terça-feira, 1 de abril de 2014

Bullying: Não feche os olhos

 Bullying: Cyberbullying

Um xinga, o outro chora e o resto cai na risada
Ilustração: Alice Vasconcellos
Quando se trata de bullying e cyberbullying, é comum pensar que há apenas dois envolvidos: a vítima e o agressor. Mas os especialistas alertam para um terceiro personagem fundamental: o espectador. Veja a seguir o que caracteriza a ação de cada um deles nos casos de violência entre os jovens.

Vítima
Costuma ser tímida ou pouco sociável e foge do padrão do restante da turma pela aparência física (raça, altura, peso), pelo comportamento (melhor desempenho na escola) ou ainda pela religião. Geralmente, é insegura e, quando agredida, fica retraída e sofre, o que a torna um alvo ainda mais fácil. Segundo pesquisa da ONG Plan, a maior parte das vítimas - 69% delas - tem entre 12 e 14 anos. Ana Beatriz Barbosa Silva, médica e autora do livro Bullying: Mentes Perigosas na Escola, cita algumas das doenças identificadas como o resultado desses relacionamentos conflituosos (e que também aparecem devido a tendências pessoais), como angústia, ataques de ansiedade, transtorno do pânico, depressão, anorexia e bulimia, além de fobia escolar e problemas de socialização. A situação pode, inclusive, levar ao suicídio. Adolescentes que foram agredidos correm o risco de se tornar adultos ansiosos, depressivos ou violentos, reproduzindo em seus relacionamentos sociais aqueles vividos no ambiente escolar. Alguns também se sentem incapazes de se livrar do cyberbullying. Por serem calados ou sensíveis, têm medo de se manifestar ou não encontram força suficiente para isso. Outros até concordam com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta. O discurso deles vai no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?" Aqueles que conseguem reagir alternam momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não é covarde ou quando percebe que seus agressores ficaram impunes, a vítima pode escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.

Agressor
Atinge o colega com repetidas humilhações ou depreciações porque quer ser mais popular, se sentir poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, se sente satisfeito com a reação do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima. O anonimato possibilitado pelo cyberbullying favorece a sua ação. Usa o computador sem ser submetido a julgamento por não estar exposto aos demais. Normalmente, mantém esse comportamento por longos períodos e, muitas vezes, quando adulto, continua depreciando outros para chamar a atenção. "O agressor, assim como a vítima, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos", explica Luciene.

Espectador
Nem sempre reconhecido como personagem atuante em uma agressão, é fundamental para a continuidade do conflito. O espectador típico é uma testemunha dos fatos: não sai em defesa da vítima nem se junta aos agressores. Quando recebe uma mensagem, não repassa. Essa atitude passiva ocorre por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido. "O espectador pode ter senso de justiça, mas não indignação suficiente para assumir uma posição clara", diz Luciene. Também considerados espectadores, há os que atuam como uma plateia ativa ou uma torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo. Eles retransmitem imagens ou fofocas, tornando-se coautores ou corresponsáveis.


Prevenção e solução nas mãos da escola
De acordo com os especialistas, a escola precisa encarar com seriedade as agressões entre os alunos. O cyberbullying não pode ser visto como uma brincadeira de criança. A busca pela solução ou pela prevenção inclui reunir todos - equipe pedagógica, pais e alunos que estão ou não envolvidos diretamente - e garantir que tomem consciência de que existe um problema e não se pode ficar omisso. Veja, a seguir, ações ao alcance das escolas.

- Como prevenir
Ensinar a olhar para o outro Criar relacionamentos saudáveis, em que os colegas tolerem as diferenças e tenham senso de proteção coletiva e lealdade. É preciso desenvolver no grupo a capacidade de se preocupar com o outro, construindo uma imagem positiva de si e de quem está no entorno.

Deixar a turma falar Num ambiente equilibrado, o professor forma vínculos estreitos com os estudantes, que mostram o que os deixa descontentes e são, de fato, reconhecidos quando estão sofrendo - o que é diferente de achar que não há motivo para se chatear.

Dar o exemplo Se a equipe da escola age com violência e autoritarismo, os jovens aprendem que gritos e indiferença são formas normais de enfrentar insatisfações. Os professores sempre são modelo (para o bem e para o mal).

Mostrar os limites É essencial estabelecer normas e justificar por que devem ser seguidas. Às vezes, por medo de ser rígidos demais, os educadores deixam os adolescentes soltos. Mas eles nem sempre sabem o que é melhor fazer e precisam de um norte.

Alertar para os riscos da tecnologia O aluno deve estar ciente da necessidade de limitar a divulgação de dados pessoais nos sites de relacionamento, o tempo de uso do computador e os conteúdos acessados. Quanto menos exposição da intimidade e menor o número de relações virtuais, mais seguro ele estará.

Ficar atento Com um trabalho de conscientização constante, os casos se resolvem antes de estourar. Reuniões com pais e encontros com grupos de alunos ajudam a evitar que o problema se instale.

- Como resolver
Reconhecer os sinais Identificar as mudanças no comportamento dos alunos ajuda a identificar casos de cyberbullying. É comum as vítimas se queixarem de dores e de falta de vontade de ir à escola.

Fazer um diagnóstico Uma boa saída é realizar uma sondagem, aplicando questionários para verificar como os alunos se relacionam - sem que sejam identificados. As informações servem de base para discussões sobre como melhorar o quadro. Quando os alunos leem, compartilham histórias e refletem sobre elas, ficam mais comprometidos.

Falar com os envolvidos Identificados os indícios, é hora de conversar com a vítima e o agressor em particular - para que não sejam expostos. A escola não pode legitimar a atuação do agressor nem puni-lo com sanções não relacionadas ao mal que causou, como proibi-lo de frequentar o intervalo. Se xingou um colega nos sites de relacionamento, precisa retirar o que disse no mesmo meio para que a retratação seja pública. A vítima precisa estar fortalecida e segura de que não será mais prejudicada. Ao mesmo tempo, o foco deve se voltar para a recuperação de valores essenciais, como o respeito.

Encaminhar os casos a outras instâncias Nas situações mais extremas, é possível levar o problema a delegacias especializadas em crimes digitais. Para que os e-mails com ameaças possam ser tomados como prova, eles devem ser impressos, mas é essencial que também sejam guardados no computador para que a origem das mensagens seja rastreada. Nos sites de relacionamento, existe uma opção de denúncia de conteúdos impróprios em suas páginas e, em certos casos, o conteúdo agressivo é tirado do ar.



Fonte: Revista Nova Escola






100 comentários:

  1. A reportagem aborta o tema bullying,e define as personagens desse tipo de preconceito,a vítima,o agressor e o espectador,e no final cita a prevenção e como resolver esse problema que atinge milhares de jovens no mundo todo.
    ASS: Fabio Marcelo 1ºI

    ResponderExcluir
  2. agora eu sei oque é bullying obrigada por mi ensina oque é xau

    ResponderExcluir

  3. Bullying:é coisa seria temos que acabar com esse mal

    ResponderExcluir
  4. eu achei o texto muito importante para a convivência dos alunos e professores na escola.

    ResponderExcluir
  5. Devemos ser contra o Bullying por que um dia nos podemos sofrer ...

    ResponderExcluir
  6. Indiara ; não devemos ser a favor do bullying,porque pode ser que nós também vamos sofrer.

    ResponderExcluir
  7. Devemos dizer não ao bullying porque na verdade ,ninguém gosta .. o bullying só faz as pessoas em depreção !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. o bullying e muito chato.eu mesmo sofri eu nao gostei ele deve acabar

    ResponderExcluir
  9. nao acho Bullying legal isso deve acabar :)

    ResponderExcluir
  10. Thalita e Ana Beatriz : Muito Bom , Pessoasa Que Fazem Bullying Não Tem Noção do quanto machucam as outras

    ResponderExcluir
  11. não pratique bullying

    ResponderExcluir
  12. Eu achei o texto muito interessante porque fala que as pessoas não pode fazer bullying porque afeta a vitima.

    ResponderExcluir
  13. A reportagem aborda o tema bullying,e define as personagens desse tipo de preconceito, mentes delinquentes por pensar que pode fazer o que quiser com as outras pessoas.

    ResponderExcluir
  14. o bullyng pode ser por agressao fisica ou verbal o agressor se for descoberto pode ser preso e a vitima pode se suicidar , entrar em depressao etc

    ResponderExcluir
  15. Já sofri bullyng pelo meu comportamento na escola.Já fui agredida por motivo de aparência.Mas aprendi a superar e hoje em dia tudo se resolveu.

    ResponderExcluir
  16. Quando ver o, bullying ocorrer denuncie,e nunca pratique o bullying com os colegas...

    Alunos; Vinícius A e Jandersom R. 7º B

    ResponderExcluir
  17. Eu já sofri Bullying, por ser magra. Essas atitudes são muitos frequentes nas escolas, no Dia-a-dia , e no trabalho. Eu não concordo com isso, porque as pessoas acham que são perfeitas,e acham que estão no direito de humilhar alguém ou colocar apelidos ofensivos. Sindy Gabrielly e Sara Suzan 7B

    ResponderExcluir
  18. Nunca sofri bullying . eu acho isso ridiculo as pessoas querer se achar melhor do que os outros . tudo que a gente planta a gente colhe ... LIDIA 7B

    ResponderExcluir
  19. Nunca sofri e nunca fiz com ninguém .Acho que algumas vezes os agressores tem que se por no lugar da vitima para ver como a vitima sofre .Não é só por que o agressor e grande e tem gente para defendê-lo que ele tem que pratica .As vezes as vitimas se cortam , se matam , por que sofrem . E a maioria que sofre entra em uma depressão .E é muito errado não gostaria de sofrer nen de ver pessoas sofrendo , Então agressores deveriam parar por que isso não tem graça . #fikadika
    By :Bruna Freitas 7 b

    ResponderExcluir
  20. Nunca sofri BULLYING ,mas já pratiquei muitas vesses na escola ,para mim tanto fazia o que eles sentiam praticava por prazer.Mas hoje já não pratico mais pois é crime e um dia todos que pra ticaram se arrepende pois tudo que fizemos nos arrependemos.

    BARBARA FERNANDA SANTOS COUTINHO 7 ANO B

    ResponderExcluir
  21. Essse texto fala sobre o bullying como o bullying afeta os jovens e também pessoas adultas muitas pessoa acham que praticar o bullying e uma coisa divertida acha que zombar das pessoas vai fazer elçe melhor que alguém mais ele se engana ninguém e melhor que ninguém, o bulling começa de casa as pessoas se sente excluídas da sociedade .
    As pessoas xingam tipo : burro , otário , jumento e outros as pessoas magras , gordas , altos , baixos e cabeçudos e outros também sofrem o bullyng .O bulling pra min não deveria existir por que não tem graça pra certas pessoas que intende mais do assunto e para se resolver um pessoa vitima do bullying e melhor ela desabafa com alguma pessoa contar o que está acontecendo para depois tratar do assunto e bem melhor ela contar para alguém do que ficar sofrendo em silêncio ;) :)
    DIGA NÃO AO BULLYING.
    Geovane da Silva Fragnan 9 b

    ResponderExcluir
  22. Esse texto ou relata como as pessoas que praticam o bullying tem um tipo de preconceito ou uma descriminação contra os seus colegas de classe por quê são mais inteligentes que são chamados de "nerds" ou as pessoas de classe social inferior ou por sua cor ou etnia e cultura...
    O bullying começa com xingamentos ou gestros que envergonham ou intimidam a vítima.
    O ciberbullying é utilizado ṕrincipalmente nas redes sociais como facebook twitter e por mensagens de celulares ou pelo o uso do whatsapp.
    O bullying envolve três personagens na maioria das vezes:
    O praticante, A vítima e um observador.
    O bullying leva a pessoa que é vítima a ter consequências psicológicas como depressão e alguns terrores psicológicos.
    O praticante do bullying quer se alto promover pelo defeito do colega para se achar o "maioral" entre os colegas...

