terça-feira, 9 de março de 2010

Literatura - 3º Ano 1º Bimestre - Lista de Livros e Filmes




A VANGUARDA EUROPÉIA: Século XIX, passou a definir artistas e intelectuais que, não satisfeitos com o que então se produzia, buscaram novas formas de expressão artística, tanto na linguagem como na composição.



PRÉ-MODERNISMO : Século XX, ruptura com o passado; denúncia da realidade brasileira; tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira paulista, o homem do subúrbio do Rio de Janeiro.



MODERNISMO: Século XX; Arte moderna, retomada das questões sociais, visão critica da realidade, originalidade, humor, ruptura com o passado, liberdade formal e expressiva.




1. Vanguarda Européia :

Proposta: dividir a sala em no mínimo cinco grupos para que cada grupo fique com um manifesto:

• Futurismo

• Expressionismo

• Cubismo

• Dadaísmo

• Surrealismo

A exposição  será feita em forma de seminários, releitura das artes plásticas.



Sugestão de Filmes:

O Gabinete do doutor Caligari(1919). Direção: Robert Wiene

Um dos principais filmes do Expressionismo alemão, movimento que englobou também a literatura e as artes plásticas. A história narra o domínio do doutor Caligari sobre o sonâmbulo Cesare, que mata pessoas sob suas ordens.



Os amores de Picasso(1996). Direção: James Ivory

Este filme mostra um pouco do temperamento e da genialidade de picasso e parte de sua movimentada vida amorosa.



A Guerra de Canudos(1997).Direção: Sergio Rezende.

No filme, a guerra serve de pano de fundo para a história de uma família de sertanejos que decide seguir Antônio Conselheiro depois de ouvir suas pregações.



Policarpo Quaresma (1997). Direção: Paulo Thiago.

Adaptação do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.



Baile Perfumado (1997). Direção Paulo Caldas e Lírio Ferreira.

Cinebiografia do libanês Benjamin Abrahão, o único a filmar Lampião e seu bando. Além de mostrar as mortes de padre Cícero e Lampião, enfoca o aburguesamento do cangaço e a modernização do sertão. Filme muito elogiado pela crítica na época de seu lançamento.



Macunaíma (1969). Direção Joaquim Pedro de Andrade.

Adaptação livre do romance-rapsódia de Mário de Andrade. Conta as peripécias de Macunaíma, “ o herói sem nenhum caráter”, na selva e, depois, na cidade grande. o personagem é interpretado por Grande Otelo e, depois de “embranquecer”, por Paulo José.



Revolução de 30 (1980). Direção: Sylvio Back

Colagem de documentários e filmes de ficção, fotografias e gravações de época, mostrando desde os antecedentes até as conseqüências do movimento.



Vidas Secas(1963). Nelson pereira dos Santos.

Adaptação do romance de Graciliano Ramos sobre a história dos retirantes – Fabiano, sua mulher, Sinhá Vitória, os filhos e a cachorra Baleia – que tentam sobreviver em meio à miséria do sertão nordestino.



Morte e Vida Severina/ Quincas Berro D’Água(1982). Direção: Walter Avancini.

Numa só fita, dois especiais produzidos pela Rede Globo. O primeiro é uma adaptação do Auto de Natal pernambucano, do poeta João Cabral de Melo Neto; o segundo, da novela de Jorge Amado A morte de Quincas Berro D’água.





http://intra.sed.ms.gov.br/coeb/Arquivos.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem!