domingo, 12 de janeiro de 2014

Tudo Passa!

Havia um rei muito poderoso que tinha tudo na vida, mas sentia-se confuso. Resolveu consultar os sábios do reino e disse-lhes:
- Não sei por que me sinto estranho e preciso ter paz de espírito. Preciso de algo que me faça alegre quando estiver triste e que me faça triste quando estiver alegre.
Os sábios resolveram dar um anel ao rei, desde que o rei seguisse certas condições:
Debaixo do anel existe uma mensagem, mas o rei só deverá abrir o anel quando ele estiver num momento intolerável. Se abrir só por curiosidade, a mensagem perderá o seu significado. Quando TUDO estiver perdido, a confusão for total, acontecer a agonia e nada mais puder ser feito, aí o rei deve abrir o anel.
O rei seguiu o conselho. Um dia o país entrou em guerra e perdeu. Houve vários momentos em que a situação ficou terrível, mas o rei não abriu o anel porque ainda não era o fim. O reino estava perdido, mas ainda podia recuperá-lo. Fugiu do reino para se salvar. O inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até que perdeu os companheiros e o cavalo.
Seguiu a pé, sozinho, e os inimigos atrás; era possível ouvir o ruído dos cavalos. Os pés sangravam, mas tinha que continuar a correr. O inimigo se aproxima e o rei, quase desmaiado, chega à beira de um precipício. Os inimigos estão cada vez mais perto e não há saída, mas o rei ainda pensa:
- Estou vivo, talvez o inimigo mude de direção. Ainda não é o momento de ler a mensagem...
Olha o abismo e vê leões lá embaixo, não tem mais jeito. Os inimigos estão muito próximos, e aí o rei abre o anel e lê a mensagem: "Isto também passará". De súbito, o rei relaxa. Isto também passará e, naturalmente, o inimigo mudou de direção. O rei volta e tempo depois reúne seus exércitos e reconquista seu país. Há uma grande festa, o povo dança nas ruas e o rei está felicíssimo, chora de tanta alegria e, de repente, se lembra do anel, abre-o e lê a mensagem: "Isto também passará". Novamente ele relaxa, e assim obtém a sabedoria e a paz de espírito.
Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade ou de dificuldades, em que as emoções parecem dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos de que tudo é efêmero, de que tudo passará, de que é impossível perpetuarmos os momentos que vivemos, queiramos ou não, sejam eles escolhidos ou não.
A ansiedade, freqüentemente, não nos deixa analisar o que nos ocorre com objetividade. Nem sempre é possível, mesmo. Mas, em muitos momentos, precipitamos atitudes que só pioram o que queríamos que melhorasse, e é na esfera dos relacionamentos amorosos que isso ocorre quase sempre.
A calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós... Manter as emoções constantemente sob controle é pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de pânico ao perceber que o que mais se valoriza está escapando por entre os dedos.
"Dar tempo ao tempo" não é sintoma de passividade, mas de sabedoria na maior parte dos casos.
Autor desconhecido

Fonte

26 comentários:

  1. A crônica conta a história de um rei que tinha tudo na vida mais as vezes confundia-se com seus sentimentos, então resolveu procurar ajuda. As pessoas que o ajudaram deram-lhe um anel. E disseram que dentro desse anel, havia uma mensagem, mas que ele só deveria abrir o anel quando nada mais pudesse ser feito. Um dia seu país entrou em guerra e perdeu. Ocorreram várias situações complicadas, porém o rei não abriu o anel, pois sabia que não era o momento certo. O reino estava acabado, porém ainda tinha salvação. O rei decidiu fugir para se salvar. Os inimigos o seguiram, mas ele não desistiu. Vendo que não tinha escapatória, o rei decidiu abrir o anel. Salvando assim o seu reino. Moral da história: É possível aprender neste texto,que independente da situação, devemos ser otimistas e acreditar que " tudo passa ". Bruna Ferreira e Larissa Santos. 9º B.

    ResponderExcluir
  2. O texto é muito bom, e ele é bom por quê ele conta sobre umas das mais importantes lições da vida que é:
    "Dar tempo ao tempo"
    Sem isso seria quase impossível ter uma vida apenas com decisões boas, porque se você fazer as suas escolhas sem pensar muito no que você vai fazer, você pode se arrepender e cometer um dos piores erros da vida.
    Como o rei fez ele esperou um certo tempo que foi essencial para escolher a hora certa para tomar a sua decisão de abrir o anel.
    E a decisão foi a melhor possível, pois ele conseguiu salvar a sua vida e ainda depois salvou o seu reino, só uma escolha foi capaz de mudar completamente a vida dele para melhor .