    ResponderExcluir
  23. Bullying
    A maioria dos casos de Bullying , tem motivos ''bestas'' , pois se acham superiores as outras , e se acham no direito de julgar e calotear as outras pessoas inferiores a elas.
    Muitas das vitimas não denunciam , e acabam fazendo coisas incorretas de se agir , acabam se vingando do agressor , ou até mesmo ficam sem saída e acaba se matando ou entrando em uma profunda depressão.
    O Bullying acontece em qualquer lugar , mas principalmente na escola , aonde ali tem pessoas de mal carácter e além de ''zoar'' verbalmente das pessoas que tem seus defeitos ou de moradia e do jeito de se vestir e ser , eles vão mais alem , agridem no modo físico.
    Umas das maneiras de se acabar com isso de uma vez , é denunciando os agressores para a policia ou aos responsáveis.
    Nome: Matheus Martins Righi
    Lucas Pereira Dambroso
    Numero : 23 e 24 9B

    ResponderExcluir
  24. O Bullying

    O bullying começa sempre com a pessoa que não é descolada,,sempre com alguém que é muito queto,as vezes as pessoas praticam o bullying por achar isso bacana,pra ser popular,para ficar conhecido,se autopromover.O bullying nen sempre ocorrê por agreções físicas,mais também por agreção verbal,as vezes as palavras machucam mais do que um tapa.O cyberbullying é muito praticado entre os jovens,muitas vezes nas redes sociais,por postar algo que não agrade as pessoas.No bullying existem três tipos de personagens:o agressor,a vítima e sempre a pessoas que ficam só olhando.As pessoas que sofrem bullying,muitas vezes então em depressão,alguns chegam a se matar.O bullying não ocorre somente nas escolas,mais em todos os lugares,até na sua vizinhança.
    Como seria o mundo sem bullying,onde as pessoas não julgassem as outras pelas aparências,pelos bens que elas possuem.Para resolver este problema é bom sempre comunicar o seu problema ao seu responsável ou alguém que você confie.Então assim seria capaz de cada um resolver os seus problemas,mundando o mundo.

    Bruna Ferreira e Juliano. Nº 03 e 18. 9ºB.

    ResponderExcluir
  25. O bullying é uma forma de agressão aos demais que vivem conosco.
    Esta presente em qualquer lugar que vamos, principalmente nas escolas. Ele tem 3 participantes, a vitima, o agressor e o espectador.
    A vitima em geral é a que sofre mais, as vezes até tem vontade de cometer suicídio.
    O agressor as vezes não sente nada na hora mas depois sempre acaba sofrendo com as consequências e o espectador não faz nada a não ser que queira.
    Nathália Longo/Alexandre Brioli 9°B

    ResponderExcluir


  26. Um melhor modo de vida !!


    O bullying hoje leva as pessoas a uma forma de vida ruim , pessoas que sofrem ou sofreram bullying crescem transtornadas , algumas tiram sua propiá vida ,ou acabam adquirindo algumas doenças .
    Por isso devemos pensar antes de ofender qualquer pessoa , ninguém gosta der ser motivo de sarro , poxa isso não e legal ! Pensar nos outros faz parte da nossa vida , temos de demonstrar amor pelos nosso colegas de escola , pois e la que o bullying mais acontece . Assim vamos ter melhor convivência com outros , e ser diferente e normal ! isabela ojeda ,9B,nº 14

    ResponderExcluir
  27. bullyng e uma coisa idiota
    o bullying para mim é uma das coisas muito idiotas só porque as pessoas são de um jeito não que dize que deve fazer essas coisas são muito erradas as pessoas que cometem o sofrem muitas coisas com os familiares também as pessoas que sofrem não fazem nada tinha que fazer alguma coisa mas fica no seu canto dina que fazer algumas coisas muitos que sofrem são os gordinhos ,os muitos magros as idade é mais o menos12 e 14 eles que sofrem tinha que falar o que ta acontecendo para os pais ,diretores da escola ou uma pessoa que confiam mais nessa pessoa conta tudo que esta acontecendo para vê se muda alguma coisa com esse menino fala para o professores ou os diretores chamar atenção dos aluno para ele parar. kauê 9°b nº 19

    ResponderExcluir
  28. BULLYING o bullying e uma agressão que sofrem muito ,em que os colegas tolerem as diferenças e tenham senso de proteção coletiva e lealdade. É preciso desenvolver no grupo a capacidade de se preocupar com o outro, A busca pela solução ou pela prevenção inclui reunir todos - equipe pedagógica, pais e alunos que estão ou não envolvidos diretamente - e garantir que tomem consciência de que existe um problema e não se pode ficar omisso.

    ResponderExcluir
  29. AS pessoas que cometem bullying tem varios problemas psicológicos, como ter brigas com seus parentes ou familiares Reconhecer os sinais Identificar as mudanças no comportamento dos alunos ajuda a identificar casos de cyberbullying. É comum as vítimas se queixarem de dores e de falta de vontade de ir à escola.

    ResponderExcluir
  30. O Bullying


    Eu acho o bullying uma coisa muito errada, têm pessoas que nem ligam pra isso, mais não deveria ser assim, por que, os agressores fazem isso por se acharam melhores que os outros. E isso não pode acontecer. As vezes, os agressores fazem isso, por sentirem raiva de alguma coisa, ter problemas com os pais, e outras coisa, ai eles transformam essa raiva ou esses problemas em apelidos ofensivos para outras pessoa ( quase sempre, por serem gordas, magras, baixas, altas, negros, brancos, etc). Sofria bullying, na minha antiga escola, por se baixinha. E eu sei que é muito ruim, você se sente diferente dos outros, e não é assim. Acho que todo mundo deve se olhar, ver seus defeitos, primeiro, pra depois pensar em falar dos outros, e nem assim deve falar, por que todos nós temos defeitos. E no texto fala que, tem os espectadores, que deviam falar pra alguém da escola, ou ajudar a vítima. É isso, minha opinião sobre o bullying. Larissa Santos, nº 20 9B

    ResponderExcluir
  31. Sou contra o Bullying

    Eu sempre fui contra o Bullying, por que sempre fui uma vítima do Bullying, pois sou (baixa para a minha idade e baixa também para o meu peso), os agressores não sabem o que estão fazendo, eles deviam se colocar no lugar da Vítima veria o que esta fazendo, bom saindo do assunto um pouco, quem é o "Espectador", eu sei que ta no texto, mais confesso que não sabia o que se relatava esta palavra, bom o Espectador, é igual o reporte em busca de reportagem para os que não tem nada para fazer para ver, bom aqui vou deixando não inteirou dez linhas mais o tempo não deixa... Yasmim Lorraine 9 ano B N: 34

