sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Arte Africana

                           Pintores Africanos

 Gerry Baptist

 Charlotte Derain

Isabelle Le Roux 

Patrícia Thiers

Gèraldine Bandiziol 

Bernard Hoyes 

Debbie Cooper 

Alfred Gockel 

Wolfgang Otto
 
 




A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.
História e características da arte africana

O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características. O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente. Os registros históricos e artísticos demonstram indícios que confirmam uma série de influências entre as duas zonas. Estas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade.
Podemos identificar atualmente, na região sul do Saara, características da arte islâmica, assim como formas arquitetônicas de influência norte-africana. Pesquisas arqueológicas demonstram uma forte influência cultural e artística do Egito Antigo nas civilizações africanas do sul do Saara.
A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana.
A história da arte africana remonta o período pré-histórico. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra de Tassili e Ennedi, na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era).    
Outros exemplos da arte primitiva africana são as esculturas modeladas em argila dos artistas da cultura Nok (norte da Nigéria), feitas entre 500 AC e 200 DC. Destacam-se também os trabalhos decorativos de bronze de Igbo-Ukwu (séculos IX e X) e as magníficas esculturas em bronze e terracota de Ifé (do século XII al XV). Estas últimas mostram a habilidade técnica e estão representadas de forma tão naturalista que, até pouco tempo atrás, acreditava-se ter inspirações na arte da Grécia Antiga.  
Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região. Desta forma, esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc.

Chegada ao Brasil

A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnifíca arte afro-brasileira. 

30 comentários:

  1. Os povos africanos faziam suas de artes utilizando diversos elementos da natureza. A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial.

    ResponderExcluir
  2. Bom, a arte africana chegou no Brasil atráves dos escravos,ela um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra de Tassili e Ennedi.

    ResponderExcluir
  3. Segundo o testo a arte africana é um conjunto de manifestaçaoes artistiscas prosuzidas pelos pocos da Africa , como telas , artes , danças , roupas entre outros , que formao a Arte Africana -


    Leonardo Souza *-* -> @leo_guloseimas <

    Prof se quiser casar cmg tamo ai *---* s2 s2 !

    ResponderExcluir
  4. segundo o texto "arte africana conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África , artes , danças , idioma , roupas



    Caio Cesar -> @caiocezar0 segui ai

    ResponderExcluir
  5. Arte Africana chegou a muito tempo no Brasil pois os primeiros seres humanos que estavam no Brasil eram os africanos a sua arte foi a primeira a chegar aqui todas as outras existiram por causa delas. Artes africanas trouxeram cultura para nós é uma arte fascinante.......
    einy genoatto vanzin

    ResponderExcluir
  6. A arte africana é uma das artes mais importantes por conta da diversidade cultural e de manifestações artísticas.

    LUCAS ALENCAR 1°F

    ResponderExcluir
  7. Segundo texto:A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.
    Bruna Mattos.

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi qe a arte africana tem uma grande variedade em cultura cada uma na sua lingua, as artes mais antigas são as esculturas em pedras .


    Renan Maretti zorzi 1°F

    ResponderExcluir
  9. Segundo o testo a arte africana é um conjunto de manifestaçaoes artistiscas prosuzidas pelos pocos da Africa , como telas , artes , danças , roupas entre outros , que formao a Arte Africana -


    Leonardo Souza *-* -> @leo_guloseimas <
    Te amo *---* s2 s2 !

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que a arte Africana esplora todos os detalhes na vida real nos canpos de trabalho e etc... e tambenesplora testuras cores e detalhes na pintura.

    ResponderExcluir
  11. Vinicius Lima Freire 1°G17 de fevereiro de 2012 às 19:04

    A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial
    A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.

    ResponderExcluir
  12. Bom!entendi que a arte africana influencia muito nos tempos de hoje,mas poucos gosta não tenho muito a dizer mas sei que a história da arte africana remonta o período pré-histórico e suas formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra que são de Tassili e Ennedi, na região do Saara.

