segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Correção da Prova do ENEM 2010

Confira no link abaixo a correção comentada da prova.




TV COC


Fonte:  Site COC




Abaixo o tema da Redação:




Tema
Fonte: COC

28 comentários:

  1. Trabalho escravo, encare-o como quiser !

    Hoje vivemos, em uma realidade onde há variados conflitos como : furtos, homicídios, estupros e etc.
    Mas atualmente na sociedade que vivemos,não convivemos com o trabalho forçado mas coma triste realidade de pessoas com um determinado grau de faixa etária por exemplo, um senhor ou uma senhora de 40 anos buscam um emprego, ou até mesmo um jovem com cerca de dezesseis anos sofrem com a busca do primeiro emprego.
    Sabemos que em estados distantes ou até mesmo em áreas onde a agricultura e a agropecuária dominam há indícios de trabalho escravo .
    É claro que a escravidão de todos os anglos apresenta sua forma repulsiva mas comparada a da antiguidade é bem mais leves, sem chibatas e sem chicotes ou seja apenas com um baixo salario
    onde as pessoas acabam vivendo abaixo da lina da pobreza e os produtores enriquecem cada vez mais .
    Renan Morel .

    ResponderExcluir
  2. Trabalho escravo é aquele que você trabalha e não ganha o salário justo ou tem vez que não ganha nada.
    Segundo a lei do artigo 149 do código penal, se você souber de um trabalho escravo você deve denunciar para a polícia porque isso é crime. Trabalho escravo não é só trabalhar e sim você ser obrigado a fazer o que você não quer.
    Nós não devemos apoiar a escravidão.
    E sim acabar com isso.

    Diga não ao trabalho escravo.



    Gean Gonçalves Luna
    1°F

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que trabalho escravo vei desde antigamente. E a lei já fala e quando uma pessoa, na relação de trabalho, fica submetida ou é forçada a condições ilegais de domínio do empregador. Esta conduta é crime previsto no art. 149 do Código Penal. Também a lei penal pune outros tipos de condutas como expor a perigo de vida o transporte de pessoas e desrespeitar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho. E também Nas letras da lei, a escravidão está extinta, porém em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão, em que mulheres e meninas são capturadas para serem escravas domésticas ou ajudantes para diversos trabalhos. Há ainda o tráfico de mulheres para prostituição forçada, principalmente em regiões pobres da Rússia, Filipinas e Tailândia, dentre outros países. LIDIA 9°c

    ResponderExcluir
  4. O trabalho escravo continua sendo um tema de sérios questionamentos para a justiça trabalhista brasileira.
    A escravidão não é uma exclusividade de países em desenvolvimento, de países pobres, ele existe em todas as economias do mundo, em todas as regiões e apresentando as mais diversas formas.
    A grande diferenciação e o grande salto, em termos de qualidade que o brasil teve nestes últimos anos, primeiro foi a constituição de uma comissão, que é a comissão nacional de erradicação do trabalho escravo, que traçou um plano, uma estratégia para atuar frente a este problema.
    O trabalho forçado se caracteriza quando o empregador, usando de ameaça, mantém os empregados em sua propriedade, e lhes vende produtos (alimentos e vestuários) por preços elevados.
    O chamado "gato” é a pessoa que atrai o trabalhador para exercer funções em outras localidades, com falsas promessas de excelentes salários e acomodações. ele intermediá a mão-de-obra entre o empregado e o empregador.
    Um dos principais fatores que contribuem para a prática do trabalho escravo é a impunidade, pois a justiça é lenta e praticamente inexiste, se apresentando consideravelmente comprometida com o poder econômico, o que acaba resultando nesta falta de justiça.