    ResponderExcluir
  32. BULLYING

    O BULLYING para mim é uma coisa muito besta e quem pra isso tem que ser bunido porque ninguem gosta de sofrer BULLYING
    E o BULLYING começa por apelido e até pela cor da pele.E dependendo do apelido machuca nâo ferida mas por dentro da pessoa.
    E quando eu tinha 8 anos os muleques me batiam por eu ser pequeno,e eles ,e colocavam apelido que eu não gostava
    E hoje eu tenho dó das pessoas que sofrem BULLYING
    Nome;NATANAEL Serie;9°B Numero;28

    ResponderExcluir
  33. O Bullying é um grave problema social entre todos nós. Ele pode acontecer com qualquer um. Pode ser no trabalho, na escola, nas ruas, etc. O Bullying é caracterizado por agressões fisícas, tipo espancar uma pessoa na rua
    Gabriel H N Simas 9B Numero: 09

    ResponderExcluir
  34. O bullying e uma forma, maneira de agressão verbal ou física ocorrida principalmente na escola. O bullying e cometido por uma ou mais pessoas no caso os agressores o publico que o assiste também se torna um terceiro agressor por não fazer nada ou ate concordar com o ato. A vitima costuma ser uma pessoa mais frágil ou sensível e excluída da turma e da sociedade por algum motivo. Ja o agressor costuma ser uma pessoa influente e popular bem relacinada com as outras pessoas que para se sentir melhor ou mais forte e mostrar poder perante os outros humilha e agredi o mais fraco.
    a
    A pessoa que sofre bullying pode mais tarde ter sérios problemas psicológicos como ansiedade depressão anorexia etc esses são alguns dos problemas que esses atos conflituosos e muitas vezes agressivos podem levar a vitima ao suicídio.
    O bullying pode ser prevenido ensinar tolerar as diferenças de cada um tentar socializar os estudantes impor limites alertar para riscos na internet e produzir e ficar atento a trabalhos de conscientização. E tentar e descobrir como ajudar quem necessita dessa ajuda tanto o agressor como a vitima e tomar as devidas providencias.
    letícia martins 9b

    ResponderExcluir
  35. A reportagem aborta o tema bullying,e define as personagens desse tipo de preconceito,a vítima,o agressor e o espectador,e no final cita a prevenção e como resolver esse problema que atinge milhares de jovens no mundo todo. =)

    ResponderExcluir
  36. o texto reporta o "ponto de vista " das pessoas , agressor a vitima e o espectador , e ensina como resolver o tal problema que atinge as pessoas "menos favorecidas". Ass: Henrique Mendes

    ResponderExcluir
  37. GABRIEL LOURENÇO COSTA 9º ANO A - Produção Interativa.
    Fala como prevenirmos o Bullying, define os que cometem o bullying. O agressor sempre é um que quer ser melhor que o outro deixa seu "colega" abaixo dele, a vitima como já vi muito sempre fica alojado na sala não dialoga com ninguém, os que sofrem o bullying sempre tem medo de denunciar pensando que ira acontecer algo com ele. Caso seja na escola, eu acho que devemos primeiramente conversar com a professora e depois encaminhar para a coordenação.

    ResponderExcluir
  38. o bulling é um ato nao agradavel por quem esta sofrendo, e acontecem principalmente nas escolas... o que fazer para acabar cm esse ato ?

    ResponderExcluir
  39. O texto fala sobre acontecimentos nas escolas que muitos do alunos sofre Bullying a maioria dos que sofre são pessoas timidas etc. o que fazer pra acabar com Bullying evitar, discuçao brigas intrigas. Melissa 9°a

    ResponderExcluir
  40. Bullying é uma bricadeira de muito mal gosto que acontece em quase todos os lugares,mas com mais frequencia nas escolas.
    As pessoas que estao sofrendo o bullying sao xingadas elas apanham e etc...
    Como o bullying acontece com mais frequencia nas escolas os funcionários que trabalham nas escolas tem que tomar certas providencias para que esse ato nao aconteça.
    As pessoas que sofrem esse ato podem parar de estudar,pode cometer suicidio, pode parar de comer e ficar anorexa.
    Certas pessoas se revoltam com as pessoas que a atingiram e depois querem se vingar da pessoas que fez bullying com ela....!
    Ana Beatriz n4
    Jhonatan Pereira n22

    ResponderExcluir
  41. Quando a pessoa sofre Bullying ela se sente delimita não sente vontade de viver
    nem ,de fazer nada .
    Isso é quando todas as pessoa, ao seu redor zoa das suas característica
    físicas, isso acontece muitas vezes em escolas ,mas também acontece nos trabalhos, nas ruas em todo lugar a um pouco de Bullying .
    As pessoas que praticam o Bullying na maioria das vezes sofrem em casa ,os pais batem nelas , e elas querem descontar em quem podem.caso mas crianças mais excluídas sempre as que não sabem como se defender .
    Mas as pessoas que praticam o Bullying tem o que merecem muitas das vezes umas são presas outros pagam com serviços comunitários.
    Mas muitas vezes se resolve com conversas .
    Aluna: Amanda Potrich De Araujo
    Aluna: Nathielhe
    Turma:9anoA

    ResponderExcluir
  42. O bulliyng é um mal que ninguem merece passar, e ocorre em varios lugares. Os agressores geralmente sofrem em casa e querem descontar em alguem inferior a eles e as vitimas sofrem caladas e nao contam a seus pais por medo. Os casos devem ser ouvidos em uma delegacia de crimes digitais. Isso infelismente acontece principalmente com adolescentes.
    Sara Nugoli nº 34 - Samara Cruz nº 33 9ºA

    ResponderExcluir
  43. Quem é praticante do bullying deveria ser punido de uma forma mais rígida,o tema bullying está sendo trabalhado bem mais nas escolas isso ajuda as pessoas a não ter preconceito uma da outra.
    Mas o bullying infelizmente acontece de qualquer forma, não a medidas com que as pessoas possam pensar diferente uma das outras, depende do que ela é,e se o bullying acontece no ambiente escolar é mais fácil de controlar do que nas ruas.
    Isso não é brincadeira, a vitima sofre tendo problemas mentais e pode levar até praticar suicídio. Essas pessoas que sofre o bullying elas devem ser orientadas por pessoas especialistas ou até da própria família.