    Erich L Paiva nono B

    ResponderExcluir
  3. O texto é inspirador .Retrata a vida de um rei , que praticamente tinha tudo na vida , mas com conflitos começou a tomar conta de si. Ele não suportava mais tudo q estava passando na vida , isso estava o deixando maluco e sem opções para resolver todos os casos.
    O Rei descediu por em pratica um conselho , que dizia para ele procurar os três sábios , quando ele se encontrou com eles , falou dos maus caminhos que o estava deixando-o maluco .Os sábios , resolveram ajudar por apenas uma condição , eles iriam dar um anel ao rei , e dentro desse anel iria estar escrito uma mensagem , mas esta mensagem só poderia ser aberta e lida na hora que ele mas pasace dificuldade em sua vida.O rei sem escolha aceitou a condição.
    Durante , o ano , o reino foi atacado , o rei perdeu tudo , guerreiros , cavalos e moradias . O reinado entrou em crise , e mesmo assim o rei não abriu o anel em que estava e escrita a mensagem. Depois de algum tempo , ele foi perceguido por guerreiros inimigos , perdeu o cavalo , então a unica opção foi fugir a pé . Depois de uma longa correria , os pés começaram a sangrar , e ele restava a beira de um precipico , sem escolha o rei abriu e leu a mensagem , e lá dizia: ''tudo passa'' , depois de ler essa palavra , os soldados inimigos que o estava persciguindo mudou de rota e não conciguiram captura-lo. O rei consegui voltar ao seu antigo reinado , montou uma tropa de guerreiros e invadiu a base inimiga e recuperou seu território. Com uma simples mensagem , o rei percebeu q tudo nessa vida se resolve com calma , e que nem tudo é impossivel.
    Aluno:Matheus Martins Righi 9-B

    ResponderExcluir
  4. ao ler a crônica eu pudi tirar varias lições ,uma delas que na maiorias das vezes as coisas não saem da forma que desejamos ,mas também devemos ser persistentes , e lembrar que nem tudo esta acabado, sempre vamos ter momentos ruins e momentos bons ,pois a vida e cheia de momentos ,momentos que que devemos saber viver da melhor forma , e lembrar que nem tudo na vida e um mar de rosas ..que quedas nos faz ficar mais fortes ,fortes pra tudo pra dificuldades , entao aproveite ,e nunca desista da ótima vida que tu ganhou !!...
    isabela ojeda

    ResponderExcluir
  5. Muitos momentos precipitamos atitudes que só pioram o que queríamos que melhorasse . A calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós... Manter as emoções constantemente sob controle é pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de pânico ao perceber que o que mais se valoriza está escapando por entre os dedos.sara,janaina 9 b

    ResponderExcluir
  6. Quando lemos os texto acima em devidos parágrafos ou linha percebemos que ha muitas dicas, sugestões e lições de vida muitos dela diz que na vida em qualquer momento podemos ter dificuldades ou problemas muito difíceis de lidar.
    Temos que dar tempo ao tempo como diz no texto, temos que ter paciência...
    Como diz no texto temos que ter inspirações como a mensagem no anel "isto também passará"
    Em muitos momento na vida sempre temos alguém ou algo que nos da esperança ou força de vontade para vencer na vida.
    A vida não é um mar de rosas como todos pensamos, sempre a dificuldades na qual devemos enfrentar firme e forte.
    Igor d Paula
    Paulo K. Lima
    9° B

    ResponderExcluir
  7. Esta crônica fala sobre um rei que tinha tudo na vida mas sentia-se confuso, ele precisava de algo que lhe fizesse sentir diferente. Então o rei resolveu consultar os sábios. Eles deram ao rei um anel com uma mensagem que só poderia ser aberta quando ele não suportasse mais e a situação fosse intolerante essa era a condição pela entrega . Um dia o pais entrou em guerra e perdeu. O rei teve que fugir para longe mas foi perseguido pelo adverssarios entao quando se viu deparado a um precepicio e acabou lendo a messagem que falassa que issso tambem passaria. Voltando pra casa o rei recuperou seu reino e festejou felicissimo pela vitoria. LETICIA MARTINS

    ResponderExcluir
  8. A curiosidade não leva a pessoa a nada, como o ditado diz "A curiosidade matou o gato", agora te pergunto "Porque a curiosidade matou o gato?" a resposta para essa pergunta é simplesmente, que o gato não esperou a que a hora de abrir, ver, descobrir (depende de como a dona descreveu), e Yasmim Lorraine 9°B

