e um objetivo que o governo teve para acabar com os indivíduos condenados pelo estado .
    Os criminosos condenados a pena de morte são geralmente culpados de assassinatos premeditado mas a pena também e utilizada hoje para reprimir estrupos,adultérios e corrupção.
    A pena de morte é atualmente uma forma de punição muito controversa. Os que lhe são favoráveis dizem que é eficaz na prevenção de futuros crimes e adequada como punição para assassinatos, eliminando a ameaça que para a sociedade representa quem não respeita a vida alheia. Os opositores dizem que não é aplicada de forma eficaz e que, como consequência, são anualmente executados vários inocentes. Afirmam também que é uma violação dos direitos humanos.
    A execução de criminosos e oponentes políticos tem sido usada por quase todas as sociedades—tanto para punir crimes como para suprimir oposições políticas
    nome Igor Vinicius Riquelme
    serie 9 c

    nome

    ResponderExcluir
  5. Pena de Morte ou Prisão Perpetua

    No Brasil não temos a pena de morte, casos absurdos como de pais matando filhos, filhos matando pais deveria ser punidos, pessoas matam e a desculpa e que tem problema de cabeça quer dizer ficam na cadeia trancados, praticamente comendo, bebendo e dormindo. Não precisa ser a Pena de Morte mais algo que castiga as pessoas para que ela não volta a cometer o mesmo erro.
    Matar pessoas não seria a melhor solução, nem a Prisão Perpétua, a justiça brasileira tinha que ser mais severa, aqui no Brasil o ladrão que rouba ou mata, depois de dois, três anos cumpri em liberdade.
    Cade a justiça ?



    Aluna : Jessica Muniz n° 49 9°C

    ResponderExcluir
  6. Pena no Brasil: Prisão Perpétua e Pena de Morte


    Hoje em dia em alguns paises tem pena de Morte e Prisão Perpétua, pois dependendo do crime tem esse tipo de pena.
    Eu sou a favor pois uma criança de 15 anos mata pais e seus irmãos fica 1 ano e depois volta a matar.
    Agora tem pessoa acha que não deve ter pena de morte e prisão perpétua, ficam com dó das pessoas e se ponhe no lugar dos outros. Porque onde já se viu matar seu familiares e depois de alguns ou 1 ano depois vai ta na rua matando de novo.
    E para concluir essa dissertarão a pena de morte não tem no Brasil porque eles acham melhor a pessoas ficar 2 ou até 6 anos na prisão e depois voltar a rua para fazer coisas ilegais. E a prisão perpétua não tem no Brasil porque os presídios são lotado.

    Nome: Josué N°26 9° Ano c

    ResponderExcluir
  7. pro°graciele
    Aluna Maria Ester 9°C Noturno




    Leis no Brasil

    Se a prisão perpetua ajudasse a uma pessoa que comete um crime muito pesado a refletir,e que sua consciência estivesse tranquila e não voltar a cometer mais o mesmo crime,seria a favor da prisão perpetua
    Mas como tem criminosos que vão presos e quando são soltos voltam a co meter o mesmo crime ou as vezes piores.
    Nesse caso deveria ser usado a pena de morte,para esses que não se importam com que a sociedade pensa sobre ele .
    Todo criminoso tem sua devida sentença adequada para os crimes comedidos.

    ResponderExcluir
  8. Nome:Einy Genoatto Vanzin
    Nº:44

    Justiça tem que ser feita.

    Uma parte da população, hoje prefere a prisão perpétua, mas algumas pessoas preferem a pena de morte, embora os motivos sejam bem claros, por exemplo a vítima da história pode ser um ente da família, e dependendo do que essa pessoa passou, a família prefere a pena de morte.
    A Sociedade de hoje quer justiça correta, quer ver o nosso governo agir, mostrar que todos se importam com o povo brasileiro. Muitos criminosos que são presos logo retornam a sociedade e isso para as famílias de vítimas que sofreram com o criminoso é uma decadência.
    Muitas famílias sofrem com a liberdade dessas pessoas, reativando ou não a lei de pena de morte nada vai mudar a dor das famílias que sofreram com mortes de seus entes queridos.
    Devem ser colocadas em prática a lei de prisão perpétua e a pena irá acontecer com a gente ou com nossa família, mas tudo que o povo quer é justiça bem feita, aliás é só o que o povo quer segurança.