    Alunas: Jessica, Vanessa N°21, 35 série: 9°A

    ResponderExcluir
  44. nome: jaine numero 20 9a
    no bullying pode ocorrer em vários lugares, perto de voçe com pessoas a sua volta entre outros, a cada dia e a cada hora tem alguem sofrendo bullying, muitas pessoas acham graça em xingar outras pessoa pelo o que elas sao ou não.
    por isso a cada dia temos que nao deixar levar sobre essa agressão nós temos que evitar esse tipo de coisa, para e pensar que o bullying é uma coisa dificil.
    muitos dos agressores nao estao nem ai para o que vai aconteçer com a pessoa em que ele tem o ato de fazer o bullying, o bullying é coisa é séria e tem que ser evitado.
    muitos casos disso já ocorrerão de pessoas nao quererem mas ter contato com outras pessoas. tudo ter que ser evitado e por um fim nessa agressividade.

    ResponderExcluir
  45. Bullyingé comum pensar que há apenas dois envolvidos: a vítima e o agressor!Atinge o colega com repetidas humilhações ou depreciações porque quer ser mais popular, se sentir poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Melissa 9 a

    ResponderExcluir
  46. O texto fala sobre bullying que contem a vítima, o agressor e o espectador.
    A vítima é a que sofre xingamentos e agressões que pode provocar baixa auto-estima, fica insegura sente medo, angustia e vontade de suicidio o agressor por sua vez se sente superior a isso.


    nome; Keila e Larissa 25 26 9°a

    ResponderExcluir
  47. O Bullying
    Bullying , é uma coisa incorreta porque os meninos querem ser os valentões e acaba machucando os menores ou os indefesos , os valentões querem manda na escola todas e acham que são melhores que todo mundo . Mas eles não são , eles são iguais todo mundo da escola e da sociedade , quando a pessoa sofre bullying elas acabam ficando depressiva , elas pensam em se mata , elas podem acaba matando pessoas que comentem bullying essas pessoas as vezes ate se mata por causa disso .
    O bullying ocorre principalmente nas escola , ou em lugares públicos como : shopping , mercado , e muito mais .
    O bullying não faz mal , so para quem sofre mais sim para todos que estão a sua volta .
    Alunos : Mylena Reis , João Paulo , Amanda Brasil . 9°A

    ResponderExcluir
  48. O Bullying
    Bullying , é uma coisa incorreta porque os meninos querem ser os valentões e acaba machucando os menores ou os indefesos , os valentões querem manda na escola todas e acham que são melhores que todo mundo . Mas eles não são , eles são iguais todo mundo da escola e da sociedade , quando a pessoa sofre bullying elas acabam ficando depressiva , elas pensam em se mata , elas podem acaba matando pessoas que comentem bullying essas pessoas as vezes ate se mata por causa disso .
    O bullying ocorre principalmente nas escola , ou em lugares públicos como : shopping , mercado , e muito mais .
    O bullying não faz mal , so para quem sofre mais sim para todos que estão a sua volta .
    Alunos : Mylena Reis , João Paulo , Amanda Brasil . 9°A

    ResponderExcluir




  49. Eu Acho o Bullying uma coisa muito idiota pois não é porque somos diferentes que temos que jugar as outras pessoas , ninguém é perfeito , o Bullying é uma forma de pessoas com baixa autoestima tento ser maiores que os outros mais isso só os tornam menores ainda ! Pessoas que praticam o Bullying não sabem mas , mais pra frente quem sofreu o Bullying pode ser tornar uma pessoa sem Humor , tensas ou também podem levar a cometer suicídio , ou se tornarem adultos ruins , Nunca faça Bullying pois um dia seu filho também pode sofrer !!!

    Fabio Lucas Lopes
    9A

    ResponderExcluir
  50. joão vitor cardozo ; muito legal

    ResponderExcluir
  51. Eu achei bem interessante esses textos,pois ajuda quem sofre, ou quem é o agressor para parar de fazer isso!

    ResponderExcluir
  52. Eu achei bem legal temas que acabar com o bullying em todo lugar e quem sofre contar para as pessoas responsaveis para acabar com isso


    Giovanna 7A

    ResponderExcluir
  53. Eu achei muito legal esse interesse das pessoas em acabar com o Bullying. Nunca sofri bullying mas ja presenciei bem de perto e a experiencia não foi muito legal !

    Milene 7 A

    ResponderExcluir
  54. EU mATHEUS MARTINS DE SOUZA SOU TOTALMENTE CONTRA O BULLYING porque sim

    ResponderExcluir
  55. Eu nunca fui vitima do bullying ,mas eu já defendi uma amiga do bullying .

    ResponderExcluir
  56. Nunca fui vítima de bullying, nem de cyberbullying. Já defendi algumas pessoas em páginas na internet. O bullying é uma covardia e os cyberbullying mais ainda. Direto ou indireto, o agressor deve sentir vergonha, pois só enfrenta as pessoas menores que ele. Se fosse para enfrentar alguém maior do que eles, não teriam coragem. Os agressores fazem bullying porque querem ter a sensação de poder. Fazer isso com as pessoas para ter essa sensação não é motivo de orgulho, e sim de vergonha.

    Iasmin França 7ºA

    ResponderExcluir
  57. Sinplismente nunca fui vitima do Bullying mais varias amigas minhas ja foram vitimas que eu ja cheguei a ver varias brigas , e muitas vezes começam com discuçoes e terminam em pancadarias .
    E essas brigas começam porque ficam tirando de boxes de outras pessoas porque elas sao magras ,altas, gordas e baixinhas.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo disse...

    Se você está sofrendo Bullying procurem um adulto ou responsável e relate a ele oque esta acontecendo com você . Não fique com vergonha e nem medo por que Bullying é crime e fica a dica . Adenilton 7A

    ResponderExcluir
  59. o bullying é uma coisa mal,ninguém gosta deste tipo de agressão.No bullying existem dois tipos:verbal e físico,os dois são ilegais.Existe também o cyberbullying , que é o bullying pela internet .O agressor ele parece que não tem consciência,comete e sabendo que para a vítima não está sendo legal,ele ainda continua com essa insistência chata de incomodar a pessoa.Mas porém com tudo,as pessoas tem que ter mais consciencia para consigo mesmo e com os outros.José Emanuel e Julia Salomone;7ºA

    ResponderExcluir
  60. Anônimo disse...

