quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Artes - Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade
 
Informações, localização, construção, importância histórica, cultural e turística


Estátua da Liberdade: cartão postal dos Estados Unidos  
Principais características do monumento
  • A Estátua da Liberdade situa-se na entrada do porto de Nova Iorque (Estados Unidos), numa pequena ilha (ilha da Liberdade).
  • A estátua possui 46,5 metros de altura, pesando aproximadamente 160 toneladas.
  • Os Estados Unidos receberam este monumento de presente dos franceses, após os norte-americanos terem derrotado a Inglaterra numa batalha.
  • Chegou de navio, desmontada da França, sendo montada no local onde se encontra hoje.
  • Foi inaugurada em 28 de outubro de 1886. 
  • A estátua e o fogo da tocha (sempre acesso), representam a liberdade do povo.
  • Foi projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi.
  • Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
  • É considerada Patrimônio Mundial da Unesco.
  • É um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos

    A Estátua da Liberdade é um monumento da cidade de Nova York, considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, e, desde 2007, é também considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
    Localizada em uma pequena ilha na entrada do porto de Nova York, a Liberty Island (ilha da Liberdade), a Estátua da Liberdade foi um presente do povo francês aos estadunidenses em comemoração ao centenário de sua Independência, ou seja, em 1876. Uma batalha vencida pelos norte-americanos contra os Ingleses foi o motivo que levou os franceses a presentearem os Estados Unidos.
    A estátua foi construída na França, pelo escultor Frederic-Auguste Bartholdi, em uma estrutura projetada por Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e Alexandre-Gustave Eiffel (o mesmo que projetou a Torre Eiffel). A inspiração para o rosto da mulher a ser representada na estátua teria vindo da mãe do escultor Frederic-Auguste Bartholdi. Símbolos da maçonaria (como a tocha e o livro na mão esquerda) foram incorporados no projeto de Frederic, o que sugere que o mesmo fosse maçom.
    A estátua foi concluída em julho de 1884. Após ser desmontada em 350 peças, e embalada em 214 caixas, foi colocada a bordo da fragata francesa Isere, que a transportou até os Estados Unidos. Chegou a Nova York um ano depois, em 1885. Em abril de 1886, a construção do pedestal, projeto do americano Richard Morris Hunt, foi concluída. A estátua levou 4 meses para ser montada, já em seu pedestal. A Estátua da Liberdade foi inaugurada pelo então presidente norte-americano Grover Cleveland, no dia 28 de outubro de 1886.
    As medidas da estatua são impressionantes. Segundo o Guinness, o livro dos recordes, trata-se da escultura mais pesada do mundo, com 225 toneladas. Sem o pedestal a estátua mede 46, 5 metros, sendo que com ele, alcança os 92,99 metros. Para chegar até o topo, são 354 degraus, o equivalente a 22 andares.
    O fogo da tocha erguida pela mulher representa a liberdade do povo, assim como a própria estátua. Em sua coroa existem 25 janelas (que simbolizam as jóias encontradas naquelas terras) e 7 raios (que representam os sete continentes e os sete mares do mundo). Em sua mão esquerda segura uma tábua, na qual está escrita: 4 de Julho de 1776, em algarismos romanos.


    Fontes
    Site: The Statue of Liberty-Ellis Island Foundation. Disponível em: http://www.statueofliberty.org/ Acessado em: 1 mar. 2009.


    Estátua da liberdade por dentro e por fora:



 

3 comentários:

  1. Aluna: Nayara Bellato
    Turma: 1ºG

    A Estátua da Liberdade, oficialmente A Liberdade Iluminando o Mundo, é um monumento localizado na entrada do Porto de Nova Iorque desde 28 de outubro de 1886. Comemora a Declaração da Independência do Estados Unidos, e foi um gesto de amizade da França para o Estado Unidos. Foi Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904).

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Nathalia Cristina OLiveira Bellato
    Turma: 1ºG

    A estátua da Liberdade fica em Nova York. O Estados Unidos recebeu esse monumento pelo presidente francese, após os norte-americanos derrotado a Inglaterra em uma batalha.
    A Estátua demorou 1 ano pra ser entrega em Nova York e 4 meses para ser montada. A inspiração para o rosto da mulher a ser representada na estátua teria vindo da mãe do escultor Frederic-Auguste Bartholdi.
    Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
    É considerada Patrimônio Mundial da Unesco.
    É um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  3. micheli 1ºg noturno nº 30

    A estatua da liberdade é localizada em Nova York. Estados Unidos, a estatua da liberdade se encontra em uma ilha , é conhecida como um dos monumentos mais bonitos do mundo. após ser desmontada foi enviada para Nova York ( estados unidos e chegou um ano depois .
    a estatua da liberdade foi considerada um dos pontos turisticos mais visitados .demorou 4 meses para ser inaugurada .

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!