    ResponderExcluir
  9. A curiosidade não leva a pessoa a nada, como o ditado diz "A curiosidade matou o gato", agora te pergunto "Porque a curiosidade matou o gato?" a resposta para essa pergunta é simplesmente, que o gato não esperou a que a hora de abrir, ver, descobrir (depende de como a dona descreveu), e Yasmim Lorraine

    ResponderExcluir
  10. Gabriel Lourenço Costa e Melissa m. lins rossi
    -
    Um texto que fala sobre um Rei que foi aos sábios porque não sabia oque o incomodava, nisso os sábios deram um anel para ele. Para que ele só abrisse no momento que ele estivesse intolerável e quando nada mais poder ser feito ele abriria o anel. E quando estava tudo perdido ele abriu o anel que estava escrito ''Isso também passará'', os inimigos mudaram de direção e ele reconquistaram seu país.

    ResponderExcluir
  11. O texto fala sobre um rei q tinha tudo na vida,ele sentinha q n tinha paz de vida ,o rei vai ate os sabios do reino e diz,que ele queria uma coisa q o aleegrace nos montos dificeis .Os magos resolven dar a ele uum anel e disseram q hera para ele abrir so no momento q parecia n ter mais nada q resouvesse ,so quando parecesse tudo perdido . dias depois o reino entra em gerra ,o rei teve varias recaidas nessa guerra mais nao leu o anel pois ele ainda tinha uma chance de ganhar a guerra,ele acaba perdendo o reino e tendo q fugir ele fugiu atè perder o cavalo ele se aprocimou num abismo e viu leoễs la embaixo e ele resouve ler o anel no anel dissia"Isto também passará"eo inimigo mudou de direçao e o rei voutou ao castelo reuniu as suas tropas e guanhou o seu reino depois ouve uma grande festa eo rei lia oque estava escrito no anel hà todo momento..

    ResponderExcluir
  12. É um texto muito interessante pois conta a história de um Rei que tinha tudo na vida, mas ele não tinha o essencial que era paz de espirito.
    Diante de muitas guerras ele percebeu que nem tudo estava perdido, que ainda restava esperança para o seu reino.
    Bom eu achei um texto muito interessante e que mi fez refletir sobre a vida.E que nos momentos mais difíceis temos que manter a calma e nunca perder as esperanças.

    nomes:Karollayne Barbosa, Bruno Gustavo

    ResponderExcluir
  13. Fabio Lucas Lopes Ramires Turma : 9 ºA Vespertino

    gostei bastante A Principio não entendi muito bem mais logo compreendi o que o texto tenta nos mostrar , gostei bastante , achei a mensagem muito boa, muitas pessoas sofrem com a ansiedade , esse texto serve bastante para mostrar a elas como lhe dar com a ansiedade os problemas da vida e muitas outras coisas mais como podem ver o rei n abril a mensagem antes da hora certa mesmo passando por muitas dificuldades ele seguiu as ordens dos Sábios Do Reino , eu sinceramente achei que ele não conseguiria ficar com o anel sem olhar pois como podem ver ele sofria com a ansiedade então se deduzia que ele não conseguiria ficar com o anel sem olhar a mensagem KKK' mas ele conseguiu e depois disso ele conseguiu , o texto mostra que devemos manter a calma assim como e rei fez mesmo passando muitas dificuldades na vida , perdeu o reino, a guerra , estava encurralado ,machucado e totalmente perdido mais mesmo assim ele manteve a calma assim como devemos fazer na vida , eu que ainda sou novo não tenho muita ansiedade pois não preciso ter muita ansiedade em nada pois ainda não temos muita obrigação de pagar conta e essas coisas , isso acontece mais com os adultos que tem mais responsabilidades mais todos nós temos um pouco de ansiedade :)

    ResponderExcluir
  14. Ele tinha tudo na vida mas não estava satisfeito com sua vida .Ele tinha poder , a riqueza mas ela não se sentia bem , ele foi pedir ajuda .
    E ganhou ajuda um anel , que estava escrito tudo passará.
    Quando o seu País entrou em guerra e tudo ficou ruim e ,ele foi seguido e viu que tudo aquilo iria passar.
    Isso quer dizer que sempre quando estiver com dificuldades , momentos ruins isso passará nada é para sempre , você sempre terá uma ajuda .
    Depois sempre vem um momento bom que compensara todo o momento ruim
    Ass: Amanda Araújo
    Turma : 9 ano A

    ResponderExcluir
  15. Paulo Henrique Dorneles Turma: 9ºA Vespertino

    Na minha opinião professora, esse texto eu achei muito legal e interessante me chamou muita atenção pois, ele retrata de um assunto muito importante que faz parte em nossa sociedade, que com certeza o nosso vizinho ou até membros de nossa família pode conter esse mal que é a : ansiedade que provoca muitos transtornos em algumas pessoas.
    E o certo nós termos calma que nem o rei do texto que perdeu a guerra, quase perdeu seu império, seus soldados e estava sendo perseguido e de ante de tudo isso, ele teve calma, não se angustio por coisas amenas de pouca necessidade e não teve curiosidade, somente no momento de extrema necessidade que ele viu o recado que estava contido no anel. Tudo isso serve para nós termos em conta que não é necessário se angustiar por coisas que ainda nem aconteceu, coisas desnecessárias! Essa é lição!