    Jéssica Gonçalves 1ºG

    ResponderExcluir
  13. A ARTE AFRICANA vem das suas origens e de seus povos antigos com também a sua cultura, e expressada de diversas formas,dependendo de seu povo...
    através da dança,pintura,escrita, música e etc...
    Faziam de seus objetos artes,usando diversos elementos da natureza...
    FELIPE SILVA ECHEVERRIA,1ºG

    ResponderExcluir
  14. Os povos africanos tinham costumes de fazer arte em argilas,esculturas de marfim entre outros pintavam artes das suas época com:animais,e mitos.

    ResponderExcluir
  15. A arte Africana expressa ricas hitorias,mitos,crenças filosofia,dos habitantes desse pais grande.A Arte Africana tem matéria-prima e movimentos contemporaneos.

    Jessica Munizz

    ResponderExcluir
  16. A arte Africana é um conjunto de manifestaçoes artisticas produzidas pelo povos da Africa bubsaariana ao longo da história.
    A história da arte Africana remonta omperiodo pré histórico.

    Gabriela Soares Silva 1°G

    ResponderExcluir
  17. A Arte Africana chegou ao Brasil através dos escravos, a sua arte é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente.

    Daniela Portugal 1°G

    ResponderExcluir
  18. NO meu ponto de vista eu entendi que o continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características,e a Arte Africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial.Felipe Augusto 1 Ano G.

    ResponderExcluir
  19. A arte Africana era um conjunto de manifestação artística pelos seus povos.
    e também pessoas que produzia telas de santos e anjos era chamado de barraco..

    MARCOS .A GONZAGA MARIANO
    1ANO G
    NOTURNO

    ResponderExcluir
  20. a arte da África são produzidos pelos povos subsaariana ao longo da história
    a arte africana chegou no brasil através dos escravos durante a época da colonização e imperial.
    eu entendi que a África tem vários tipos de arte e tem as suas próprias línguas, umas das característica do deserto do saara atua como uma barreira no norte da África.
    outra característica é a arte primitiva africana que faziam arte moderna com argila.
    o povo africano produzia seus objetos da natureza,

    ResponderExcluir
  21. o que eu entende sobre a arte africana... e que os continente africanos e um conjunto artista produzidas pelo povo africanos que escolheu uma grande variedade que utilizava pelos escravos . tambem o povo africano fazia arte de marfim mascara etc.Rita da silva sousa 1 ano G

    ResponderExcluir
  22. EU entendi que o continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características.jean marcos 1 ano G.

    ResponderExcluir
  23. Os povos africanos acharao uma maneira de se expresar atraves da arte,no texto diz que ate hoje existem marcas no continente.Heverton diego

    ResponderExcluir
  24. A ARTE AFRICANA è por suas cores variadas em suas pinturas,esculturas feitas no barro,as figuras representam o que eles vivem no seu dia-dia.
    As mÃeS levam seus filhos para o trabalho,suas roupas sÃO diferente do que costumamos ver coloridas ETC. GEISSIELI 1G

    ResponderExcluir
  25. A Arte Africana vem das suas origens e de seus povos antigos com também a sua cultura, e expressada de diversas formas,dependendo de seu povo...
    através da dança,pintura,escrita, música e etc...
    Faziam de seus objetos artes,usando diversos elementos da natureza...
    Felipe Silva Echeverria,1ºG

    ResponderExcluir
  26. A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.
    Gabriel Rabello . 1°G

    ResponderExcluir
  27. A ARTE AFRICANA chegou ao Brasil pelos escravos que foram trazidos ao Brasil pelos portugueses e faziam suas colônias e cultivavam suas culturas.A ARTE AFRICANA expressa sua cultura e forma de trabalho em elementos naturais.

    Nágila Camila 1ºG

    ResponderExcluir
  28. O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características. O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente.

    TAINÁ 1ºG

    ResponderExcluir
  29. A arte da África são produzidos pelos povos subsaariana ao longo da história
    Arte africana chegou no brasil através dos escravos durante a época da colonização e imperial.
    eu entendi que a África tem vários tipos de arte e tem as suas próprias línguas, umas das característica do deserto do saara atua como uma barreira no norte da África.
    outra característica é a arte primitiva africana que faziam arte moderna com argila.
    A povo africano produzia seus objetos da natureza,

    ResponderExcluir
  30. Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando a natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas de madeira e ornamentos em ouro e bronze.A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente.

    Fernanda de Souza Almeida 1ºG

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!