    Thiago Koike.
    9°C

    ResponderExcluir
  5. A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil.
    No entanto persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão-de-obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados gatos.
    Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.
    Esses gatos recrutam pessoas em regiões distantes do local da prestação de serviços ou em pensões localizadas nas cidades próximas. Na primeira abordagem, mostram-se agradáveis, portadores de boas oportunidades de trabalho.
    Oferecem serviço em fazendas, com garantia de salário, de alojamento e comida. Para seduzir o trabalhador, oferecem adiantamentos para a família e garantia de transporte gratuito até o local do trabalho.

    ResponderExcluir
  6. o que é trabalho escravo


    Eu entendi que o trabalho escravo no Brasil deve ser mais rigorosa, porque, infelizmente, até nos grandes centro, ainda se vê esse tipo de ocorrência.

    Bruno Dantas verão

    ResponderExcluir
  7. No mundo onde vivemos existe a desigualdade humana, onde muita pessoas viram escravos do seu trabalho, infelizmente ainda existe a trabalho escravo pode parecer que não mais sim a ainda temos esse problema. Os fazendeiros de hoje aliciam seus empregados de fachada para não serem responsabilizados por um "crime", pessoas que estão sendo escravizadas tem medo de falar porque são ameaçados tanto de forma física quanto psicológica.
    Mas tudo isso esta para mudar, com a tecnologia que temos hoje e que esta evoluindo cada vez mais o futuro dessas pessoas esta para mudar não teremos que trabalhar mas em empresas mas sim em nossas casas.
    Muitos dizem que tudo isso ira acontecer até o ano de 2020. Todos esperam que sim, pois queremos um pais melhor para todos. Além dessa melhora também haverá melhora na qualidade de vida e no meio ambiente.

    Rosimeire Ormeni Marques 9° C

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que com a abolição em 13 de maio em 88 vários escravos tiveram sua liberdade, não só física mas de expressão.
    Eles puderam ter uma quase normal,ainda existia preconceito na população mesmo com a abolição
    havia trabalho com uma certa escravidão mexendo com o psicológico das pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que com a abolição em 13 de maio em 88 vários escravos tiveram sua liberdade, não só física mas de expressão.
    Eles puderam ter uma quase normal,ainda existia preconceito na população mesmo com a abolição
    havia trabalho com uma certa escravidão mexendo com o psicológico das pessoas.

    ResponderExcluir
  10. O trabalho escravo existe desde 29 de dezembro de 1998, e a lei já fala e quando uma pessoa, na relação de trabalho, fica submetida ou é forçada a condições ilegais de domínio do empregador. Esta conduta é crime previsto no art. 149 do Código Penal. Também a lei penal pune outros tipos de condutas como expor a perigo de vida o transporte de pessoas e desrespeitar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho. E também Nas letras da lei, a escravidão está extinta, porém em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão, em que mulheres e meninas são capturadas para serem escravas domésticas ou ajudantes para diversos trabalhos. Há ainda o tráfico de mulheres para prostituição forçada, principalmente em regiões pobres da Rússia, Filipinas e Tailândia, dentre outros países.LIDIA 9°c

    ResponderExcluir
  11. O trabalho escravo existe desde 29 de dezembro de 1998, e a lei já fala e quando uma pessoa, na relação de trabalho, fica submetida ou é forçada a condições ilegais de domínio do empregador. Esta conduta é crime previsto no art. 149 do Código Penal. Também a lei penal pune outros tipos de condutas como expor a perigo de vida o transporte de pessoas e desrespeitar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho. E também Nas letras da lei, a escravidão está extinta, porém em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão, em que mulheres e meninas são capturadas para serem escravas domésticas ou ajudantes para diversos trabalhos. Há ainda o tráfico de mulheres para prostituição forçada, principalmente em regiões pobres da Rússia, Filipinas e Tailândia, dentre outros países.
    Lidia 9°c