    O Bullying é uma coisa séria!não se pode brincar com isso,por que é crime.
    Também existem dois tipos de Bullying:verbal e físico:como colocar apelidos nas pessoas,xingar e bater chutar etc


    heloisa e gabrielly 7ºa

    ResponderExcluir
  61. Anônimo disse: ...
    O Bullying é crime! Existem dois tipos de Bullying: Cyberbullying. O Cyberbullying é o Bullying na internet, o agressor atinge a vítima pela internet através de palavras fortes: gordo, burro, feio, magrelo,otário. E o Bullying é nas escolas a maioria das vezes.
    Mariana e Maisa 7º A Nºs 25 e 22.

    ResponderExcluir
  62. Luis Felipe 7ano A

    Eu acho o bullying muito chato por que, fas as pessoas muito triste ese voce esta sofrendo bullying procure um adulto e esplique seu caso e não tenha vergonha.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo disse...

    O Bullying é uma coisa séria!não se pode brincar com isso,por que é crime.
    Também existem dois tipos de Bullying:verbal e físico:como colocar apelidos nas pessoas,xingar e bater chutar etc


    heloisa e gabrielly 7ºa

    ResponderExcluir
  64. O Bullying é muito ruim para quem sofre mas pior mesmo e ve que uma pessoa ta sofrendo bullying e naõ fazer nada.
    Vitória 8A n39

    ResponderExcluir
  65. Victor Vinicius Lima / N°37 8°A

    O texto acima fala sobre várias formas de Bullying e Prevenções, na maioria das vezes as causas são as diferenças,que vira a forma do agressor cometer o ato de Agressão Física Ou Verbal.
    A Vitima além de ser agredida pode contrair depressão,dificuldade para amizades e em casos piores até a suicídio. A melhor forma de prevenir é cada um respeitar a suas diferenças e compreender que todos nos não somos iguais por isso devemos transformar nossas diferenças em qualidades.

    ResponderExcluir
  66. Esse texto me fez relembrar um menino que sofria Bullying por que era gay

    ResponderExcluir
  67. esse texto fez me lembrar de um menino que sofreu Bullying por causa de sua opção sexual

    ResponderExcluir
  68. Ana Vitória 8º A Nº54 de abril de 2014 às 16:21

    Podemos ver o seguinte,muitas pessoas que testemunham o acontecimento do bullying,na maioria das vezes nao dizem nada.Mas e muito importante dizer o que aconteceu,principalmente porque isso tambem e uma forma de combater o bullying.

    ResponderExcluir
  69. A ORIGEM DO BULLYING e muito ruim pra quem sofre ele pode ser por varios motivos agresao xingamento tirar sarro do outro talves ate o agresor querer dar uma surra na vitima o bullying acontese muito na escola e em outros lugares o bullying . O bullyingver tambem ao preconceito e a vitima fica muito depresiva e muito desanimada para ir a escola para nao sofrer isso e pode ate ser na casa ou perto da casa..

    ResponderExcluir
  70. Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos, o bullying geralmente é feito contra alguém que muitas vezes não consegue se defender e não entende os motivos daquela agressão.
    As pessoas que sofrem bullying tendem a ter doenças psicológicas e até as vezes podem se suicidar.
    Poderia fazer com que essa situação melhorasse , penalizando o autor desses atos criminosos que acaba com vidas e até destrói famílias.
    Aluno : Eliézer Araújo Silva
    Série : 8° Ano A

    ResponderExcluir
  71. O bullying afeta bastante as escolas, pois há mais concentração de adolescentes, e o bullying tem o agressor e a vítima.A intenção dos agressores é deixar as pessoas indefesas.O bullying é qualquer agressão física ou verbal.Os sintomas principais são: a vítima não tem vontade de ir a escola, se queixa de dores, inventa mentiras para não ir á escola.
    -Eu já sofri bullying, na escola Viegas em Dourados, por um grupo de garotas, falei aos meus pais,e no dia seguinte minha mãe veio a escola,falou com a coordenadora Marli e tudo foi resolvido.Continuo na mesma escola, mas não converso com as agressoras.Sofri o Bullying Verbal.

    Gabryella Mendes de Souza Nº17 8ºA

    ResponderExcluir
  72. esse texto me fez lembrar de um menino que sofreu Bullying por causa de sua opção sexual

    ResponderExcluir
  73. Combater o Bullying e essencial e muito importante as vitimas sofrem muito e como diz o texto se tornam adultos ansiosos e depressivos . Elas geralmente se calam com medo de algo pior acontecem , mas o ideal e contarmos o caso para alguem de confiança , mas tambem tem aqueles que nao se importam com a brincadeira como diz o texto se eu sou gorda porque vou dizer que nao sou , mas isso e a opniao e o criterio de cada pessoa.
    Ass-Fernanda Luna nº15 8º A

    ResponderExcluir
  74. O bullying é quando uma pessoa no caso o agressor comete um ato que constrange a vitima podendo causar doenças mentais,na comunicação entre a sociedade.
    Eu já sofri o bullying na escola,em casa,e muitas vezes entre a sociedade; Pois muitos me chamam de nanica,cabrito,barata e eu como qualquer pessoa não gosta nem um pouco de ouvir e viver.
    Passo uma dica:Não faça nada que voce não queira que façam com voce.

    ResponderExcluir
  75. O bullying e qualquer tipo de agressão verbal ou física, que pode ocorrer nas escolas, nas universidades, no trabalho ou ate mesmo na família.
    A maioria das pessoas acham que o bullying só tem dois participantes: O agressor e a vítima, mas na realidade há também o “espectador” que não se manifesta em defesa da vítima e não age com o agressor. Normalmente em muitos casos o “espectador”grita e fala frases de incentivo a agressão.
    Nome: Bruna Batista e Emily Souza ( membros do grupo akatsuki:Konan e Gaara)
    N°08 e 14
    Ano\turma: 8°A

    ResponderExcluir
  76. Renata Verão Brito Nº33 8ºano A

    ResponderExcluir
  77. Com esse texto relaciono um pouco com uma pessoa que conheco que sofria bullying , a pessoa era minha irma , ela falava que uma menina que queria cortar o cabelo longo dela , mas nao cortava , mas um dia essa menina chego na minha irma e passo a tesoura mas uma outra menina entro no meio e ficou uma cicatriz bem perto do olho . Depiois de cinco anos , minha irma arrumo um emprego , fico bonita , a menina que queria cortar o cabelo da minha irma , ela sumiu , e a outra menina também sumiu ASS: Rafael Esmerio

    ResponderExcluir
  78. O bullying e uma coisa muito seria, as pessoas que sofrem bullying não consegue ter uma comunicação normal com uma pessoa ela se sente mais tímida e insegura, isso não pode acontece pois todos samos iguais ninguém e diferente de ninguém. Bullying e coisa seria então pense antes de cometer.