    ResponderExcluir
  9. prof° Graciele
    ALUNA : FLAVIA SAIDES 9°C


    A pena de morte e a prisão perpetua no Brasil

    a pena de morte no Brasil e´proibida apena de morte é uma lei muito rígida mas portanto certa para alguns casos bastantes sérios e provados juridicamente a prisão perpetua é um caso bastante complicado no Brasil a única maneira de ficar preso para sempre é se na hora da prisão for provado que a pessoa é louca e ai ficara em um mane comeu a pessoas no brasil que são a favores desta lei já outras noa concordam aqui no Brasil esta uma violência muito grande entre a população Brasileira terriveos casos de crueldade o Brasil que é um pais TAM bonito e turístico alguns turistas já ficam comedo de viajar parra o Brasil no Estados unidos existe a pena de morte e é um pais bemas organizado que o Brasil

    ResponderExcluir
  10. A pena de morte e a prisão perpetua assim em nosso Brasil seria uma boa idéia em nosso mundo qriminal .
    Os bandidos pensarei até duas vezes antes de matar ou roubar em suas vidas crimes.
    Mas essa lei nuca iria ser aprovada em nosso Brasil , porque a nossa constituição eles não acham que seria uma boa uma lei aproveitada no Brasil, eles desce que seria um casto alto para nosso pais, e ave ria muitos presos em prisão perpetua.
    Mas alguns brasileiros preferem a pena de morte,iria dar uma grade mudança nas prisões,ou seja mas teria uma diminuíam em presos Brasileira, e ate no mundo todo.
    Mas porem tem pessoas no mundo que defende os direitos do presos,e falam que pena de morte seria uma crueldade com os presos e atingiam os direitos humanos .Mas também ISO só atrapalha mas a constituição assim decidi nas leis do mundo imtero.

    Titulo : constituição

    Nome : Rafael Junior

    ResponderExcluir
  11. Nome: Felipe Batista Felix Nº: 47

    Prisão Perpétua: Porque dissem que é uma pena muito grave?


    A pena de morte no Brasil é um assunto a ser tratado, um assunto que gera muitas opniões pois
    varias pessoas são a favor da pena de morte e muitas são a favor da pena de morte e muitas são
    a favor. Assim ,em grandes cidades do pais violência ,assaltos,assassinatos,estupros são coisa que já
    tamos muitos ´´Acostumados ´´
    A pena de morte no Brasil deveria ser julgada entre nossos deputados votada e levada a lesgisla-
    ção muitos dizem que a pena de nosso pais são leves são fracas para os criminosos.
    Ainda a prisão perpétua no Brasil é um assunto que tem que ser muito discutido alías também tinha que entrar em votacão, muitas pessoas a provão e falão que a prisão perpétua tinha que ser aplicada em locos em pessoas com um grau de locura elevado ou também em outros, tem aquelas pessoas que não aprovão a prizão perpétua porque dissem que é uma pena muito grave,pois eu acho que é uma pena que sairia do meu bolso e de todos que pagão impostos.
    Já nos EUA,China, Irã as penas de morte são aplicadas sem dó as pessoas que estrupão,assa-sinão
    e tanbém em outros casos, isto é as penas nesses paizes são bem aplicadas,ou seja são bem pensadas e votadas.