    ResponderExcluir
  12. No mundo onde vivemos existe a desigualdade humana, infelizmente ainda existe o trabalho escravo pode parecer que não mais sim, ainda temos esse problema. Os fazendeiros de hoje aliciam seus empregados de fachada para não serem responsabilizados por um "crime", pessoas que estão sendo escravizadas tem medo de falar porque são ameaçados tanto de forma física quanto psicológica.
    Mas tudo isso esta para mudar, com a tecnologia que temos hoje e que esta evoluindo cada vez mais, o modo de vida dessas pessoas esta para mudar, assim como o nosso não teremos que esquecer aposentadorias e salários fixos e teremos que trabalhar em nossas casas.
    Muitos dizem que tudo isso ira acontecer até o ano de 2020. Todos esperam que sim, pois queremos um pais melhor para todos. Além dessa melhora também haverá melhora na qualidade de vida e no meio ambiente.

    Rosimeire Ormeni Marques 9° C

    ResponderExcluir
  13. No mundo onde vivemos existe a desigualdade humana, infelizmente ainda existe o trabalho escravo pode parecer que não mais sim, ainda temos esse problema. Os fazendeiros de hoje aliciam seus empregados de fachada para não serem responsabilizados por um "crime", pessoas que estão sendo escravizadas tem medo de falar porque são ameaçados tanto de forma física quanto psicológica.
    Mas tudo isso esta para mudar, com a tecnologia que temos hoje e que esta evoluindo cada vez mais, o modo de vida dessas pessoas esta para mudar, assim como o nosso não teremos que esquecer aposentadorias e salários fixos e teremos que trabalhar em nossas casas.
    Muitos dizem que tudo isso ira acontecer até o ano de 2020. Todos esperam que sim, pois queremos um pais melhor para todos. Além dessa melhora também haverá melhora na qualidade de vida e no meio ambiente.

    Rosimeire Ormeni Marques 9° C

    ResponderExcluir
  14. Desigualdade social: Eram os negros que trabalhavam como escravos, em serviços pesados, geralmente, nas fazendas de seus donos. Eles eram mal tratados, chicoteados, não tinham liberdade para nada, a não ser ter que cumprir o que seus ''Donos'' mandavam, eram assim que um negro(a) poderia ser considerado nesse modo de vida antiga.
    Essas desigualdades humanas é uns dos motivos que há uma grande diferença entre os países.
    Existindo países ricos com muitas tecnologias avançadas enquanto outros morrem de fome, de sede. Desde os tempos antigos, a escravidão era uma processo normal, pelo que lemos em livros ou vimos em novelas.
    Em maio de 1888 a escravidão foi proibida, os escravos foram livres de suas senzalas recebendo suas cartas de alforria ou trabalhando para seus antigos donos como agora poderiam ser chamados patrões.
    Essa diferença poderia ser acabada se os países ricos se importassem com os pobres, procurando ajudá-los para que muita gente possa sobreviver.



    Natália Soares Lins. 9ºC

    ResponderExcluir
  15. Desigualdade social: Eram os negros que trabalhavam como escravos, em serviços pesados, geralmente, nas fazendas de seus donos. Eles eram mal tratados, chicoteados, não tinham liberdade para nada, a não ser ter que cumprir o que seus ''Donos'' mandavam, eram assim que um negro(a) poderia ser considerado nesse modo de vida antiga.
    Essas desigualdades humanas é uns dos motivos que há uma grande diferença entre os países.
    Existindo países ricos com muitas tecnologias avançadas enquanto outros morrem de fome, de sede. Desde os tempos antigos, a escravidão era uma processo normal, pelo que lemos em livros ou vimos em novelas.
    Em maio de 1888 a escravidão foi proibida, os escravos foram livres de suas senzalas recebendo suas cartas de alforria ou trabalhando para seus antigos donos como agora poderiam ser chamados patrões.
    Essa diferença poderia ser acabada se os países ricos se importassem com os pobres, procurando ajudá-los para que muita gente possa sobreviver.