    ALUNA: ADRIANE n 1 8:A

    ResponderExcluir
  79. O Bullying é um tipo de agressão tanto física como verbal, o Bullying é um tipo de preconceito tanto Racial como Finaceiro que acontece tanto na Escola como em casa e no trabalho. O Bullying pode acontecer em qualquer lugar, tanto em lugares público como em lugares particulares.
    As pessoas que são “vítimas” do Bullying sofrem consequencias tanto psicológicas como físicas. As consequencias são tão perigosas que podem levar a pessoa a cometer suicídio pessoal ou a favor do agressor.
    A pessoa que sofre de Bullying começa a se isolar, a ter falta de apetite, e a ser mais agressiva. Geralmente a pessoa que pratica o Bullying já sofreu e agora tem a revolta de praticar para ver as pessoas sofrerem como ele mesmo sofreu.
    Nome: Gabriela de Lima (Membro do Akatsuki Sakura) 8°A N°16

    ResponderExcluir
  80. Penso que o bullyind é uma prática de quem também sofreu o mesmo. Começando desde cedo na família , onde a mesma inocentemente ou não acha mais engraçado ou carinhoso chamar o outro por algum apelido. E a coisa vai , mais cedo ou mais tarde , se tornando desagradável para quem é vítima. Há aqueles que convivem 'numa boa' sem maior sofrimento. Esse fenômeno é antigo e atualmente tem resultado em situações graves, principalmente nas escolas. Mas quando se trata de um aluno, o melhor é conversar com ele e dizer-lhe para fazer de conta ou fingir que não é com ele. O que também é muito difícil. Mas depende da reação de cada um e da educação que recebeu, até por que , pessoas educadas não praticam bullying. Exercita o respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  81. Na minha opiniao eu vejo o bullyng um ato sem soluçao pois pessoas inocentes sendo humilhadas e nada a ser feito e o agressor ainda sai como vitima....isso é injusto com os certos e os errados ainda sai impune acho que deveria dar uma liçao nesses bando que nao tem o que fazer e fica colocando apelidos horriveis em outras pessoas que estao fazendo alguma coisa é isso que eu penso...by:larissa cristaldo 8-b

    ResponderExcluir
  82. Eu, acho o Bullying uma forma de tratamento desprezível. Ninguém deveria estar sujeito a tamanha injustiça.
    Esta pratica é visível em muitos locais..escolas, trabalho, família... pois, o Bullying não é somente agressão física mas também agressão verbal e ambas deveriam ser punidas da mesma forma.
    Apesar de muitas vezes quem sofre mantém-se calado, oprimido e fica a achar que é uma vergonha falar sobre o assunto, quando quem deveria ter vergonha e ser punido é quem o pratica.Mas desengane-se quem pensa que esta pratica é uma novidade, não o é só que apenas atualmente temos conhecimento de alguns desses casos. karen nascimento pereira n16 8b

    ResponderExcluir
  83. na minha opinião o bullyng deviria ser bpardo e esses meninos q cometem bullyng deveria cumprir pena por que e uma coisa seria tem gente que ate se suicida por causa disso e as pessoas que sofrem esse preconceito deveria procurar um adulto e contar oque esta acontecendo porque a maioria das pessoas que sofrem bullyng fica quieto e fica em depressão.ass maria nice numero 24 8b

    ResponderExcluir
  84. Nome:Vitor Neto 8°B n°35
    A pessoa que pratica o Bullying tem algum problema em casa,Porque isso não vai nascer de nascença só acontece isso com a pessoa se ela tem algum problema em casa.
    Isso é muito feio e nenhuma pessoa deve sofrer isso e também não é Por Que a pessoa é negra,parda,marrom ou muito branca que ela deve sofrer o Bullying todos somos iguais não importa a cor por dentro somos os mesmos.

    ResponderExcluir
  85. Nome:Jhonatan Vater,Jean Acacio n:15 e12
    a síntese do texto trata sobre bullying o que fazem com as vítimas fala sobre os espectadores que ficam ensentivando as violências e as demais tipos de agreçao e apelidos.

    ResponderExcluir
  86. Nome:Thais Martins De Souza 8b numero:34
    O Bullying e uma forma muito feia de maltrata as pessoas isso e errado e muito feio , as pessoas deveriam para com isso , isso ocorre muitos nas escolas,faculdades,universidade, isso também ocorre com as pessoas por causa da altura,peso e religião essas pessoas que comentem o bullying deveria ser castigado porque oque ele estava fazendo não e certo.



    ResponderExcluir
  87. NOME:Felipe pereira dos santos lima n:07
    O BULLYING E UMA FORMA DE SI DENFENDER O TEXTO FALA QUE O BULLYING E UMA COISA CHATA QUE MINQUEN MERECE O BULLYING

    ResponderExcluir
  88. o do jean e do jhonatan é do 8 ano b

    ResponderExcluir
  89. Como esse assunto é critico, é complexo falar de uma coisa que você não esta passando, acredito que somente quem passa por esse tipo de agressão ( seja ela: física, verbal ou psicológica) pode nos dizer com detalhes quais são as consequências que o Bullying traz.
    Nós podemos dizer que não é bom, só pela convivência com pessoas que passaram por isso, infelizmente elas sofrem pelas consequências que hoje são um empecilho no desenvolvimento de sua vida.
    A conscientização é a melhor saída, sendo ela bem explicada as pessoas pensariam duas vezes antes de praticar a agressão. Claro que elas tiverem bom censo.
    ALUNAS : JÉSSICA ALVES DOS SANTOS N° : 13
    LAURA NIZ DOS REIS N° : 19
    SOMOS DO 8°B *-*

