segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dúvidas Gramaticais - "toda- poderosa" ou "todo-poderosa"?

Qual é o feminino de todo-poderoso?

Por Thaís Nicoleti     Fonte:Uol

“Dilma é descrita pela imprensa búlgara como ‘dama de ferro’, ‘Margaret Thatcher brasileira’ e ‘toda-poderosa do governo Lula’.”
O feminino de “todo-poderoso” é “todo-poderosa”, sem a flexão do primeiro elemento. À primeira vista, isso pode parecer estranho a muitos usuários do idioma, pois estamos acostumados a flexionar o pronome indefinido “todo”, cujo feminino é “toda”. Assim: todos os homens e todas as mulheres, todo o dia e toda a tarde.
O caso em questão, porém, é de outra natureza: todo-poderoso é um substantivo (e também um adjetivo) composto, cujo primeiro elemento é o pronome indefinido “todo” e cujo segundo elemento é o adjetivo “poderoso”. Convém notar que agora “todo” está ligado a um adjetivo, não a um substantivo. Nessa situação, tem valor não de pronome indefinido, mas de advérbio de intensidade (equivalente a “inteiramente”), motivo pelo qual é um termo invariável (não tem feminino nem plural).
Conforme registra o “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, o feminino de “todo-poderoso” é “todo-poderosa” e as formas de plural são “todo-poderosos” e “todo-poderosas”.
De acordo com esse princípio, uma construção como “Ele é todo ouvidos” teria como equivalente feminino “Ela é todo ouvidos”. Segundo Evanildo Bechara, porém, é aceitável a construção “Ela é toda ouvidos”, em que ocorre concordância por atração.
Abaixo, o trecho corrigido:
Dilma é descrita pela imprensa búlgara como “dama de ferro”, “Margaret Thatcher brasileira” e “todo-poderosa do governo Lula”.
 

6 comentários:

  1. Todo poderosa é um substantivo.

    ResponderExcluir
  2. Todo poderosa é um substantivo.

    Danilo n°47 1° G

    ResponderExcluir
  3. O caso em questão, porém, é de outra natureza: todo-poderoso é um substantivo (e também um adjetivo) composto, cujo primeiro elemento é o pronome indefinido “todo” e cujo segundo elemento é o adjetivo “poderoso”. Convém notar que agora “todo” está ligado a um adjetivo, não a um substantivo. Nessa situação, tem valor não de pronome indefinido, mas de advérbio de intensidade (equivalente a “inteiramente”), motivo pelo qual é um termo invariável (não tem feminino nem plural). LIDIA 9°c

    ResponderExcluir
  4. Todo-poderoso é um substantivo e também um adjetivo; composto, cujo primeiro elemento é o pronome indefinido e "poderoso"é o adjetivo. O vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o feminino de “todo-poderoso” é “todo-poderosa” e as formas de plural são “todo-poderosos” e “todo-poderosas”.

    Rosimeire Ormeni Marques 9° C

    ResponderExcluir
  5. o feminino de “todo-poderoso” é “todo-poderosa” e as formas de plural são “todo-poderosos” e “todo-poderosas”.

    ResponderExcluir
  6. O feminino de “todo-poderoso” é “todo-poderosa” e as formas de plural são “todo-poderosos” e “todo-poderosas”.

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!