    Natália Soares Lins. 9ºC

    ResponderExcluir
  16. PRECONCEITO

    Nosso pais é muito preconceituoso. O preconceito é o que mais se abrange no mundo inteiro pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. Antigamente, era comum se ver negros africanos
    andando com belas loiras. Com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam se conhecerem melhor indiferente da cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo. No começo era negro para todo o lado em fazendas, cidades etc...
    É um fato que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor da pele negra são menos aceitas que pessoas da pele branca. Porque os ricos pensam que se tiver um negro(a) no seu estabelecimento vai ser um fracasso total.

    ResponderExcluir
  17. Desigualdade social: Eram os negros que trabalhavam como escravos, em serviços pesados, geralmente, nas fazendas de seus donos. Eles eram mal tratados, chicoteados, não tinham liberdade para nada, a não ser ter que cumprir o que seus ''Donos'' mandavam, eram assim que um negro(a) poderia ser considerado nesse modo de vida antiga.
    Essas desigualdades humanas é uns dos motivos que há uma grande diferença entre os países.
    Existindo países ricos com muitas tecnologias avançadas enquanto outros morrem de fome, de sede. Desde os tempos antigos, a escravidão era uma processo normal, pelo que lemos em livros ou vimos em novelas.
    Em maio de 1888 a escravidão foi proibida, os escravos foram livres de suas senzalas recebendo suas cartas de alforria ou trabalhando para seus antigos donos como agora poderiam ser chamados patrões.
    Essa diferença poderia ser acabada se os países ricos se importassem com os pobres, procurando ajudá-los para que muita gente possa sobreviver.



    Natália Soares Lins. 9ºC

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. O trabalho dificilmente o trabalho será abolido de vez da nossa sociedade, por que existem muitas pessoas que não conseguem trabalho na cidade, ai optam para ir trabalhar em carvoarias, em fazendas que geralmente trabalham o dia inteiro para ganhar muito pouco.


    João Pedro 9°C

    ResponderExcluir
  20. O trabalho escravo elimina a liberdade de viver.

    Antigamente, os negros eram maltratados, chicoteados, mal alimentados e viviam presos aos seus trabalhos.
    A Lei Áurea representou o fim da escravidão, concedendo o direito de propriedade para os negros terem moradia, construírem famílias, de viverem livremente; acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil.
    Mas muitos trabalhadores ainda não conseguem se afastar de seus patrões, oferecendo terras, moradia e salário. Há fazendeiros que para derrubar matas, produzir carvão, preparar solo para plantar sementes, entre outras atividades, eles aliciam os trabalhadores, servindo de fechada, para que os fazendeiros não sejam responsáveis pelo crime.

    O futuro do trabalho

    O trabalho esta tendo muitas transformações. Acrise despencou gigantes empresas. O futuro será povoado de empresas menores reunidas em torno de projetos em comum. Nos próximos anos vai ter muitas mudanças que vêm acontecendo há algum tempo: a busca pela qualidade de vida será mas intensa.

    ResponderExcluir
  21. Escravidão

    O Trabalho Escravo continua sendo um tema de sérios questionamentos para a Justiça Trabalhista Brasileira. Quando se fala em trabalho escravo, se verifica a afronta direta aos princípios e às garantias individuais previstos tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto na Constituição Federal.
    O trabalho escravo não é uma exclusividade de países em desenvolvimento, de países pobres, ele existe em todas as economias do mundo, em todas as regiões e apresentando as mais diversas formas.

    ResponderExcluir
  22. A escravidão no Brasil foi extinta oficialmente em 13 de maio de 1888. Todavia, em 1995 o governo brasileiro admitiu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão. A erradicação do trabalho escravo passa pelo cumprimento das leis existentes, porém isso não tem sido suficiente para acabar com esse flagelo social. Mesmo com aplicações de multas, corte de crédito rural ao agropecuarista infrator ou de apreensões das mercadorias nas oficinas de costura, utilizar o trabalho escravo é, pasmem, um bom negócio para muitos fazendeiros e empresários porque barateia os custos da mão de obra. Quando flagrados, os infratores pagam os direitos trabalhistas que haviam sonegado aos trabalhadores e nada mais acontece.