    ResponderExcluir
  90. Nome:Thais Martins De Souza 8b numero:34
    O Bullying e uma forma muito feia de maltrata as pessoas isso e errado e muito feio , as pessoas deveriam para com isso , isso ocorre muitos nas escolas,faculdades,universidade, isso também ocorre com as pessoas por causa da altura,peso e religião essas pessoas que comentem o bullying deveria ser castigado porque oque ele estava fazendo não e certo.
    Fernanda Brito e Mileny Hillary n 8 e 27 8 B

    ResponderExcluir
  91. bullying é um ato que ocorre nas escolas e em outros lugares
    e isso ocorre por causa: (cores,raças,convivio social etc...)
    ele começa como uma brincadeira para os praticantes
    mais a vitima que esta sendo humilhada é prejudicado,algumas pessoas entram em depressão..

    danyella fernanda 8*B

    ResponderExcluir
  92. LAÍS NIZ DOS REIS N-17
    ISADORA ESPÍNDOLA MALUF N-11
    LEANDRA VITÓRIA BARBOSA DA COSTA N-21
    8-B
    Um assunto complicado, mas de fácil compreensão, tal como é sempre colocado, em casa e na escola, por tais famílias, como um problema de difícil entendimento, pois de certo modo nem os pais, ou coordenadores entenderiam, o jeito de cada aluno ou filho.
    O bullying tanto praticado, como observado, traz consigo sempre traumas de péssimos modos. Entanto sendo tratado de um modo simples, haverá resultado. Ainda por cima, se não houver uma vontade em si, de aprender o que é e vivenciar o bullying, as pessoas não mudariam o seu jeito e o mundo continuaria um caos, assim dizendo.
    Acrescentando, o número de pessoas que sofrem o cyberbullying anda crescendo, muitos jovens, em pleno século 21, não deixariam de aderir, as redes sociais, assim aumentando o número de pessoas que sofrem e praticam tal agressão.
    Enfim, conscientizar cada dia mais os jovens, nem sempre os jovens, mas crianças e pré- adolescentes, a não praticar o bullying, apresentá-los causas e consequências. Não só os jovens devem aprender, mais deve haver projetos, palestras, para ampliar o conhecimento da sociedade, coordenadores, diretores, pessoas que podem transmitir, posteriormente aos mais jovens, assim, diminuindo ainda mais os casos de bullying no mundo.

    ResponderExcluir
  93. nome: Weriton 8°B n°36
    Eu acho que a pessoa que pratica o bullying deve tem algum
    poblema ou em casa ou ele sofre e pratica com outra pessoa
    mais a pessoa tem que para de praticar o bullying para as pessoas
    que sofrem para de sofrer

    ResponderExcluir
  94. A reportagem aborta o tema bullying,e define as personagens desse tipo de preconceito,a vitima,o agressor e o espectador,e no final cita a prevenção e como resolver esse problema que atinge milhares de jovens.ass;Pamela Zila 29 8b

    ResponderExcluir
  95. Assim como o texto retrata, o Bullying é um grande problema social que ocorre no mundo todo. O Bullying geralmente é praticado por uma pessoa que quer inflar seu ego causando dor física ou psicólogia em alguém, que ela considera pior que o resto da sociedade, por fatores que já são impostos ao longo da vida; como características físicas da pessoa o cabelo de uma forma padrão e até roupas que a pessoa veste.
    Mas o grande mal disso é que a vítima do Bullying, na maioria dos casos, acaba adquirindo grandes problemas psicológicos, isolando-se do resto e perdendo a total confiança em si mesmo.
    O espectador, geralmente usa sua ignorância pessoal como um modo de diversão, assistindo toda a prática e se divertindo com o que está acontecendo, não se importando com o que a vítima está sentindo.
    Eu acredito que as pessoas devem ser incentivadas a relatarem todos os casos de Bullying que elas já viram, assim as pessoas que praticam o Bullying não teriam tanta coragem para isso.

    Pietro A. Xavier Costa
    Silvano Oliveira 8'B

    ResponderExcluir
  96. Nome: Caroline Dantas Verão e Lucas Oliveira das Chagas.
    Nº: 04 e 23
    8ºB vespertino
    O BULLYING


    Muitas pessoas na sociedade sofrem com esse tipo de agressão, tanto física como emocional, as consequências desses atos são muito grandes. A depressão é a pior de todas pois acaba com a pessoa, é difícil pensar que isso uma é uma prática muito usada nas escolas com toda essa ''Evolução'' as pessoas praticam esse ato com covardia e com muita frequência. Como já falamos a depressão acaba com a pessoa a cada dia isso corrói por dentro como se toda a raiva quisesse sair de alguma forma o remorso e a fragilidade de todos os dias ser agredido. Há dias que a vontade de querer se revoltar contra o agressor é frequente no dia a dia da vítima. A vontade de estudar acaba e as notas que antes eram altas, passam a ser baixas, a partir das agressões.

    ResponderExcluir
  97. bullying e um ato que ocorre em qualquer lugar exemplos escolas faculdades e ate em rua e entre familiares e colegas.ele começa como uma brincadeira para os praticantes mais para a vitima que sofre isso e um ato sofrido por causa disso tras muitas doenças e muitas fezes tem ate pessoas que se matam por causa disso.como aconteceu com bruna seu proprio amigo pediu para que ela manda-se uma foto para ela mostrar seu proprio seios;

    yasmim sorrilha

    ResponderExcluir
  98. Esta reportagem sobre o assunto em questão é muito importante para pessoas de 12 a uns 15 anos de idade por que trata de um assunto muito importante que vem ocorrendo em varias escolas e diversos lugares ou seja ocorre em todo lugar. O assunto em questão é nada mais nada menos do que o Bullying ,que significa em inglês valentão.
    Esse texto da uma melhor noção para o leitor do que é o Bullying,assim a pessoa poderá ter mais conhecimento do assunto e conhecer quando algumas encenações ou atos que podem ser similares ou até mesmo um ''início de Bullying''.

    Caio maia nº 3
    Matheus Venancio nº26

    ResponderExcluir
  99. Nome: Gabriela Diniz e Marília Martha Nº 09 e 25

    O Bullying
    Sabemos que o Bullying é um a agressão física ou sentimental, sendo assim o agressor pode fazer o que quiser com a vitima se ela não reagir. O agressor pode ter sofrido Bullying também ou pode ter invejá da vitima com algo como inteligência ou algo assim.
    Sendo aparência física ou sentimental, o Bullying pode ser causado em casa , trabalho ou até mesmo em casa.

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!