    ResponderExcluir
  12. A longa estrada que conduz ao inferno


    O crime nada mais é do que o resultado do nosso fracasso como sociedade.
    Pena de morte seria uma lei aprovada por muitos brasileiros mas também seria criticada.
    Isto iria baixar muito a criminalidade no nosso pais. Criminosos iriam pensar duas vezes antes de cometer algum crime.
    Muitas pessoas não dão importância à liberdade, vão presas mais de três vezes e ainda insistem no erro.
    Se eles podem tirar varias vida, porque não tirar a vida dele ? Esta é uma pergunta que se esconde atras das mesas dos deputados mas eles apenas fecham os olhos para o que a sociedade esta passando.
    Mas preferem colocar na prisão com 10 ou 15 anos de punição, sendo sustentados pelos impostos que nos mesmos que pagamos.
    Hoje o criminoso mata pelo simples prazer., Poderiam executar o acusado e evitariam outros transtornos para a humanidade.

    ResponderExcluir
  13. Denilson molina da silva 9ºc5 de setembro de 2011 às 20:03

    você e´ contra a pena de morte


    bom muitas pessoas são a favor da pena de morte por que não basta punir com a prisão por que e fácil cometer um crime. como matar uma pessoa cumpri a pena sendo prezo e depois sair e viver a vida normalmente, quando a pessoa que ele matou não poderá fazer o´´ mesmo`` por isso com a pena de morte ele vai pagar pelo, que ele fez com a propiá vida.
    Mas se essa lei for elegida para o brasil vão acabar com a super lotacão na cadeia por que tem muitos prezo para a pena de morte mas na minha opinião eu não acho certo a pena de morte por que e fácil falar dos outros mas quando e uma pessoa da sua família você e contra a pena de morte .

    ResponderExcluir
  14. Pena de morte será a coisa certa?

    Já pararam pra pensar que tem pessoas que são a favor da pena de morte, pois é vocês esquecem que quando matam, estupram, ou roubam seus pais logo pensam, “Uma praga dessas tem que morrer” mais não é a sim que todos pensão a maioria acha que a melhor punição é a cadeia a sim ele pagara pelo que fez.
    E que Deus sabe o que faz se ele cometeu algo errado e não se arrepende então terá sua punição com o tempo mais quem samos para julgar alguém apenas seres humanos com poder nem um diante de Deus.
    Ninguém tem o direito de tirar ou dar vida a alguém por isso que muitos são contra a pena de morte, a justiça tem que ser feita mais conforme a lei dos homens, e de Deus. Por isso que no Brasil pena de morte não foi legalizada.
    Conclusão: no mundo que vivemos não podemos julgar ninguém por isso que pena de morte tem que continuar ilegal no Brasil e demais paises.

    Nome: Carina Villalva Costa de Souza

    Professora: Graciele
    Numero: 05 Anos: 9°C

    ResponderExcluir
  15. Pena de morte e a prisão perpétua e seus pontos de vistas

    É comum escutar diariamente em noticiários que o aumento da violência cresce a cada dia. Crimes hediondos são cada vez mais frequentes, onde é usada tal crueldade que assusta a sociedade, isso é uma realidade que esta presente na vida de todos, uma situação que preocupa cada vez mais as pessoas, elas pedem justiça e então entra a questão ter ou não ter a pena de morte e a prisão perpétua.
    Com a prisão perpétua não tem a necessidade de haver a pena de morte, pois passar a vida toda trancado em uma prisão é muitas vezes pior que a morte dependendo do psicológico da pessoa, muitas delas acabam cometendo suicídio quando é condenado a muitos anos de cadeia.
    A prisão perpétua é uma solução para diminuir a criminalidade, pois as pessoas terão mais consciência e com certeza iram pensar muito antes de cometer crimes graves.
    No caso da pena de morte, é um assunto que tem que ser visto com muita cautela, apesar de haver em outros países, o julgamento nesses casos tem que ser bem analisado para não haver nenhum erro.
    A pena de morte e a prisão perpétua são vista por umas pessoas um exagero, e por outras uma forma de diminuir a criminalidade, esse é um assunto que tem vários pontos de vista.






    Nome: Zilma Oliveira Nº52 Ano:9ºC

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!