    ResponderExcluir
  16. Gabriel Wincler Duarte turma 9°A
    O texto mostra que nem tudo da certo você pode ter tudo mas não tem nada
    como estava no texto ''isto também passará'' o rei não estava feliz com o que tinha,
    mas quando foi atacado precisava de ajuda, isso e muito importante para a sociedade
    mudar os hábitos não ser egoísta com seus bens, quando você estiver 'rico' você não
    olhara para traz.Dependente de seus atos você perdera tudo, ate sua família,como
    o rei no texto perdeu companheiros e cavalos e fugiu do reino, e depois reuniu soldados
    e o seu império e com a ansiedade do rei, aprendemos que devemos esperar
    o momento certo para cumprir nossos objetivos ou pioraremos o que queremos melhorar, como no texto dar 'tempo ao tempo' e na ter sabedoria nas horas dificeis
    da vida.

    ResponderExcluir
  17. O texto fala sobre um rei, que queria algo que te deixasse triste quando estivesse alegre e que te deixasse alegre quando estivesse triste e então seu sábio lhe deu um anel, onde ele só poderia ver a mensagem quando estivesse tudo perdido , então ele fez como o sábio pediu e ele entendeu que tudo de ruim na vida como boa passa e que ele não se preocupasse pois ele pode ter perdido mais amanha ele poderá ganhar .
    Dar tempo ao tempo e algo que devemos respeitar pois nem tudo e como a gente deseja .Em muitos momentos nos precipitamos no que estão acontecendo na nossa vida e achamos que esta tudo acabado mas temos que lembrar que tudo passara

    Larissa Pereira
    9º A

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi,que quando nós estamos em momentos difíceis na vida,seja coisas ruins ou coisas boas,quando estão acontecendo guerras entre pessoas da familia,amigos e varias outras coisas é melhor sempre esperar a hora certa porque tudo vai passar independente de qualquer situação.
    E que o rei tinha muito dinheiro e ele só ligava para isso,e que tudo para ele era o dinheiro,e tem muitas pessoas que tudo para elas é só o dinheiro e nao quer mais ligar para nada acha que o dinheiro compra tudo.
    E tambem tem muitas pessoas que passam por dificudades na vida ex: fome,falta de um lar e nao quer saber de nada só fica se lamentando mas só se lamentar nao adianta nada!!!!
    é sempre é bom esperar o momento!!!!
    Ana Beatriz 9 ano ´a´

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que o dinheiro não é tudo na vida e que tudo é passageiro . Tudo o que vem na nossa vida é para acontecer e não a nada que possamos fazer para mudar . Tudo na vida tem uma hora certa pra acontecer .A calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós... Manter as emoções constantemente sob controle é pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de pânico ao perceber que o que mais se valoriza está escapando por entre os dedos, devemos encarar com a confiança de que vamos vencer.
    Samara Cruz 9 ano A

    ResponderExcluir
  20. o texto diz;
    Era um rei muito poderoso tinha tudo na vida mas ,ate q um dia ele procuro sabios pra ter paz no espirito
    Então disse quanto eu tiver triste e alegre .os sábios resolveram a dar um anel a ele .
    desde que ele segui-se a condições ; no anel embaixo tinha uma mensagem só poderia abril quando ele precisar
    Então certo dia veio uma guerra, o rei não leu a mensagem mesmo na quela situação,
    veio se recuperou povos dançando rindo a mensagem era Isto também passara .
    nathielhe da silva borges

    ResponderExcluir
  21. A vida
    Na vida sempre terá momentos bons e ruins , mais isso faz parte da vida , esses momentos ruins são necessários para aprendermos que na vida nem tudo é como nós queremos e para aprendermos a lutar por nossos objetivos .
    Porque na vida todos erramos e com isso aprendemos que na vida ninguém é perfeito , por isso não podemos jugar e nem deixar que as pessoas nos juguem pelos nossos atos , nunca desista das coisas muito fácil , porque se não lutarmos pelo que queremos .