    ResponderExcluir
  23. A escravidão é um cerceamento de liberdade, mesmo com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, ainda persistiram situações em que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões, há fazendeiros que para conseguir atividades agropecuárias contratam mão de obra, utilizando os contratadores de empreitada,os chamados “gatos”.Eles fazem todo o serviço para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.
    O trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade.
    Hoje em dia o á ferramentas disponíveis para mudar o modo de trabalhar e, consequentemente como vivemos, o futuro será povoado com empresas menores reunidas em torno de projetos em comum, a busca pela qualidade de vida, a preocupação pelo meio ambiente esta acontecendo, o mundo está se preocupando em fazer o melhor para a vida na terra.

    ResponderExcluir
  24. A escravidão é um cerceamento de liberdade, mesmo com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, ainda persistiram situações em que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões, há fazendeiros que para conseguir atividades agropecuárias contratam mão de obra, utilizando os contratadores de empreitada,os chamados “gatos”.Eles fazem todo o serviço para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.
    O trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade.
    Hoje em dia o á ferramentas disponíveis para mudar o modo de trabalhar e, consequentemente como vivemos, o futuro será povoado com empresas menores reunidas em torno de projetos em comum, a busca pela qualidade de vida, a preocupação pelo meio ambiente esta acontecendo, o mundo está se preocupando em fazer o melhor para a vida na terra.

    ResponderExcluir
  25. o video do assalto gramatical fala das inadequações no portugues porque não existe erro.E no video para cada erro de portugues uma pessoa da platéia ia ser eliminada e no final o próprio ladrão errou e se matou.Não é todas as pessoas que falam o portugues correto e por isso as pessoas foram se acostumando a falar errado e nem ligam.

    ResponderExcluir
  26. 1° Texto: Eu entendi que o trabalho escravo na sociedade e vista claramente por nós
    mesmos ..ex:quando alguém contrata uma pessoa para fazer uma construção
    e essa pessoa faz e não é paga depois ou quando alguem é chamado para fazer um serviço e depois a pessoa descobre que esse serviço é clandestino...e com isso eles ficam de faixada para o patrão não ser o culpado pelo crime..

    no 2° texto:
    Eu entendi que as pessoas sonham que futuramente elas não terão preocupação com o seu trabalho e salario pois trabalharão em casa
    sem hora de chegar ou seja,sem se preocupar com o horário de entrar ou de sair.

    Aluna:Naiara Vilhalba de Oliveira 1°F

    ResponderExcluir
  27. 1° Texto: EU entendi que o trabalho é visto por nós em todolugar..
    ex: como as trabalhadora doméstica trabalham e não recebem seu décimo terceiro e não são registradas ....


    2° Texto:E o outro texto eu entendi que as pessoas sonham com um futuro melhor ..
    elas planejão trabalhar em casa e ter seu própio negócio ,e ser independente de outras pessoas...

    Aluna: Rita Messa Machado

    ResponderExcluir
  28. Sem Liberadade

    1 texto : O Trabalho escravo praticamente não tem direito a quase nada quase todos os escravos não tem liberdade de faser nada sua vidas é ser mandadas por patroẽs
    Eles sofrem maltratos fisicos e são punidos .
    São distancias de terras e cidades uma vida muito dura ,não ter direito a sua propria vida é uma tristesa sem fim.bom é isso oque eu acho .



    2texto: O Trabalho No Futuro




    O Trabalho vai ser mais complicado de entender muitas coisas vão mudar o futuro sera com muitas empresas pequenas e mais reunidas as pessoas vão se preoculpar mais com o meio ambiente e a vontade de subir no trabalho vai ser grande.
    Michelle Santos 1 f

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!