On Line

Dificuldades da Língua em Uso: "A sós" e "só"

Written By Professora Graciele on sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011 | sexta-feira, fevereiro 18, 2011

"A sós" e "só"
Qual a forma correta?
"Ela quer ficar a só"
ou
"Ela quer ficar a sós"?
O programa foi às ruas saber a opinião de algumas pessoas. De sete entrevistados, três erraram e quatro utilizaram a forma correta:
Ela quer ficar a sós.
Quando utilizamos a preposição "a", a expressão é fixa, invariável, nunca se flexiona:
Eu quero ficar a sós.
Ela quer ficar a sós.
Nós queremos ficar a sós.
Elas querem ficar a sós.
E se tirarmos a preposição "a"? Nesse caso "sós" passa a ser adjetivo e, dessa forma, precisa concordar em número com o pronome ou substantivo com que se relaciona:
Eu quero ficar .
Ela quer ficar .
Nós queremos ficar sós.
Elas querem ficar sós.
Uma dica: o "", nesse segundo caso, equivale a "sozinho".
Substitua uma palavra pela outra e veja se a frase faz sentido: "Eu quero ficar a sós." / "Eu quero ficar a sozinhos." Não faz o menor sentido, não é?
Mas no outro caso a substituição dá certo. Não há como errar!
Eu quero ficar . / Eu quero ficar sozinho.
Ela quer ficar . / Ela quer ficar sozinha.
Nós queremos ficar sós. / Nós queremos ficar sozinhos.
Elas querem ficar sós." / "Elas querem ficar sozinhas.


4 comentários:

lucas disse...

Entendi que de sete entrevistados,três erraram e quatro utilizaram a forma correta....

Isso quer dizer que muitas pessoas não estão a par da forma correta de se utilizar a lingua portuguesa...

Amanda Lima 1° I
Lucas Marin 1° I

lucas disse...

Eu entendi que de sete entrevistados, três erraram e quatro utilizaram a forma correta da palavra.
E que a forma correta é: Ela quer ficar a sós ou Ela quer ficar só.
E eu participei do BLOG da Professora Graciele.
Alunos: Jefferson Amaral, Alexandre Coradini.

Fabiio disse...

Eu entendi que dependendo da situação você usa a sós ou a só,quando usamos a preposição ‘a’ a expressão é fixa,se tirarmos a preposição a passa a ter adjetivo,e só indica sozinho.

ass: Fabio Marcelo 1ºI

dayane disse...

Bom uso das boas maneiras e fundamental na nossa vida.Muitas pessoas nao sabe falar sem gritar,muitas pessoas as vezes acabam entrando em conversas sem saber o assunto acaba havendo confusao e se cada um cuidar da sua vida nao havera desentendimento.e cada um seguira sua vida do jeito que ela é. DAYANE

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem!

Flickr

Pesquisar Blog

Carregando...
 
berita unik