    Amanda Brasil 9°A

    ResponderExcluir
  22. Momentos da sua vida
    Sempre vai ter bom e ruins momento em sua vida , isso faz parte de nossas vida , esses momento ruins em nossa vida acontece para ajuda agente fica mais forte e conseguira seguir sua vida . Porque todo mundo erra , e tem que aprender as lições da vida . As vezes sempre vai vim aquelas lembranças ruins , mais você tem que ser forte e nunca desistir o que você quer , porque o que você conquista rápido sempre vai mais rápido . Precisamos ser forte e aguenta tudo que a vida nos da , porque a vida sempre ajuda agente .
    Por isso nunca devemos desistir das coisa , desistir são para os fraco . Nunca julguem alguém pela aparência , porque você não é ninguém para julgar ninguém .
    Mylena Lima dos Reis 9°A

    ResponderExcluir
  23. Sempre vai ter momentos bons e ruins, sempre vai ter aquele momento que vamos precisar de uma mensagem para refletir o que fez ou que esta passando.Nunca corra de um problema enfrente ele, sempre temos momentos difícil mais a gente tem que passar esses momentos de cabeça erguida, nunca devemos abaixar a cabeça para o problema. A gente só aprende quando erramos por que é só com o erro que as prendemos a não errar. Ninguém é perfeito todos erram mais só uma vez , quando estamos em uma guerra nós se sentimos inseguro com o que pode acontecer, mas sempre que nós estiver em uma guerra lembre-se que o inimigo pode estar do nosso lado, não tem hora para acontecer uma guerra então a gente tem que estar sempre pronta.Se lembre sempre esteja pronta pro que der e vier .
    ass: bianca g. 9 a

    ResponderExcluir
  24. Havia certa vez um rei muito bondoso que já se encontrava no fim de sua vida.
    Certo dia pressentindo a chegada da morte chamou seu único filho , tirou do dedo um anel e disse que se soubesse usá-lo sua vida voltarias ao normal.
    Depois da guerra ,perdeu tudo e quando estava no buraco e iriam matá-lo
    lembrou do anel e resolveu abrir de pois de aberto tudo parecia ser perfeito
    os inimigos dele foram embora e pensaram que ele não estava lá .
    Quando o sábio entregou o anel a ele pensou que tudo pudesse
    resolver com aquele anel e não era bem assim pois teve que ter acontecimentos
    que mexessem com sua vida para poder enxergar as coisas.

    Iago serie: 9 ano A

    ResponderExcluir
  25. O texto fala sobre um rei que tinha tudo na vida,mas se sentia confuso,e foi procurar os sábios.Então os sábios lhe deram um anel,mais ele só poderia ser aberto pelo rei,quando não tiver mais solução para o problema.
    Então seu pais entrou em guerra e perdeu,ele perdeu seu reino,mas não abriu o anel.Ele fugiu para se salvar,perdeu seus companheiros e seus cavalos,seus pés estavam sangrando,quando o rei olhou para trás tinham soldados e a sua frente tinha um precipício com leões embaixo.
    Ele não teve escolha a não ser ler a mensagem,quando ele abriu o anel estava escrito "isto também passara",e então os soldados mudaram de direção.
    O rei sobreviveu juntou seus exércitos conseguiram seu pais de volta, o rei ficou tão feliz que resolveu dar uma festa,no meio da festa ele se lembrou do anel e leu de novo "isto também passara",e o que ele pediu lhe deram a sabedoria e a paz espiritual.

    Lucas Pereira Dambroso 9°B Vespertino

    ResponderExcluir
  26. O que eu entendi sobre o texto Tudo Passa, é que ele mostra no começo, tinha um rei muito poderoso. Que rei não se sentia confiante, por isso ele foi consultar os sábios do reino. Chegando lá, o rei conversou com eles, os sábios deram à ele um anel com uma mensagem debaixo, o rei só poderia ler a mensagem quando ele estivesse em um momento intolerável, pois se ele abrisse por curiosidade a mensagem perderia o significado.
    Um dia depois disso, o pais entrou em guerra e perdeu. o rei estava sendo perseguido, quando se deparou à um penhasco, ele olha pra baixo e vê leões, e ele lembra do anel e lê a mensagem (Isto também passará), o rei relaxa, e os inimigos mudam de direção. Depois ele volta e reconquista seu pais, lembra da mensagem, e relaxa de novo.

    Essa frase (Isso também passará), ensina as pessoas a ter paciência, ignorar tudo mal e pensar nas coisas boas.
    GABRIEL HERNANDES NUNES SIMAS, 9°B.




    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!