terça-feira, 9 de março de 2010

Arte na Pré-História


Arte na Pré-história


O Homem desde a Pré-História procurou representar por meio de imagens, sons e gestos o meio em que vive, essa é uma necessidade de perpetuar a cultura do seu tempo como também expressar sua maneira de ver o mundo que o cerca. Acredita-se também que eles associavam as suas criações artísticas a ritos, crenças, religiões e por meio das suas pinturas, esculturas e lages gravados conseguimos obter informações sobre seus desejos, sua cultura, suas preocupações e seus sonhos.

O homem da Pré-História representou seu tempo nas paredes das cavernas, a essa arte foi dado o nome de rupestre. Muitos locais foram pesquisados e foram encontradas imagens Pré-Históricas nas cavernas de Lascaux e Chauvet na França, de Altamira na Espanha, de Tassili na região do Saara África, do município de São Raimundo Nonato no Piauí e em Mato Grosso do Sul em Miranda, Dourados, Aquidauana e outros.

Esses pioneiros da arte não assinaram suas obras tornaram-se anônimos. Usavam tinturas vegetais e carvão.



Arte na Pré-História brasileira

O Brasil possui valiosos sítios arqueológicos em seu território, embora nem sempre tenha sabido preservá los. Em Minas Gerais, por exemplo, na região que abrange os municípios de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes, existiram grutas que traziam, em suas pedras, sinais de uma cultura pré histórica no Brasil. Algumas dessas grutas, como a chamada Lapa Vermelha, foram destruídas por fábricas de cimento que se abasteceram do calcário existente em suas entranhas. Além dessas cavernas já destruídas, muitas outras se encontram seriamente ameaçadas?

Das grutas da região, a única protegida por tombamento do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é a gruta chamada Cerca Grande. Ela é considerada importante monumento arqueológico por causa de suas pinturas rupestres e de fósseis descobertos em seu interior, indicadores de antigas culturas existentes em nosso país?

Em 1978, uma missão franco brasileira coletou uma grande quantidade de dados e vestígios arqueológicos. Esses cientistas chegaram conclusões esclarecedoras a respeito de grupos humanos que habitaram a região por volta do ano 6 000 a.C., ou talvez numa época mais remota ainda. Segundo as pesquisas, os primeiros habitantes da área de São Raimundo Nonato provavelmente caçador-coletores nômades e seminômades utilizavam as grutas da região como abrigos ocasionais A hipótese mais aceita, portanto, é a de que esses homens foram os autores das obras pintadas e gravadas nas grutas da região.

Arte na Pré-História em Mato Grosso do Sul

Vandalismo ameaça sítios arqueológicos de MS

Clipping
30/10/2002

Agência Brasil - ABr - Os sítios arqueológicos de Mato Grosso do Sul estão ameaçados pelo vandalismo e é preciso se buscar medidas urgentes que garantam sua preservação. A colocação é do professor Gilson Rodolfo Martins e foi exposta à semana passada no 6º Encontro Nacional de Turismo com Base Local em Campo Grande (MS).

Martins, doutor em arqueologia, disse que além da ação humana os sítios arqueológicos do estado também sofrem a deterioração natural, principalmente na arte rupestre, por meio da erosão, dos cupins, do excesso de sol e da chuva. Entre os tópicos mais ameaçadores ele listou o desmatamento, as queimadas, as atividades agropastoris, as usinas hidrelétricas, as estradas, os gasodutos e o vandalismo de visitantes sem educação.

O arqueólogo também exemplificou algumas soluções: "No estado ainda não há o turismo arqueológico e Mato Grosso do Sul terá benefícios econômicos por intermédio de um turismo cultural, educacional e preservacionistas dos sítios". Martins ainda sugere a elaboração de projetos para controlar a visita e diminuir os processos erosivos dos sítios.

4 comentários:

  1. O estudo da arte na pré-historia nos ajuda a saber o que se passou com nossos ancestrais quais eram suas vontades expressadas nas pinturas nas paredes,

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito interessante o texto,por que ele diz como os homens da pré-história se comunicavam,e mostra o quanto que estamos evoluídos,e ainda podemos evoluir.
    Ass:Elicleiton

    ResponderExcluir
  3. O homem desde a pré-história procurou se representar por tipos de imagens, gestos etc. e eles também se associavam-se em crenças e religião, e parte do homens da pré-história ele representou seu tempo nas paredes de cavernas, e essa arte foi dada o nome de rupestre.
    Icaro
    Escola: viegas

    ResponderExcluir
  4. Bom,eu entendi que na pré história os homens das cavernas queriam se expressar o meio em que vive,as coisas que fazia,animais que eles matavam por exemplo,e isso era expressado por meio de pinturas nas paredes de cavernas,e como eles não tinham pincel,lápis,etc,eles usavam tinturas vegetais e carvão.

    Fábio Marcelo,1° I

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem!